Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais componentes comprar para iniciar na eletronica?


Posts recomendados

Bom dia pessoal.

 

Estou iniciando na area da eletrônica com materias achados na net apenas por hobbie por enquanto, quero aprender a fazer manutenção consertar fontes, brincar um pouquinho com eletronica digital mais pra frente, mas por enquanto estou estudando componentes, e pretendo comprar uma variedade tanto para aprender a testa-los como fazer projetinhos na protoboard, dae fica a duvida quais componentes comprar nesse momento alem de leds, resistores, capacitores e transistores para inicar bolar algumas coisas.

novamente agradeço ajuda!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia pessoal.

 

Estou iniciando na area da eletrônica com materias achados na net apenas por hobbie por enquanto, quero aprender a fazer manutenção consertar fontes, brincar um pouquinho com eletronica digital mais pra frente, mas por enquanto estou estudando componentes, e pretendo comprar uma variedade tanto para aprender a testa-los como fazer projetinhos na protoboard, dae fica a duvida quais componentes comprar nesse momento alem de leds, resistores, capacitores e transistores para inicar bolar algumas coisas.

novamente agradeço ajuda!

Amigo,

Pra não desperdiçar $$$ e ainda ficar com um monte de componentes "enferrujando" no gaveteiro, escolha primeiro o (ou os) projeto(s) que pretende  montar de imediato e futuramente e compre somente o necessário. Futuramente perceberá que alguns componentes serão mais usados conforme os projetos que você mais gosta de montar, aí poderá manter estoque destes.... OK!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os simuladores disponíveis atualmente como o Proteus  e o EveryCircuit para Android (este é sensacional) é muito melhor e mais barato começar simulando circuitos e buscando entender o funcionamento e só depois partir para montagens. Os simuladores permitem acesso a milhares de componentes, voltímetros, amperímetros, osciloscópio, gerador de sinais, praticamente tudo que é necessário para estudar eletrônica.

Claro que a sensação de montar seu próprio circuito é importante, mas para aprender os simuladores são melhores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O correto seria perguntar quais ferramentas você vai precisar para uma bancada básica de eletrônica. Como foi dito anteriormente pelo xykote, os componentes você compra sob demanda, especialmente se residir em São Paulo.

 

As ferramentas mais básicas (só para o começo) são:

 

Multímetro

Ferro de solda 30 ou 40W e suporte

sugador de solda

alicate de bico

alicate de corte

algumas chaves de fenda e philips

solda

protoboard e fios

uma fonte de alimentação capaz de fornecer entre 3 e 15V x 1A (que você pode montar)

uma mesa limpa e bem iluminada

 

Aprenda a reconhecer componentes e testá-los, interpretar esquemas, soldar e dessoldar.

 

No site do Newton C. Braga tem algum material para estudo e muitos projetos simples:

 

http://www.newtoncbraga.com.br/

 

Se gostar você deve partir para um curso técnico em ETEC ou SENAI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucatas, muitas sucatas. :D

 

Sério amigo, arrume um monte de sucatas e bora brincar com elas, da pra fazer muita coisa.

 

Tenho um amigo que possui uma empresa de recicligem de produtos eletrônicos e de lá já me saiu muita matéria prima. Com as sucatas que peguei de lá já fiz umas 20 fontes, pelo menos 10 carregadores de baterias, vários amplificadores de áudio e muitos projetos, sem precisar comprar praticamente nada, a não ser solda e as ferramentas, é claro.

 

Procure por aí, você encontra muita sucata com preço de banana, no Mercadolivre por exemplo, encontrei um lote de fontes de computador, contendo umas 200 fontes que saiu por 50 reais. Imagina quantos componentes você consegue tirar dessas fontes, fora outras coisas que você encontra baratíssimo na internet e até na sua cidade.

 

Grande abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o amigo quiser testar 1 resistor com 1 led em situação não virtual, vai aprender mais  que simulação.

 

@ com o simulador poderá ver as variações de corrente e tensão trocando os resistores e tal. Claro que a prática é importantíssima por tratar do mundo real. Mas para aprender acho o simulador melhor. Você já viu ou usou o EveryCircuit?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia pessoal.

 

Estou iniciando na área da eletrônica com materiais achados na net apenas por hobbie

Por enquanto, quero aprender a fazer manutenção consertar fontes, brincar um pouquinho com eletronica digital mais pra frente, mas por enquanto estou estudando componentes, e pretendo comprar uma variedade tanto para aprender a testa-los como fazer projetinhos na protoboard, aì  fica a duvida quais componentes comprar nesse momento além de leds, resistores, capacitores e transistores para inicar bolar algumas coisas.

novamente agradeço ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa as dicas de vocês realmente naquelas velharias que se tem jogada em casa se acha além dos componentes a oportunidade de testar a placa.

Esse every circuit quebra um galho no celular curti :D

Acho que to doido, to viciado em eletronica rsrs

É isso ae queimando uns componentes a gente vai aprendendo ja consegui até queimar as pontas de prova do multímetro kkk como eu n sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa as dicas de vocês realmente naquelas velharias que se tem jogada em casa se acha além dos componentes a oportunidade de testar a placa.

