Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
johannesrs

socket 2011 X 2011 v.3

Recommended Posts

Nossa, tu nota o quanto tu ficou por fora das coisas quando tu é surpreendido por algo assim e obrigado a perguntar, então...  ;)

Pessoal, alguém aí pode me dizer ou me apontar onde encontrar quais as diferenças entre os sockets 2011 e 2011 v.3? É só o uso de DDR4 (exclusivamente?) ou tem algo mais ainda?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além da DDR4, não tem mais quad core como base. O processador base é o hexacore i7-5820K, que vai ser um pouco mais caro do que o i7-4790K. Mas o controlador só tem 28 pistas PCI, ao invés de 40 dos outros. O que não impede um SLI de GTX 780 Ti. Ele também é 30% mais fraco do que o i7-4790K em single thread. Ou seja, um i7-3770K anêmico com seis núcleos. Vai ser bom para micros de arquitetura, edição de vídeo e fotografia de "entrada". Não sei como é para jogos que usam vários núcleos. O lance é que as placas-mãe acima de $200 obamas custam mais de mil reais aqui.

-----edit-----

Também não veio bem de over. O pessoal não está conseguindo passar de 4.3/4Ghz. O Devil's Canyon está melhor nesse quesito.

Ah, acho que vem com M2 e Sata Exrpess, como nas Z97.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como eu nunca queria um quad core 2011, agora não vou querer o hexa e vou mirar num octa se for o caso.

Por outro lado, dado o custo extra das DDR4 com, pelo menos ainda, a mesma capacidade máxima (dificilmente se encontra módulos maiores que 8 Gb) e mesmo número de módulos (no máximo 8 nessa plataforma), isso já desestimula (fica seis por meia dúzia e mais caro: ou quais são as outras novidades previstas para o DDR4??). E os 30% a menos em single são um chute nos ovos. Por isso, dá pra estimar considerando escalonamento perfeito que com o mesmo clock:

2011:       1    2    3     4     5     6

2011v3:  .7  1.4  2.1  2.8  3.5  4.2  4.9  5.6

Ou seja, no melhor cenário que é o escalonamento perfeito, mesmo clock e estamos tendo a FAÇANHA de 8 núcleos de nova geração com menos poder de fogo que 6 núcleos da geração anterior??????

Ah, e pra assinar de vez a declaração de "estou completamente alienado das coisas": Devil's Canyon, quem foi isso? ;):P

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e pra assinar de vez a declaração de "estou completamente alienado das coisas": Devil's Canyon, quem foi isso? ;):P

:P  :D É a revisão entusiasta do Haswell - i5-4690K e i7-4790K. Veio com novos capacitores e pasta térmica melhor entre a tampa e o die. Os dois overclocam da mesma forma que o Haswell tradicional, mas são em média 10ºC mais frios. E o i7-4790K tem o clock base de 4Ghz em todos os núcleos com turbo de 4.4Ghz. O ganho dele tem relação ao i7-4770K é de mais de 10%, ou seja, o ganho de uma geração, mas não deixa de ser um over de fábrica, e eles não costumam passar de 4.6Ghz, como o Haswell em geral.

Compartilhar este post

Link para o post

sério que fizeram uma beldade dessas só nos quad? :P

Tem algum teste em paralelo? porque as minhas estimativas acima é de que 8 cores 2011.3 tão mais fracos que 6 da última geração 2011 por causa dos 30% menos em single... :(

Outra, quais são as vantagens anunciadas para as DDR4? porque até agora a capacidade é a mesma, e mais caras (e raras).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, parece que o problema é mesmo da redução da arquitetura, então, quanto mais núcleos espremidos, menor o clock. Parece ser isso, eu não tenho certeza. A galera do over está penando com as voltagens. Então o quad deve poder atingir uma estabilidade melhor. Não sei se eles conseguiriam fazer um hexacore com clock base de 4Ghz e o desempenho do Devil's Canyon. Mas eu não saco de arquitetura, então... Mas uma coisa é certa, o pessoal do over tem dito que o limite não é a temperatura, mas a tensão. Um review conseguiu levar o i7-4790K a 4.8Ghz por dois dias, depois ele não passava mais dos 4.7Ghz, por causa do estrago feito pela tensão (ou 4.9 e 4.8, não me lembro direito). Quero ver quando chegar no Skylake...

E eu não tenho certeza, mas parece que o hexacore de entrada só é 10% melhor do que o i7-4790K em multithread. E perder 30% de single para jogos é suicídio. Mas eu acho que o octacore já era esperado ser mais fraco, porque eles têm que espremer os cores no mesmo die, temperatura, etc. Então o clock é mais baixo. Mas o octacore dispara (mesmo) nos testes de multithread.

Eu não saco muito de memória, mas parece que está a mesma coisa, sim. Pode ser que em alicativos pesados a taxa de transferência seja maior, mas pode ser que melhore com os anos. Mas a tensão é de 1.2V e os hz vão na lua!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Contiusa!

Tu tem um review desses carinhas pra recomendar? Aí eu olho com calma e dou mais pitacos aqui depois! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Contiusa!

Tu tem um review desses carinhas pra recomendar? Aí eu olho com calma e dou mais pitacos aqui depois! ;)

De nada! Rapaz, eu deletei todos os reviews dos favoritos, pois já lançou faz uns meses, mas qualquer site dos mais famosos destrincha legal o lance do over, porque era o que todo mundo esperava saber mesmo. Acho que AnandTech, Tom's Hardware e Guru3D seriam uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais