Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bons processadores i7, para novo projeto, que suporte over bom


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, estou interessado em trocar meu kit, sair da AMD, buscando melhor eficiencia energetica. A cidade é quente demais, e o over no fenão tá cozinhando...

 

estou pensando num i7, já pensando em não trocar mais, e uma boa mobo. A mobo não pensei ainda, mas vou ir ao ASUS provavelmente. Talvez gigabyte, talvez....

 

 

eu estou bem por fora dos novos processadores i7. Sei que saiu uma série de modelos, e submodelos...

 

 

Eu quero bom over, e uma eficiência energética. Por óbvio eu vou abandonar ela no over... isso é certo, mas eu estou procurando bons processadores, eficientes, e que sejam bons para over da série i7.

 

Fonte? olha, por enquanto eu estimo conseguir manter uma das minhas corsair vx550W. se não será uma modular da corsair, provavelmente, acima dos 400W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a única opção é o i7-4790K (série Devil's Canyon, ajeitada para os entusiastas), que veio com novos capacitores e melhor pasta no die. Isso diminuí a temperatura máxima no over em 10ºC. Mas não significa um over melhor, pois em geral eles não passam de 4.6Ghz, igualmente como o i7-4770K. Acima de 4.7Ghz é para quem pegou um chip premiado. O lado bom é que custa a mesma coisa que o i7-4770K, ou seja, foi um jabá para quem andava reclamando que a Intel tinha abandonado os entusiastas. Ele é uns 23% mais forte do que o i7-3770K em single thread. Ou seja, um bom salto para a geração anterior. Como custa tudo a mesma coisa, eu não recomendo os i7-3770K. Aqui você pode ver a diferença entre eles (site da Intel): http://ark.intel.com/pt-br/compare/80807,75123,65523. E o comparativo do i7-3770K com o i7-4790K da AnandTech: http://www.anandtech.com/bench/product/551?vs=1260

 

Sobre as placas-mãe, a série Z97 está bem falada. Dizem que é a maturação da linha que vem desde as Z6X. Ou seja, parece que eles chegaram num bom equilíbrio. Como você gosta de over, melhor perguntar para a turma de placas-mãe, pois aí começa a entrar aspectos mais complexos de VRM, opção de over no BIOS e tal. Eu só não recomendo as de 4 fases, que tem um custo legal, mas que não costumam levar bem o processador acima de 4.5Ghz. A não ser que você queira deixar num over mediano. Aí tanto faz, porque a Intel chegou num bom equilíbrio de consumo e a placa-mãe não é mais tão determinante na estabilidade do sistema, como acontece na AMD. Eu também compraria uma com SATA Express e M2, porque mesmo que você não use, o valor de revenda é mais alto e a diferença na compra não é tão grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A mobo eu ainta não entrei no mérito.

 

eu estou com o computador bem, salvo as fontes, mas estou pensando em um gasto de energia menor que o AMD... e claro, com um over que mantém um amd a 60 graus (over a 4,GHZ) acho que no intel dar-se-á bem também

 

e no caso, agora caindo um pouco. Eu vi que alguns i5 estão sendo melhorados.... entre um i7 ou um i5, ponderando no geral

 

 

eu pegaria uns 4,1 num i5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daria com um pé nas costas. Tanto o i5 como o i7 chegam fácil aos 4.5Ghz. Acima dos 4.6 que começa a variar de acordo com o chip, indo até os premiados que passam dos 4.8Ghz. Um over básico de até 4.4Ghz num i5 seria facilmente alcançável. Não sei em relação ao consumo e temperatura, mas acho que nessa faixa ele deve rodar só um pouco acima das temperaturas em stock. E o seu Antec Kuhler 620 segura tranquilo nessa faixa. Mas o Intel parece esquentar mais, então não se surpreenda com temperaturas perto dos 70ºC com over em stress test. Mas a CPU raramente chega aos 100% em uso normal, então não preocupa tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá.. mas e o que foram, então, os upgrades dos i5?

 

e, entre um i5, e um i7, o que eu perderia? digo porque o preço dos i5 é melhor que os i7, mas não entendi o porque. Tá... eu sei que um é 5 e outro 7 núcleos, mas afora isso?

 

 

Ah, lembrando, o sistema a ser usado já é, e será, 64bits, linux e windows

 

]

Aliás  quais são as frequencias stock de trabalho dos i7 e dos i5? e qual o equivalente ao BE nos intel? existe alguma sigla que diga que o processador é desbloqueado para over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O equivalente aos BE da AMD são os da linha "K" da intel. Por exemplo, tem o i7-4770 (bloqueado) e o i7-4770K (desbloqueado). Costuma ser uma diferença de 100 reais entre um e outro, e só tem um i5 e um i7 desbloqueado por arquitetura, sem contar as revisões. Os bloqueados tem vários modelos de vários clocks diferentes.

 

O upgrade dos i5 e i7 foi uma revisão que saiu faz uns meses. Eles sempre fazem isso, como fizeram com a revisão do i7-2600K, que foi o i7-2700K. Geralmente sai alguns meses antes do lançamento da próxima geração. Então saiu a revisão do i5-4670K, que é o i5-4690K e a revisão do i7-4770K, que é o i7-4790K.

 

A frequencia stock do i5 e i7 desbloqueado costuma ser de 3.4Ghz ou 3.5Ghz padrão com 3.8Ghz ou 3.9Ghz de turbo. Pode variar um pouco, dependendo da revisão, mas o i7-4790K foi o único que saiu do padrão, pois eles subiram o clock padrão para 4Ghz com 4.4Ghz de turbo, mas foi uma edição especial.

 

Não sei por que a designação i5 e i7, mas o i5 tem quatro núcleos e quatro threads e o i7 tem quatro núcleos e oito threads - por causa do Hyper Threading, que emula quatro núcleos virtuais com a parte ociosa dos quatro núcleos reais. Dá um ganho que pode chegar aos 30% no geral. Ou seja, a única diferença do i5 para o i7 é que o i7 tem o Hyper Threading para utilizar a parte ociosa dos núcleos reais.

 

Para jogos, o pessoal indica mais o i5, porque o Hyper Threading não costuma ajudar muito em jogos, mas hoje em dia o BT4 usa o hyper threading. Mas o custo benefício não é bom. O i7 é mais aconselhado para o pessoal de edição de vídeo, Photoshop, renderização, paralelismo. Mas, por exemplo, o FX-8350 é melhor com planilhas pesadas, por ter oito núcleos. Eu lembro de um cara dizer que o FX-8150 dele era bem mais rápido ao compilar duas planilhas diferentes ao mesmo tempo do que o i7-2600K, que só compilava uma de cada vez. Mas são casos isolados. No geral, o i7 é mais rápido, mais moderno e mais econômico. Se for bloqueado, dá para colocar numa placa-mãe de entrada e sair relativamente barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...