Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
vicdrive

Energia/Aterramento

Recommended Posts

Olá à todos os moderadores, membros e visitantes, gostaria de dizer que é um prazer está aqui de volta nesse fórum, por volta de 3 anos atrás eu visitava e estudava muito aqui, gostava muito de ler tópicos relacionados à hardware e eletrônicos em geral, mas acabei parando de visitar muito por problemas pessoais na minha vida, enfim, não consegui de forma alguma recuperar a conta que tinha aqui, vi que vocês fizeram varias mudanças no fórum, e provavelmente devo ter sido deletado por iantividade, mas enfim, criei outra conta e estou aqui com 1 problema e 1 dúvida cruel que gostaria de tirar. Então deixamos de papos e vamos para o que interessa:

Estudei muito recentemente sobre estabilizadores, energia, filtros de linha aqui nesse fórum e também em alguns outros, no qual meu ídolo em eletrônica sempre esteve presente Faller, Vi videos com Gabriel também falando sobre energia, filtros de linha e estabilizadores, e então resolvi óbviamente retirar esse troglodita da minha vida, que vinha usando à um bom tempo, mas que vem só ferrando com meus equipamentos eletrônicos...

Então comprei um bom filtro de linha, gostaria de dizer que queria muito comprar o filtro de linha da marca clamperhttp://www.clamper.com.br/upload/produtos/170920130842313792_multiprotecao.pdf, mas como é meio puxado o preço, e eu andei gastando muito com placas de vídeo que não são baratas, resolvi comprar um mais barato mas mesmo assim com a proteção que eu gostaria de ter no qual por acaso tem um tópico dele aqui neste fórumhttp://forum.clubedohardware.com.br/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-7#entry4633452

Enfim, minha dúvida é a seguinte:

No meu apartamento não tem fio terra, somente o fase e o neutro, eu mesmo abri algumas tomadas para verificar, voltando ao fio terra qual é necessário para dissipar toda aquela sobrecarga, e energia suja que vem da rede elétrica, jogando À ao solo utilizando se da barra de cobre infincada ao mesmo (se caso esteja falando besteira me desculpem, mas eu ainda sou meio novo nessa área, mas estou disposto à aprender muito sobre), agora no meu prédio pelo que sei tem sim aterramento e a barra de cobre está infincada no solo como o figurino manda, (isso que o porteiro disse pelo menos quando perguntei sobre,  mas eu não cheguei à ver de fato), agora resta uma dúvida cruel que vem me deixando muito preocupado com alguns equipamentos novos e caros que coloquei aqui, e que preciso proteger-los de qualquer maneira, seja ela cara ou não, adianta ter um bom filtro de linha sem o fio terra ligado?!

também gostaria de perguntar, se caso adianta, de algo, ainda sim é necessário eu fazer o aterramento aqui no Ap?! No caso só puxar o fio terra pelo jeito, mas que não se encontra na minha parede... enfim, puchálo de alguma forma, e fazer o aterramento e eu ter o tal do fio terra para que aja proteção de fato.

A também, gostarria de saber se tem algum problema 2 filtros de linha 1 ligado ao outro e dps na tomada, se tem alguma espécie de problema?! ou se é só mais 1 proteção à mais (que é o que eu penso).

Agradeço à todos que tenha tempo para me ajudar, 

Tenha um bom Dia! 

Atenciosamente: VicDrive

Peço encarecidamente para algum moderador mover o tópico para área de eletrônica, me perdoem por não ter achado antes e postado lá, mas é que eu realmente não tinha achado no ctrl+f, logo depois vi que errei e agora estou pedindo por favor para mover para área correta, me desculpe.

Agradeço desde já,

Att: VicDrive

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada na resposta do Faller à uma pergunta parecida em 23 de janeiro de 2014 no tópico "Você  já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e Veja"  - página 44 em  08h10min:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-44#entry5797963

Ele responde melhor às 1ª e 2ª perguntas.

Como disse o Faller:

"Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa.

Tomadas sem aterramento fazem com que a  proteção continue protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento nessa tomada.."

Ou seja, mesmo sem aterramento, há alguma proteção. Não igual àquela com aterramento na tomada - que dissipa direitinho a energia excedente para o solo - mas há. Mas sempre cuidando para tirar o plug da tomada na hora dos raios (óbvio!)

É sempre bom fazer o aterramento - é uma proteção a mais. Se você considera que seus equipamentos são caros e quer protegê-los, compensaria trazê-lo à tomada do pc, já q no prédio tem e provavelmente pode estar escondido no quadro de distribuição do seu ap - talvez não seja tão difícil.

Quanto à colocar 2 filtros de linha, eletricamente não há problema, não há alguma perda por calor, resistência, etc, como acontece com os estabilizadores (os trogloditas). A meu ver será uma proteção a mais. Se você já tiver 2 filtros, coloque, se quiser.
Se ainda for comprar, poderia pensar na situação de talvez comprar um bonzão mesmo - talvez um Clamper ou APC, ou outros que o pessoal recomenda - em vez de comprar dois baratos, por exemplo. Você teria proteção a mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais