Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre soldagem


Ir à solução Resolvido por ilkyest,

Posts recomendados

Bom dia, hoje recebi um controlador MIDI de um amigo que está quebrado (o conector USB está esfolado). Sempre quis começar este hobby de soldagem. Antes de soldar essa peça irei comprar uma PCB para treinar, obviamente.
E tenho algumas dúvidas:
- Um ferro de soldar genérico faz muita diferença comparando com um ferro de solda Hikari?
-é recomendável um suporte para ferro de solda, ou não faz diferença apoiar em qualquer lugar?
-O conector que tenho de soldar é um USB tipo B. Pelo tamanho dos pontos de solda, é recomendável usar uma lupa ou algo do genêro?
-Há necessidade de um multímetro mesmo sendo só soldagem simples?
-Qual a potência mais recomendada para este tipo de soldagem, 30W ou 40W?
-Há necessidade de álcool isopropílico?

A parte que tenho de soldar está dentro do círculo vermelho, clique na imagem para ampliar.

solda.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

- Um ferro de soldar genérico faz muita diferença comparando com um ferro de solda Hikari?

  • O isolamento é melhor. Trabalhei com genéricos que davam estática na hora de soldar. Eu uso hikary e não tenho queixas

 

-é recomendável um suporte para ferro de solda, ou não faz diferença apoiar em qualquer lugar?

  • Se tu estás apto a, numa hora dessas, ter o ferro de solda caindo no teu colo!!!!!! o drama é que eles não tem muito fio, conforme a posição da tomada, fica suspenso, daí tu deixa em algum lugar, baixa a ponta dele, ou queima ou derrete algo. ou tu "pega errado ele" daí teus dedinhos vão doer....
  • Na base, tu pões na base, sabe que está ali, ela fica "livre", diferente do que "tu jogar ele", a base está livre (a não ser que tu deixar algo encostando na base)

Tente jogar 2 ou 3 vezes um objeto com fio, tipo um secador, ou.... para ter parâmetros... deixa eu pensar.... boa. se tua esposa/namorado ou até você tiver chapinha.... faça de conta que a dita é teu soldador. SEM LIGAR ELA, mas plugada na tomada onde tu usaras o soldador, tente "trabalhar" com a chapinha. Conforme o posicionamento que ela tomar na tua mesa, tu terás uma boa dica se seria necessário ou não uma base para solda

 

preste atenção.. falamos de base, não uma estação de solda, certo!!!!!

 

-O conector que tenho de soldar é um USB tipo B. Pelo tamanho dos pontos de solda, é recomendável usar uma lupa ou algo do genêro?

 

Se tu for ruim de olho, não enxergar... use-a. Eu, por exemplo não tenho problema de visão.... mas de "regular a lenta" porque, por favor, soldar coisa minuscula pra mim, é uma tremedeira, quase que salta a solta pela mesa inteira, tanto que eu nem soldo isso.

 

-Há necessidade de um multímetro mesmo sendo só soldagem simples?

Multimetro para medir curto, medir tensão, medir se o capacitor está carregado. Se quiser arriscar e plugar o usb no pc, e ver se funciona... tua conta e risco

 

-Qual a potência mais recomendada para este tipo de soldagem, 30W ou 40W?

comece do menor. Soldagem delicada (smd por exemplo) não é recomendavel esquentar

 

-Há necessidade de álcool isopropílico?

A resposta é simples. para limpar o chão tu usas pano sujo ou limpo? alcool para limpeza...... se conseguires algo equivalente, beleza

 

Eu EU...EU...EU...EU..... os outros não sei, APESAR DE USAR SOLDA COM FLUXO, e geralmente sold best 60/40, eu uso pasta de soldar. Limpa a área, e fica mais fácil de operar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho este problema de tremedeira, sou horrível para encaixar coisas pequenas; quem dirá soldagem... Estou vendo alguns vídeos de técnica de solda para ver se tem uma forma mais fácil de soldar. Se não conseguir terei de dar o serviço para um pofissional mesmo.

Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...