Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest Fracarolli820

[Resolvido] Amd Opteron Equipa 20 Dos Melhores Computadores

Recommended Posts

Guest Fracarolli820

Informática

Quinta, 24 de junho de 2004, 17h28

AMD Opteron equipa 20 dos melhores computadores

Emerson Rezende

A norte-americana Advanced Micro Devices, a AMD, divulgou uma nota afirmando que 30 sistemas baseados no processador AMD Opteron estão entre os 500 supercomputadores de melhor performance do mundo.

Essa lista, divulgada semestralmente, é elaborada pela TOP500 Organization, e diz que três sistemas baseados no processador AMD Opteron aparecem entre os 20 primeiros lugares.

O supercomputador de número 10 da lista, construído pela Dawning Information Industry funcionando no Shanghai Supercomputer Center, aparece como o sistema baseado no processador AMD Opteron de mais alta performance da TOP500, operando a uma taxa máxima de 8,061 Gflop/s no Linpack (sistema padrão de análise de taxa de ponto-flutuante do computador ao executar equações lineares e é expressada em Gigaflops (Gflop/s) ou bilhões de operações de ponto-flutuante por segundo), com picos de 11,264 Gflop/s.

Em 11º está uma instalação montada pelo Linux Networx no Los Alamos National Laboratory nos Estados Unidos. A 19º colocação é ocupada por um sistema construído pela IBM no Grid Technology Research Center, no Japão.

O AMD Opteron foi lançado em abril de 2003 para atender as comunidades de computação de alta performance (HPC) e de TI empresariais e é o único processador para servidor/workstation que possui a tecnologia AMD64 com o recurso Direct Connect Architecture. Esta tecnologia é projetada para preservar os investimentos das empresas em aplicações de 32 bits, ao mesmo tempo em que permitem uma transição suave para a computação de 64 bits.

O processador AMD Opteron é projetado para ser escalável e compatível, podendo resultar em um custo total de posse mais baixo. As inovações do processador AMD Opteron incluem um controlador de memória integrado, que reduz o gargalo de memória, e a tecnologia HyperTransport, responsável pela melhora da performance total, removendo ou reduzindo os gargalos de I/O, aumentando a largura da banda e reduzindo a latência.

"Sistemas baseados no processador AMD Opteron ocupam a posição de liderança em vários benchmarks corporativos como TPC-C (servidores de 4P), SAP (servidores de 4P) e MMB2 (servidores de 2P). A tecnologia AMD64 caminha para a computação de alta performance", diz Marty Seyer, vice-presidente da Unidade de Microprocessadores da AMD.

"Sistemas compatíveis com a arquitetura x86 são os preferidos no mercado de cluster. A consultoria norte-americana IDC estima que mais de 90% dos clusters instalados são compatíveis com x86, incluindo sistemas x86 e x86-64", diz Earl Joseph, vice-presidente do IDC. "O mercado global de servidores técnicos mostrou um crescimento de receita de mais de 12% em 2003, enquanto as vendas de cluster mais do que dobrou de 2002 para 2003.

A pesquisa do IDC com usuários finais revelou uma demanda contínua por relação preço/performance aumentada; performance mais rápida do sistema; muita memória; e compatibilidade de software. A crescente presença de sistemas baseados no processador AMD Opteron nas principais listas, como a Top500 e a IDC Balanced HPC Ratings, é um indicativo destas endências.

Magnet

Terra - Magnet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×