Esse every circuit quebra um galho no celular curti :D

Acho que to doido, to viciado em eletronica rsrs

É isso ae queimando uns componentes a gente vai aprendendo ja consegui até queimar as pontas de prova do multímetro kkk como eu n sei...

 

 

você se surpreende com o q dá pra salvar d componentes em sucata, essa semana mesmo desmontei um estabilizador q acabei tirando 1 transformador, 4 relés, 1 attiny25(mcu), diodos, capacitores etc...porém quando eu liguei o transformador pelo primário deu curto e acho q queimei o coitado. rsrs

 

 

mas respondendo a tua pergunta comprei uns componentes básicos no aliexpress, me saiu $30-40 dólares no total o seguinte:

 

2x Arduino Uno

1x protoboard 700p + jumpers

5x protoboards 400p

600x resistores 1/4W 1%

10x LM324n

10x LM317t

20x LDR

20x NE555

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regra basica do aprendizado é em ordem: Teoria e depois prática.

Com certeza para aprendizado o melhor é primeiro teoria em conjunto com simulador, e so depois a pratica!

se ir pra pratica primeiro, não vai aprender praticamente nada, só vai queimar componentes, e desperdiçar tempo!

Pratica sem teoria, aprende sim, um pouco... Muito menos eficiente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você se surpreende com o q dá pra salvar d componentes em sucata, essa semana mesmo desmontei um estabilizador q acabei tirando 1 transformador, 4 relés, 1 attiny25(mcu), diodos, capacitores etc...porém quando eu liguei o transformador pelo primário deu curto e acho q queimei o coitado. rsrs

 

 

mas respondendo a tua pergunta comprei uns componentes básicos no aliexpress, me saiu $30-40 dólares no total o seguinte:

 

2x Arduino Uno

1x protoboard 700p + jumpers

5x protoboards 400p

600x resistores 1/4W 1%

10x LM324n

10x LM317t

20x LDR

20x NE555

Semana passada comprei umas coisas aqui no brasil mesmo e veio transistor falsificado no meio (quaaaaaaaaaaase que levo fumo no curso por causa desse maldito, ainda bem que o professor que percebeu o que estava acontecendo), imagino comprando da china.

 

Tem que ficar muito esperto com essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Semana passada comprei umas coisas aqui no brasil mesmo e veio transistor falsificado no meio (quaaaaaaaaaaase que levo fumo no curso por causa desse maldito, ainda bem que o professor que percebeu o que estava acontecendo), imagino comprando da china.

 

Tem que ficar muito esperto com essas coisas.

 

 

como identificou o transistor falso?? o q aconteceu com ele ?? Eu só não arrisco nos capacitores eletrolíticos mas d resto compro lá mesmo, se fosse ruim não teria milhares de americanos comprando e tal

 

o arduino por exemplo, em outro forum me disseram pra n pegar q eram ruins mal soldados e q eu devia pagar os R$70-100 q pedem por aqui, mas no próprio arduino.cc eu ví gringos falando q os  componentes do italiano tem o mesmo fornecedor CHINÊS, e que a qualidade d solda/montagem dos clones havia até superado o original como pude constatar!!

 

É errado falar que andam juntas. O certo seria falar que é preciso das duas!

Primeiro teoria, depois vai pra prática!

Não pode deixar nenhum dos dois de fora!

 

 

Eu quis dizer q é muito + difícil aprender sem poder meter a mão, ninguém confia em cirurgião recém formado, dentista banguela ou nutricionista gordo porque seria diferente na eletrônica??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

 

como identificou o transistor falso?? o q aconteceu com ele ?? Eu só não arrisco nos capacitores eletrolíticos mas d resto compro lá mesmo, se fosse ruim não teria milhares de americanos comprando e tal

 

o arduino por exemplo, em outro forum me disseram pra n pegar q eram ruins mal soldados e q eu devia pagar os R$70-100 q pedem por aqui, mas no próprio arduino.cc eu ví gringos falando q os  componentes do italiano tem o mesmo fornecedor CHINÊS, e que a qualidade d solda/montagem dos clones havia até superado o original como pude constatar!!

 

No meu caso estava bem óbvio porque até mesmo a pinagem não batia (a base estava no lado oposto do correto e ao invés do emissor estar no pino do meio, estava na extremidade), o HFE dava 22 sendo que o mínimo especificado pelo datasheet é 35 e o máximo 125, sem falar que quando coloquei no circuito o fi da mãe não funcionou  :D 

Quaaaase que perco nota no trabalho do curso por causa dele, sorte que o professor percebeu o que estava acontecendo por trabalhar com esse mesmo transistor no dia-a-dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei o LM317:

 

1º fechei um curto pra testar a proteção, n chegou nem a pipocar  :P

 

depois medi a tensão de referencia q segundo o datasheet deve ser: 1.20>1.30v e deu 1.26v

 

a tensão de saída ficou dentro d 1%

 

o seller q eu comprei tem quase 10 mil vendas(99.5% positivas) não creio q se vendesse porcaria teria tal reputação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...