Ir ao conteúdo

Dark Fiber

Felipe Costa_305620

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Primeiramente gostaria de me desculpar caso eu tenha criado o tópico no local errado, pelo que olhei no fórum, foi o local que mais se encaixou para tirar esse tipo de dúvida sobre Telecom.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trabalho em uma operadora Telecom, uma grande empresa (+7000 colaboradores), no setor de projeto ótico, hoje estamos com problema de quedas por rompimento de fibra e limite de banda em um anel de extrema importância para a empresa.

Uma das soluções encontradas e já em execução é a "Dark Fiber", estamos conectando paralelamente ponto a ponto sites que fazem parte do anel, todas com redundância, essa conexão passará em alguns pontos no mesmo cabo que o anel, hoje em serviço, logo, a Dark Fiber não será usada para back-up/redundância. Fora que estamos ampliando o anel já existente.

Uma das explicações que eu obtive é que essa conexão da "Dark Fiber" será iluminada e livrará a "sobrecarga" de banda que está ocorrendo no anel, logo, não será fibra apagada.

Pesquisei artigos, wikipedia, videos no youtube e não achei explicação palpável para me tornar conhecedor do que é Dark Fiber e suas aplicações.

Obs: Cheguei a ver algo sobre radiação na fibra, por isso haveria mais capacidade de trafego na fibra.

Alguém sabe o que é e suas aplicações? Qualquer informação e dúvida é bem vinda e agregará a todos os interessados no assunto.

Agradeço desde já a ajuda e atenção.

Att;

Felipe Costa

Postado

O termo Dark Fiber é utilizado como referência a fibra excedente das empresas de Telecom,que não são usadas, não é nenhum tipo diferenciado de fibra, muito menos algum tipo de luz (sinal) diferentes, pode ser alugada pra outras empresas, usadas como contingencia, ou usadas para manobra ponto a ponto, assim como creio que estão fazendo, digo isto pois é um resumo da pesquisa que fiz, a qual fiz pesquisando "What is Dark Fiber", disconfiei pois tenho o novo livro de Redes do Gabriel Torres, terminei semana passada o curso de cabeamento estruturado da Furukawa, e não vi nada em nenhum referente a isto, pois só existem 2 tipos de sinal de luz, Multi Modo e Mono Modo, acho que quem diz pra você que é algo diferente disto, tem uma ideia erronea sobre o assunto

Postado

Em primeiro instante, também achei que estavam me falando "besteira", mas dediquei meu sábado todo ao assunto. Vou reproduzir alguns trechos do material que montei, mas censurarei algumas palavras, para não expor a empresa que trabalho.

Este é um esboço, preciso arrumar alguns erros de concordância. Segue:

"A rede Dark Fiber (ou fibra escura) usada normalmente para o tráfego “pesado” das redes, está sendo implantada na rede *****, para o mesmo fim citado.

O nome da rede “DARK FIBER” nos induz ao erro de interpretação, o material foi criado para evitar este tipo de erro e agregar informação a nós que trabalharemos com *****.

Explicarei resumidamente sobre o que é Dark Fiber, a aplicação dela em nossa rede *****, os motivos pelo qual não existe problema o amassamento com o Anel *****, a topologia dela em nossa rede, diferença entre topologia física e lógica, e como nossa rede está sendo construída (ilustração).

Este material foi criado para aplicação em projetos óticos, todo o conteúdo nele faz referência a rede física, visando melhor entendimento aos projetistas que trabalharão com o serviço.

A rede Dark Fiber é uma rede de fibra ótica privada, que é executado diretamente pelo seu operador, ao invés da compra de largura de banda ou capacidade de linhas alugadas.

“A Dark Fiber (ou fibra escura) termo originalmente usado para se referir à capacidade de rede potencial de infraestrutura de telecomunicações, mas agora também se refere à prática cada vez mais comum de locação de cabos de fibra óptica de um provedor de serviço de rede, ou, em geral, para as instalações de fibra...” (Wikipedia)

Pode ser usada em links ponto-a-ponto, ponto-a-multiponto, ou usar anel de self-healing (auto-cura / redundância) ou malha topologias.

As redes Dark Fiber podem operar usando os mais recentes protocolos óticos Wavelength Division Multiplexing (WDM), para adicionar capacidade quando necessário, e para fornecer um caminho de atualização entre as tecnologias sem retirar a rede de serviço.

Elas oferecem um excelente custo-benefício aos usuários da rede que necessitam de alto desempenho, tais como o Google, que tem capacidades de rede escuras para vídeo e dados de busca, ou deseja operar sua própria rede de segurança.

A aplicação da Dark Fiber no ***** é para desafogar o tráfego dos anéis CORE e secundários;

A rede Dark Fiber está sendo construída ponto-a-ponto, paralelamente aos anéis hoje em funcionamento, todos os trechos com redundância;

Não existem impeditivos para o amassamento entre as fibras que trafegam os anéis ***** e a rede Dark Fiber, pois serão redes distintas, ambas com redundância.

***** (anel)

Dark Fiber (ponto-a-ponto)

Hoje os anéis são responsáveis por toda a comunicação entre os sites.

A Dark Fiber, nos da a possibilidade de fazer um upgrade entre os sites, sem intervenção no funcionamento dos anéis hoje ativos, ou seja, desafogamos o trafego dos anéis com alguns serviços; Ex: atualização de programas, firmware, upgrades na tecnologia e etc; sem que o cliente seja afetado e deixando mais banda livre para os anéis hoje em funcionamento."

O problema é que existem várias aplicações para a dark fiber, você não está errado no que falou, mas essa é uma das aplicações. Ela pode ficar 24h em uso e continuará sendo dark fiber, logo, não serve somente com um back-up e/ou redundância.

Espero ter agregado, e mais informações sobre, pois eu foquei no uso dela na empresa a qual faço parte. 

Valeu.

Postado

Eu trabalho com pessoas assim, que tem uma teoria, sem nenhum embasamento, se eu contasse a metade das baboseiras que já ouvi, uma delas era a que um print server, que tínhamos estava atribuindo DHCP dentro de nossa rede, sendo que o equipamento só tinha o serviço DHCP Request, somente solicitava endereço, não tinha o serviço de servidor DHCP, mas mesmo assim, o cara manteve sua palavra, com isto aprendemos não só confiar em 1 verdade, pois as vezes pode ser que esta, realmente não seja a verdade, mas também não faça questão de provar que estão errados, pois isto pode ser prejudicial pra você na empresa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!