Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Eruru

RESOLVIDO Video integrado limita o overclock? Pentium G3258

Recommended Posts

Colegas bom dia. Gostaria de saber se o vídeo onboard segura o overclock de alguma forma. Em outras palavras: com uma placa de vídeo discreta eu podia subir mais o over, ou talvez relaxar a tensão do CPU?

Estou usando esta configuração:

Placa-mãe MSI B85M-G43

Processador Pentium G3258 @4.5Ghz 1.38v

2x4gb memória ram

Fonte OCZ ZT-550W

SSD Corsair 60gb Force LS

HD 160GB Samsung

Cooler Master TPC 612

As temperaturas estão sob controle.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Eruru, Na arquitetura dos 1150 eu creio que não, pois o BCLK é "limitado e fixo", então o overclock é feito basicamente via multiplicador. 

O grande problema seu certamente está no VRM da B85M-G43, que é fraquinho (pouquíssimas fases), vide imagem abaixo, com isso acontece o mesmo que ocorre nas fontes ATX quando elas chagam ao limite, o ripple (ruido eletrico) aumenta bruscamente em relação a potencia, exemplo (pag. 7 e 8): https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Seasonic-SS-300TFX/2017/7

Pode ter acontecido de você ter pego um processador "beberrão" também.

A onde comprou essa "belezinha" (G3258)? Estou pensando em motar um Mini-ITX com ele, mas os preços estão meio "salgados".

Abraços.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Eruru, Na arquitetura dos 1150 eu creio que não, pois o BCLK é "limitado e fixo", então o overclock é feito basicamente via multiplicador. 

O grande problema seu certamente está no VRM da B85M-G43, que é fraquinho (pouquíssimas fases), vide imagem abaixo, com isso acontece o mesmo que ocorre nas fontes ATX quando elas chagam ao limite, o ripple (ruido eletrico) aumenta bruscamente em relação a potencia, exemplo (pag. 7 e 8): https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Seasonic-SS-300TFX/2017/7

Pode ter acontecido de você ter pego um processador "beberrão" também.

A onde comprou essa "belezinha" (G3258)? Estou pensando em motar um Mini-ITX com ele, mas os preços estão meio "salgados".

Abraços.

Realmente, pelos dados oficiais esta mobo nem deveria fazer overclock, por ser chipset não-Z. Mas como ela está fazendo eu gostaria de extrair o máximo de performance, heh. Constar que já estou satisfeito com o resultado até agora, considerando inclusive o valor que saiu o combo.

O processador e mobo peguei na Kabum. Saiu tudo +- R$ 450,00 c/ frete. Agora eles estão dando até um headphone de brinde!!

http://www.kabum.com.br/produto/55136/processador-intel-pentium-g3258-3-2ghz-3mb-lga-1150-bx80646g3258-fone-de-ouvido-intel-/?tag=g3258

Obrigado pela resposta Jhonny!

Edit: pensando no que você disse sobre o VRM, talvez colocar um dissipador nos componentes dele ajude em algo no over? Repare que tem até os furinhos pra prender um dissipador ali. 

post-678679-0-53570700-1410828780.png

Compartilhar este post

Link para o post

A sim...

Obrigado por ter colocado essa foto (era justamente a que eu ia postar, mas esqueci :lol:).

Creio que não vá ajudar diretamente no over, mas isso dará de certa forma uma vida útil maior ao VRM da placa mãe.

Dê uma olhada nesse vídeo que você vai entender a questão do ripple e do VRM fraco que eu estava falando.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais