Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação: Sistemas de refrigeração.


Posts recomendados

Boa noite, pessoal! Recentemente adquiri uma nova fonte e uma nova placa de vídeo e eis que segue a nova configuração do meu computador:

 

Placa mãe: GA-H87M-HD3 Giga-byte

Processador: Intel Core i7-4770K @ 3.50GHz (8 CPUs)

Memória: Corsair 8 GB DDR3 Vengeance

Placa de vídeo: VGA EVGA GeForce GTX760 SuperClocked 2GB DDR5 256-Bit

Fonte: Corsair CX-750W 80 Bronze

 

Entretanto, estive vivenciando alguns problemas com essa nova configuração. Jogando Assassin's Creed IV, Battlefield 3 (os que possuo no meu PC no momento), começaram a rodar perfeitamente, como nunca tinha visto antes, porém após algum tempo começou a minha dor de cabeça, em que o jogo travava a cada 4 segundos. Pesquisando, vi que poderiam ser drivers atualizados, os atualizei, o problema persistiu. Poderia ser o sistema operacional, formatei com maior cuidado e o problema persistiu. Que poderia ser a fonte não fornecendo energia suficiente (?). E que poderia ser um super aquecimento do meu PC e foi aí que eu comecei a prestar atenção e utilizar programas como o Aida64 e o Speccy para averiguar as temperaturas. Comparando os dois programas, marcaram praticamente as mesmas temperaturas, conforme mostrado abaixo:

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/1403x688q90/743/XkoODc.jpg

 

Ainda com o Aida64, fiz um teste de estabilidade do sistema, vide imagem abaixo:

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/837x897q90/537/Q36U0P.jpg

 

Nesse teste não acusou, mas em outrora, realizando o mesmo procedimento, acusou que havia um "overheating" da CPU, um super aquecimento do processador (corrijam-me se estiver errado).

 

O meu gabinete é de um kit da Goldship de anos atrás (aproximadamente 6 anos):

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/507x628q90/673/uZHCke.jpg

 

O cooler do processador é o básico que vem junto com o mesmo na caixa e a pasta térmica é a Akasa 455. Acrescentei um cooler frontal nesse gabinete e um exaustor na região traseira do PC, porém não surtiu um efeito relativamente grande ao ponto de cessar os travamentos em jogos,e testei também jogar sem a tampa lateral do PC, por algum momento ainda surtiu algum efeito, mas retornou à estaca zero e voltou à travar (não tenho certeza de que o problema é realmente esse, sou leigo, os que possuem mais conhecimento e acusar outro problema, são muito bem vindos a me informar :D :D).

 

Dessa forma, gostaria da opinião dos senhores relacionadas à escolha de um novo gabinete com bons arranjos de coolers/exaustores na faixa de até uns R$300,00 e bem como um cooler com ótimo custo x benefício de até R$300,00 (air cooler ou water cooler?). Claro, se é que há a necessidade de trocar o gabinete ou se só um cooler novo para o processador já irá resolver, peço humildemente a ajuda dos senhores para encontrar a melhor combinação para meu sistema, pois apesar de ter posto uma faixa de valores, sempre é bom dar uma economizadinha, mas tendo em vista a experiência dos senhores, sintam-se livres para opinar e aconselhar sobre itens com valores inferiores ou superiores à estas margens de preços por mim estipuladas. ^^

 

Desde já, agradeço a todos pelo tempo que disponibilizaram na leitura deste tópico e também às futuras respostas, haha!! :D

 

Edit 1: Outra coisa que também tem acontecido, não sei existe relação direta, mas muitas vezes jogando ocorre um problema bem frequente que vocês já devem conhecer, o tal do "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou. O driver de vídeo NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 340.52 parou de responder e se recuperou com êxito".  Essa versão do driver é a mais atualizada e vi que ocorre em várias situações, aquecimento por uso de overclock (não sei como se encaixa nesse caso, já que a placa que eu comprei já vem com esse overclock de fábrica, "superclocked", ou seja, deveria suportar sem problemas), drivers desatualizados, incompatibilidade, etc. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, pessoal! Recentemente adquiri uma nova fonte e uma nova placa de vídeo e eis que segue a nova configuração do meu computador:

 

Placa mãe: GA-H87M-HD3 Giga-byte

Processador: Intel Core i7-4770K @ 3.50GHz (8 CPUs)

Memória: Corsair 8 GB DDR3 Vengeance

Placa de vídeo: VGA EVGA GeForce GTX760 SuperClocked 2GB DDR5 256-Bit

Fonte: Corsair CX-750W 80 Bronze

 

Entretanto, estive vivenciando alguns problemas com essa nova configuração. Jogando Assassin's Creed IV, Battlefield 3 (os que possuo no meu PC no momento), começaram a rodar perfeitamente, como nunca tinha visto antes, porém após algum tempo começou a minha dor de cabeça, em que o jogo travava a cada 4 segundos. Pesquisando, vi que poderiam ser drivers atualizados, os atualizei, o problema persistiu. Poderia ser o sistema operacional, formatei com maior cuidado e o problema persistiu. Que poderia ser a fonte não fornecendo energia suficiente (?). E que poderia ser um super aquecimento do meu PC e foi aí que eu comecei a prestar atenção e utilizar programas como o Aida64 e o Speccy para averiguar as temperaturas. Comparando os dois programas, marcaram praticamente as mesmas temperaturas, conforme mostrado abaixo:

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/1403x688q90/743/XkoODc.jpg

 

Ainda com o Aida64, fiz um teste de estabilidade do sistema, vide imagem abaixo:

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/837x897q90/537/Q36U0P.jpg

 

Nesse teste não acusou, mas em outrora, realizando o mesmo procedimento, acusou que havia um "overheating" da CPU, um super aquecimento do processador (corrijam-me se estiver errado).

 

O meu gabinete é de um kit da Goldship de anos atrás (aproximadamente 6 anos):

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/507x628q90/673/uZHCke.jpg

 

O cooler do processador é o básico que vem junto com o mesmo na caixa e a pasta térmica é a Akasa 455. Acrescentei um cooler frontal nesse gabinete e um exaustor na região traseira do PC, porém não surtiu um efeito relativamente grande ao ponto de cessar os travamentos em jogos,e testei também jogar sem a tampa lateral do PC, por algum momento ainda surtiu algum efeito, mas retornou à estaca zero e voltou à travar (não tenho certeza de que o problema é realmente esse, sou leigo, os que possuem mais conhecimento e acusar outro problema, são muito bem vindos a me informar :D :D).

 

Dessa forma, gostaria da opinião dos senhores relacionadas à escolha de um novo gabinete com bons arranjos de coolers/exaustores na faixa de até uns R$300,00 e bem como um cooler com ótimo custo x benefício de até R$300,00 (air cooler ou water cooler?). Claro, se é que há a necessidade de trocar o gabinete ou se só um cooler novo para o processador já irá resolver, peço humildemente a ajuda dos senhores para encontrar a melhor combinação para meu sistema, pois apesar de ter posto uma faixa de valores, sempre é bom dar uma economizadinha, mas tendo em vista a experiência dos senhores, sintam-se livres para opinar e aconselhar sobre itens com valores inferiores ou superiores à estas margens de preços por mim estipuladas. ^^

 

Desde já, agradeço a todos pelo tempo que disponibilizaram na leitura deste tópico e também às futuras respostas, haha!! :D

 

Edit 1: Outra coisa que também tem acontecido, não sei existe relação direta, mas muitas vezes jogando ocorre um problema bem frequente que vocês já devem conhecer, o tal do "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou. O driver de vídeo NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 340.52 parou de responder e se recuperou com êxito".  Essa versão do driver é a mais atualizada e vi que ocorre em várias situações, aquecimento por uso de overclock (não sei como se encaixa nesse caso, já que a placa que eu comprei já vem com esse overclock de fábrica, "superclocked", ou seja, deveria suportar sem problemas), drivers desatualizados, incompatibilidade, etc. O que vocês acham?

 

Pela temperatura máxima mostrada no Aida 64, chuto que pode ser super aquecimento sim... Você está fazendo overclock no processador? Há um tempo atrás eu tinha um gabinete "genérico" como o seu, e sempre tinha problemas com temperaturas, mesmo embora não fosse um PC para jogos. Como você possui uma configuração bem bacana, seria interessante encontrar um gabinete que: permitisse boa ventilação, que permitisse a instalação de ventoinhas em várias partes. Na faixa de R$ 300,00, dê uma olhada nos gabinetes: Corsair Spec 01 ou 03, Corsair 300R, Cooler Master CM 690 II, Cougar Solution ou Archon, Thermaltake V4. Mesmo que você tenha muitos HDs, algum desses deve te atender 

 

Não acho que você precise de um watercooler, a menos que pretenda fazer um overclock mais agressivo. Coolers como o Cooler Master Hyper 212 Evo entregam resultados tão bons quanto os watercoolers mais baratos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou fazendo overclock no processador, pelo menos não que eu saiba o.O, haha. E também não pretendo fazer nenhum tipo de overclock, o negócio é que a própria placa já vem com esse overclock de fábrica, como citei a GTX 760 superclocked 2 GB GDDR5, e como estou com esse problemas de travamentos, "driver de nvidia parou de funcionar", etc., vim aqui pedir ajuda a vocês nesse quesito de gabinete e coolers para o processador. Obrigado pela resposta caiokn!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou fazendo overclock no processador, pelo menos não que eu saiba o.O, haha. E também não pretendo fazer nenhum tipo de overclock, o negócio é que a própria placa já vem com esse overclock de fábrica, como citei a GTX 760 superclocked 2 GB GDDR5, e como estou com esse problemas de travamentos, "driver de nvidia parou de funcionar", etc., vim aqui pedir ajuda a vocês nesse quesito de gabinete e coolers para o processador. Obrigado pela resposta caiokn!! :)

