Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD externo ou Online drive?


Posts recomendados

Olá pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que vale mais a pena? Ter um HD externo para backup ou assinar um plano desses online drives, seja Dropbox, Google Drive, One Drive? Ou ambos? Quais as vantagens de cada opção?

Minha intenção é para arquivos pessoais, tais como fotos, músicas, vídeos, etc.

Porém minha conexão é só 2mb sendo que meu provedor limita o upload em 0,4mb.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bixo, essa questao se resume principalmente a 2 coisas

 

 

preferência pessoal e praticidade

 

 

o que é mais pratico pra você? ter um hd externo ou ter tudo acessivel na internet? 

 

 

se você nao liga para a acessibilidade e se preocupa estão somente com o backup, va de hd mesmo.. do contrario, assine algum servico online de armazenamento

 

 

se bem q ai entra outro fator pessoal, eu particularmente nao gosto de servicos online para backups importantes de arquivos.. prefiro armazenar no meu NAS que eventualmente pode ser acessado de forma remota.. ou seja, eu investi no meu proprio cloud.. mais seguro, eu mando, eu sei como acessar e tenho controle absoluto de tudo sem intervencao de ninguem..

 

 

mas isso nao quer dizer q nao use esses servicos.. tenho minha conta aqui no dropbox firme e forte.. me ajuda, mas so em casos simples.. nada de armazenamento de dados importantes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, boa noite.

Embora as duas funcionalidades sejam em prol de um mesmo objetivo, o armazenamento, em ambas as situações, você possui vantagens e desvantagens, podemos citar como bons exemplos:

1 - HD Externo: É um meio de armazenamento considerado barato e prático, porém, não seguro, e sem redundância, ou seja, o que você tem ali, está ali, e se o HD se perder e/ou parar de funcionar, costuma ser o fim dos arquivos. Digo "Não seguro", pois Hard Drivers não foram dispositivos projetados para serem portáteis, sendo os mesmos extremamente sensíveis à variações térmicas e extremamente sensíveis à choques. Por outro lado, você terá os seus documentos sempre acessíveis, disponíveis em qualquer sistema que aceite um HD externo, desde computadores as TV's modernas. Não podemos deixar de ressaltar que a velocidade de acesso à um disco rígido através de uma interface como a USB 3.0 é extremamente alta,  te possibilitando transferir uma grande quantidade de dados em pouco tempo, sendo essa "a única" alternativa para ocasiões onde o tempo é escasso.

Eu uso, está sempre comigo.

 

2 - Drive Virtual: Uma funcionalidade que caiu do céu. Todos os serviços que você citou possuem grandes vantagens e desvantagens, desde o preço até opções de compartilhamento avançado, sendo o melhor para você, o que mais se adequar à teu dia-a-dia. Devo lembrar que o custo do armazenamento para estes serviços é mais alto do que o HD externo, pois você estará pagando para garantir o seu espaço lá, pela segurança dos seus dados, e pela disponibilidade dos mesmos em qualquer lugar, a qualquer momento. Agora paramos no principal ponto dessa discussão, a conexão com a internet. A tua internet é de certa forma, lenta, o que te limitaria bastante na velocidade das transações, e dependendo do arquivo que você deseja upar/baixar, poderá levar muito tempo. Algumas funções que eu acho muito interessantes são upload de fotos automático nestes serviços (no caso de um smartphone), ou o compartilhamento dos arquivos com quem você desejar, e dependendo do tipo de arquivo, até permitir a edição em grupo, minimizando o velho problema de "versões" de documentos. Não vou entrar nos méritos da privacidade dos arquivos online, pois também sabemos que nada na internet é tão seguro como algo off-line.

 

Dê uma pesquisada nos planos de cada um, veja se algum plano FREE já te serve, ou deverá ser mesmo um plano enterprise, pois todos possuem funções em comum, alguns mais espaço FREE (como o MEGA - 50gb), ou um ótimo aplicativo para sincronização (Dropbox - na minha opinião).

 

Resumo: Uso ambas as funcionalidades que você citou, bem como os recursos de nuvem que citei acima, e de outros também.

Boa sorte!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é como eu deixei muito claro no comeco da resposta..

 

 

depende de 2 fatores primordiais.. preferência PESSOAL E PRATICIDADE e claro, tem suas vantagens e desvantagens.. nada é infalível

 

 

mas como ele pediu uma opiniao, eu baseio ela justamente na questao da preferência pessoal que é ter tudo ao meu alcance. nada contra quem guarda tudo na internet mas eu particularmente gosto dos meus arquivos sob meu controle..

 

 

e para o caso dele, ainda reforçaria o uso do hd ja que a internet é de apenas 2mb, o que tem uma taxa de upload sofrivel.. se for subir muita coisa pesada vai passar uma eternidade. armazenamento em nuvem, pra mim, so com 10mb de internet no minimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu grande problema é a conexão, pois moro na "roça" e a internet é sofrível. E pra ter um plano bom é muito caro.

Eu até uso os drivers virtuais mas quando chega a hora de formatar o note fico triste só de imaginar que tenho que baixar tudo de novo. Ou fazer o backup em um HD emprestado.

Acho que como vocês citaram cada modalidade tem suas vantagens e talvez a combinação de ambos seria uma boa opção, o HD para os arquivos pesados e o virtual para os casos mais simples. Uso o Dropbox para backup das fotos do celular e também acho fantástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...