Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia/Aterramento


Posts recomendados

Olá à todos os moderadores, membros e visitantes, gostaria de dizer que é um prazer está aqui de volta nesse fórum, por volta de 3 anos atrás eu visitava e estudava muito aqui, gostava muito de ler tópicos relacionados à hardware e eletrônicos em geral, mas acabei parando de visitar muito por problemas pessoais na minha vida, enfim, não consegui de forma alguma recuperar a conta que tinha aqui, vi que vocês fizeram varias mudanças no fórum, e provavelmente devo ter sido deletado por iantividade, mas enfim, criei outra conta e estou aqui com 1 problema e 1 dúvida cruel que gostaria de tirar. Então deixamos de papos e vamos para o que interessa:

 

Estudei muito recentemente sobre estabilizadores, energia, filtros de linha aqui nesse fórum e também em alguns outros, no qual meu ídolo em eletrônica sempre esteve presente Faller, Vi videos com Gabriel também falando sobre energia, filtros de linha e estabilizadores, e então resolvi óbviamente retirar esse troglodita da minha vida, que vinha usando à um bom tempo, mas que vem só ferrando com meus equipamentos eletrônicos...

Então comprei um bom filtro de linha, gostaria de dizer que queria muito comprar o filtro de linha da marca clamperhttp://www.clamper.com.br/upload/produtos/170920130842313792_multiprotecao.pdf, mas como é meio puxado o preço, e eu andei gastando muito com placas de vídeo que não são baratas, resolvi comprar um mais barato mas mesmo assim com a proteção que eu gostaria de ter no qual por acaso tem um tópico dele aqui neste fórumhttp://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-7#entry4633452

Enfim, minha dúvida é a seguinte:

No meu apartamento não tem fio terra, somente o fase e o neutro, eu mesmo abri algumas tomadas para verificar, voltando ao fio terra qual é necessário para dissipar toda aquela sobrecarga, e energia suja que vem da rede elétrica, jogando À ao solo utilizando se da barra de cobre infincada ao mesmo (se caso esteja falando besteira me desculpem, mas eu ainda sou meio novo nessa área, mas estou disposto à aprender muito sobre), agora no meu prédio pelo que sei tem sim aterramento e a barra de cobre está infincada no solo como o figurino manda, (isso que o porteiro disse pelo menos quando perguntei sobre,  mas eu não cheguei à ver de fato), agora resta uma dúvida cruel que vem me deixando muito preocupado com alguns equipamentos novos e caros que coloquei aqui, e que preciso proteger-los de qualquer maneira, seja ela cara ou não, adianta ter um bom filtro de linha sem o fio terra ligado?!

também gostaria de perguntar, se caso adianta, de algo, ainda sim é necessário eu fazer o aterramento aqui no Ap?! No caso só puxar o fio terra pelo jeito, mas que não se encontra na minha parede... enfim, puchálo de alguma forma, e fazer o aterramento e eu ter o tal do fio terra para que aja proteção de fato.

A também, gostarria de saber se tem algum problema 2 filtros de linha 1 ligado ao outro e dps na tomada, se tem alguma espécie de problema?! ou se é só mais 1 proteção à mais (que é o que eu penso).

 

Agradeço à todos que tenha tempo para me ajudar, 

 

Tenha um bom Dia! 

 

Atenciosamente: VicDrive


Peço encarecidamente para algum moderador mover o tópico para área de eletrônica, me perdoem por não ter achado antes e postado lá, mas é que eu realmente não tinha achado no ctrl+f, logo depois vi que errei e agora estou pedindo por favor para mover para área correta, me desculpe.

 

Agradeço desde já,

 

Att: VicDrive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Dê uma olhada na resposta do Faller à uma pergunta parecida em 23 de janeiro de 2014 no tópico "Você  já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e Veja"  - página 44 em  08h10min:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-44#entry5797963
 

Ele responde melhor às 1ª e 2ª perguntas.

 

Como disse o Faller:

"Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa.

Tomadas sem aterramento fazem com que a  proteção continue protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento nessa tomada.."

 

Ou seja, mesmo sem aterramento, há alguma proteção. Não igual àquela com aterramento na tomada - que dissipa direitinho a energia excedente para o solo - mas há. Mas sempre cuidando para tirar o plug da tomada na hora dos raios (óbvio!)

 

É sempre bom fazer o aterramento - é uma proteção a mais. Se você considera que seus equipamentos são caros e quer protegê-los, compensaria trazê-lo à tomada do pc, já q no prédio tem e provavelmente pode estar escondido no quadro de distribuição do seu ap - talvez não seja tão difícil.

 

Quanto à colocar 2 filtros de linha, eletricamente não há problema, não há alguma perda por calor, resistência, etc, como acontece com os estabilizadores (os trogloditas). A meu ver será uma proteção a mais. Se você já tiver 2 filtros, coloque, se quiser.
Se ainda for comprar, poderia pensar na situação de talvez comprar um bonzão mesmo - talvez um Clamper ou APC, ou outros que o pessoal recomenda - em vez de comprar dois baratos, por exemplo. Você teria proteção a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...