 

Ah sim, a placa de vídeo já vem com over de fábrica, mas a pergunta do overclock era sobre o processador, já que o seu vem destravado para over. Se não está fazendo, creio que esteja esquentando muito por conta do gabinete e do cooler que vem no box. Espero que encontre algum gabinete bacana que te atenda, depois dê um feedback aqui pra gente :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alright, muito obrigado pelas informações! Pesquisando aqui sobre esse cooler que você me informou, vi que no meu pc não daria certo por causa do socket, o meu é 1150 e de acordo com alguns sites que olhei, não se encaixaria. Para o socket 1150, tem algum que funcionaria com o mesmo desempenho e custo x benefício desse Cooler Master Hyper 212 Evo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxe, o Hyper 212 Evo serve para o soquete 1150 sim. No site brasileiro da Cooler Master não tem essa informação, mas no site da CM global tem:

 

http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-212-evo/

 

Não precisa ser necessariamente esse, poderia ser o Cooler Master Hyper TX3 (mais básico) ou o Hyper 212 X (mesma linha, mas mais novo). De qualquer maneira, todos eles são superiores ao cooler que vem junto do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você possui uma configuração excelente e que merece um gabinete com melhores soluções.
Com os 300 reais pretendidos no investimento você consegue comprar o Cooler + gabinete.

Apenas reforçando as excelentes indicações do colega caiokn.

Cougar Archon

http://www.kabum.com.br/produto/42103/gabinete-cougar-archon-midi-tower-s-fonte-4846-2

 

Hyper 212 Evo

http://www.kabum.com.br/produto/30906/coolermaster-12cm-cooler-p-cpu-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2-

 

Abraço e boa sorte

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava escrevendo mais uma pergunta no tópico quando você (NIGHT FALL) chegou e respondeu com o link que eu iria postar. Caiokn, eu tirei minha dúvida anterior desse link da Kabum sobre o cooler (http://www.kabum.com.br/produto/30906/coolermaster-12cm-cooler-p-cpu-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2-), em que em um trecho o site descreve assim: - Intel Socket LGA 2011 / 1366 / 1156 / 1155 / 775

 

Daí, olhando mais a fundo o site eu vi esse aqui: http://www.kabum.com.br/produto/42062/coolermaster-cooler-hyper-212x-para-processador-intel-amd-rr-212x-20pm-r1

Em que o site informa - Intel LGA 2011/1366/1156/1155/1150/775 

 

Qual seria melhor desses dois? Tanto faz? Caiokn eu vi no site da CM que você citou e realmente tem lá informando que encaixa no socket 1150. Não teria problema então eu adquirir tal produto?

 

Obrigado pela resposta, NIGHT FALL! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava escrevendo mais uma pergunta no tópico quando você (NIGHT FALL) chegou e respondeu com o link que eu iria postar. Caiokn, eu tirei minha dúvida anterior desse link da Kabum sobre o cooler (http://www.kabum.com.br/produto/30906/coolermaster-12cm-cooler-p-cpu-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2-), em que em um trecho o site descreve assim: - Intel Socket LGA 2011 / 1366 / 1156 / 1155 / 775

 

Daí, olhando mais a fundo o site eu vi esse aqui: http://www.kabum.com.br/produto/42062/coolermaster-cooler-hyper-212x-para-processador-intel-amd-rr-212x-20pm-r1

Em que o site informa - Intel LGA 2011/1366/1156/1155/1150/775 

 

Qual seria melhor desses dois? Tanto faz? Caiokn eu vi no site da CM que você citou e realmente tem lá informando que encaixa no socket 1150. Não teria problema então eu adquirir tal produto?

 

Obrigado pela resposta, NIGHT FALL! :D

 

O Hyper 212X é uma evolução do 212Evo, as melhorias mais expressivas foram em relação a Fan que tem quase 3x mais vida útil tirando algumas leves alterações. Acredito que ele deve ser levemente superior.

A compatibilidade de ambos e idêntica, portanto fica a sua escolha.

Pra tirar a dúvida, o que difere os sockets 1150, 1155 e 1156 é a pinagem do processador, a estrutura física para montagem dos coolers é identica, ou seja, se o cooler é compatível com 1155 ele é automaticamente compatível com 1156 e 1150.

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Davoy, você teve alguma solução para o problema? Possuo praticamente o mesmo computador conforme abaixo e venho tendo o mesmo problema "O Driver de vídeo parou de funcionar e se recuperou". O meu gabinete é um corsair spec 03.

 

Placa mãe: GA-H87M-HD3 Giga-byte

Processador: Intel Core i7-4770K @ 3.50GHz (8 CPUs)

Memória: Corsair 8 GB DDR3 XMS

Placa de vídeo: VGA EVGA GeForce GTX760 SuperClocked 2GB DDR5 256-Bit

Fonte: Corsair CX-750W 80 Plus Gold

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...