Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Prescott Por Athlon 64 Vale A Troca?


jmlsilveira

Posts recomendados

estou a pensar a trocar meu processador novo em folha (um prescott de 3.2 Ghz com HT.) por um athlon 64 de 3200 ou 3400, é muito mais caro que o prescott?

Valerá mesmo a pena??? Vou ter que trocar a board... vou meter aquela asus SK num sei que lá das quantas... a diferença de preço é muito grande? vale a pena? me indicam? Que o Santíssimo Rei Jesus Cristo vos abençoem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por |hAWK|@27 jun 2004, 20:22

A diferença de preço é pouca, mas espere um pouco mais para adquirir a série 939 dos Athlon 64 agora estão bem carinhas, mas com o tempo vão ficar mais viáveis ao consumidor...

Olha, eu já falava antes e agora tenho certeza.

A soquete 754 é o que existe de melhor quando você pensa em custo/benefício. São excelentes, com desempenho um pouco inferior, que só é sentido em alguns poucos aplicativos. O dual channel não é motivo para se gastar tanto dinheiro. Não faz maravilhas nem para P4, nem para A64. É um recurso a mais que traz ganhos em algumas tarefas, mas que não se justifica por um custo alto.

Podem olhar os diversos testes e fazer uma tabela do ganho que se tem com os processadores para soquete 939 sobre o soquete 754 de mesmo clock e pesar o custo maior de placas e processador.

O custo de um P4 e um A64 (soquete 754) é o mesmo, com diferenças bem pequenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema do soquete 754 é que logo mais entrará em extinção... Sledge, lembra-se quando conversamos sobre isto? Quando comparava esta plataforma com aquelas placas soquete 423 + memória Rambus dos primeiros P4 Willy? Você dizia que os Athlon64 939 e 754 iriam coesistir, eu já dizia o contrário...

EU acho, que nós brasileiros, com AthlonXP potente ou um P4 Northwood razoável, deveríamos esperar um pouco antes de sair investindo, tem bastante coisa nova aparecendo, muitas incertezas.... Agora, se tens dinheiro "a lá vontê" pegue logo um NewCastle 939.

Mas na minha opinião, jmlsilveira, é bobeira sair de uma plataforma recém adquirida, ainda mais um Prescott 3.2GHz... Você está tendo algum problema com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@27 jun 2004, 21:12

O problema do soquete 754 é que logo mais entrará em extinção... Sledge, lembra-se quando conversamos sobre isto? Quando comparava esta plataforma com aquelas placas soquete 423 + memória Rambus dos primeiros P4 Willy? Você dizia que os Athlon64 939 e 754 iriam coesistir, eu já dizia o contrário...

E quem disse que irá entrar em extinção? O único problema dela é que os processadores dual-core não irão sair nesse soquete. Mas quem disse qeu as placas atuais para soquete 939 irão aguentar a corrente exigida para alimentar dois processadores?

Dificilmente daqui pra frente teremos grandes opções de atualização apenas do processador. Novas tecnologias são lançadas constantemente. A Intel lançou placas com suporte a PCI Express e DDR2, mas ambos são muito caros atualmente e nem todas as placas mantém um esquema para usar o novo ou o antigo.

O soquete 754 irá durar o mesmo que o 939. Isso já é certo. A diferença são as opções. Os processadores mais poderosos são exclusivos do 939. Agora pergunte para o PCCriminal se ele acha o 754 uma opção fraca em relação ao 939?

Talvez a diferença fique apenas entre os entusiastas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom não e por que você esta com P4 não,mas gastar mais uma grana com placa e processador o qual a diferena não sera estão....assim.....a não ser que você instale o Linux 64 pra esses processador da AMD ai sim vale a pena e tem que ser o Linux para plataforma 64 certo:?

Agora se for pra continuar usando o Windows de 32 bits acho que não vale a pena não...se eu fosse você pegava esse dinheiro ai e investia em outras coisa(home theater .placa de som e outros perifericos que você usa diariamente).

Ha um HD ScSi na sua maquina faria uma grande diferena de desempenho...

Serao lanados novos processadores acho que ate o final do ano com novas tecnologias(novos chipsets pci xpress e outros).

Espere mais um pouco pra ver o que vai vir ai pela frente e a proposito sua maquina esta muito boa de configuração fique tranquilo..... :palmas: :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jmlsilveira@27 jun 2004, 20:03

estou a pensar a trocar meu processador novo em folha (um prescott de 3.2 Ghz com HT.) por um athlon 64 de 3200 ou 3400, é muito mais caro que o prescott?

Valerá mesmo a pena??? Vou ter que trocar a board... vou meter aquela asus SK num sei que lá das quantas... a diferença de preço é muito grande? vale a pena? me indicam? Que o Santíssimo Rei Jesus Cristo vos abençoem!!!

também concordo com o Phoenyx,trocar um prescott novinho por um A64 é bobeira , o ganho seria muito pouco.

você esta tendo problemas termicos??

O soquete 754 irá durar o mesmo que o 939. Isso já é certo. A diferença são as opções. Os processadores mais poderosos são exclusivos do 939.

eu não sei se é vero o que vou postar mas foi tirado de um forum japones;

o fim dos clawhammers esta proximo sendo que o ultimo a ser lancado seria um 2.6 ou algo assim nomeado 4000+ e a plataforma 754 seria apenas usada para os newcastles e os "Sempron" (é assim que se escreve?) ,pois o clawhammer com seu cache l2 de 1m seria uma cpu top numa plataforma "mediana" e competiria também com os 939 newcastles mais robustos e os FXs menores ,sendo mais sabio exterminar o 754 de L2 1mb.

muita opcao top para pouco mercado.

Agora pergunte para o PCCriminal se ele acha o 754 uma opção fraca em relação ao 939?

hehehehehe Cleber ,duvido que alguem que teve a oportunidade de usar um 754 top e um 939 conteste o que você postou.

:-BEER

Talvez a diferença fique apenas entre os entusiastas.

só eles aclamarao o atual 939 como a revolucao dos 64 bits,o que não é o meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, não falei sobre a troca, só sobre o preço. Eu também não aprovo a troca. Nem tanto por diferenças de desempenho ou recursos, mas sim pelo trabalho e $$$.

PC, realmente eu acho que só o NewCastle terá vez agora. Ele é bem mais barato de produzir. Mas não deve parar no 4000+ não. Tem os que serão produzidos em 90nm. Já rolou um roadmap até o 4400+ para soquete 754 se não me engano. Isso ainda tem chão. As placas irão até aonde conseguirem suprir a demanda de energia dos processadores. Provavelmente nem todas irão suportar os processadores 90nm. Mas boa parte delas devem funcionar sem problemas.

Talvez voltem a ter opções com 1MB de cache quando forem produzidos em 90nm, pois ai o custo será pequeno, até menor que produzir um Athlon XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleber o que eu li foi que apenas o hammer 754 iria até 4000+,mas os newcastles iriam continuar a ser produzidos com os possiveis 4200+,4400+,etc

eles apenas colokariam mais cache nos sledgehammers,que convenhamos seria mais atrativo pagar 800 dolares num sledge 939 do que 700us$ num hammer 754.

como você mesmo disse ,seriam muito caro para serem produzidos a precos competitivos.

off:Cleber você disse que estava usando um winxp64 ,na epoca que em que eu instalei o win64 achei tudo muito prematuro nenhum drive era compativel ,apenas consegui instalar um sata gracas a ajuda do Phoenyx ,mas acabei abandonando o SO64,você acha que hoje vale a pena usa-lo?

nem que seja apenas para trabalhar offline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PcCI2iminal@29 jun 2004, 07:28

Cleber o que eu li foi que apenas o hammer 754 iria até 4000+,mas os newcastles iriam continuar a ser produzidos com os possiveis 4200+,4400+,etc

eles apenas colokariam mais cache nos sledgehammers,que convenhamos seria mais atrativo pagar 800 dolares num sledge 939  do que  700us$ num hammer 754.

como você mesmo disse ,seriam muito caro para serem produzidos a precos competitivos.

off:Cleber você disse que estava usando um winxp64 ,na epoca que em que eu instalei o win64 achei tudo muito prematuro nenhum drive era compativel ,apenas consegui instalar um sata gracas a ajuda do Phoenyx ,mas  acabei abandonando o SO64,você acha que hoje vale a pena usa-lo?

nem que seja apenas para trabalhar offline.

É essa a informação que tenho. Isso até aonde vão os roadmaps, pois ele ainda vai entrar em 2006. O problema é que mesmo o soquete A não pode ter placas que serão eternamente compatíveis com novos processadores. Isso vale para qualquer soquete, afinal é do interesse do fabricante de boards vender e também não pode gastar muito pra fazer uma super placa que ninguém compra.

Olha, eu não tive problemas com nenhum driver. Mas o micro não é completão como o seu. Bastaram os drivers da nVidia, da Via e da Realtek (som e rede) que estava resolvido. Quais os outros componentes que você não conseguiu drivers 64-bit e que não tinha no próprio CD do Windows?

Esse meu amigo já está usando desde começo de Abril o micro, snme. O único problema é o antivirus mesmo.

Não sei se exatamente por não ter antivirus ou o que, mas ficou fantástica a máquina. Eu gostei do Win64. Só não entendi o porque ele traz o Internet Explorer 64-bit e o 32-bit também. Nenhum dos dois deu pau.

Mas é uma máquina de trabalho. Para jogos eu acho que ainda não está rendendo o que poderia render (drivers AGP e da placa de video ainda imaturos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@29 jun 2004, 20:45

É essa a informação que tenho. Isso até aonde vão os roadmaps, pois ele ainda vai entrar em 2006. O problema é que mesmo o soquete A não pode ter placas que serão eternamente compatíveis com novos processadores. Isso vale para qualquer soquete, afinal é do interesse do fabricante de boards vender e também não pode gastar muito pra fazer uma super placa que ninguém compra.

o rapaz da loja disse que até nov/dez04 o hammer 4000+ estara a venda,depois disso também não sabe ,mas como você disse o roadmap esta bem tracado agora é só esperar pois acho e espero que o 754 seja uma plataforma vitoriosa como é o sokete A.

mas continuo achando melhor acabar com o hammer(pois acredito com o real win64 o ganho de desempenho faca do newcastle uma otima opcao) e investir mais no FX 939 e popularizar o newcastle 754 entre a comunidade Amd.

Olha, eu não tive problemas com nenhum driver. Mas o micro não é completão como o seu. Bastaram os drivers da nVidia, da Via e da Realtek (som e rede) que estava resolvido. Quais os outros componentes que você não conseguiu drivers 64-bit e que não tinha no próprio CD do Windows?

Esse meu amigo já está usando desde começo de Abril o micro, snme. O único problema é o antivirus mesmo.

Não sei se exatamente por não ter antivirus ou o que, mas ficou fantástica a máquina. Eu gostei do Win64. Só não entendi o porque ele traz o Internet Explorer 64-bit e o 32-bit também. Nenhum dos dois deu pau.

Mas é uma máquina de trabalho. Para jogos eu acho que ainda não está rendendo o que poderia render (drivers AGP e da placa de video ainda imaturos).

Cleber a primeira vez(no lancamento) que testei o win64 não consegui instalar os drives de video e foi um sacrificio para instalar a placa de rede ,depois disso resolvi usa-lo algumas vezes mas como não tinha nenhum programa otimizado para testa-lo achei melhor continuar só com o Win32,

bom você disse que ainda esta sem antivirus certo?e existem 2 IE um de 64 e outro de 32 ,isso seria uma brecha para algum virus invadir o pc pelo IE32 e causar algum dano ou ainda o 64 é imune a virus?

você acha que ele esta mais maduro para ser usado como uma plataforma de trabalhos caseiros ?

aqui vai a config. que pretendo trabalhar

placa radeom

placa realtek(som e rede)

um hd sata

um cdr

impressora e scanner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ... um computador não é feito só de processador!!! O seu já é excelente!!! Por acaso tem algo que você não consiga rodar com ele ? Se você tem dinheiro pra gastar ... investe em uma placa de vídeo e fonte melhores... talvez mais um HD ... fazer raid 0 ... sei lá... só acho besteira você trocar um processador que acabou de comprar.... falei!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PcCI2iminal@30 jun 2004, 08:29

Cleber a primeira vez(no lancamento) que testei o win64 não consegui instalar os drives de video e foi um sacrificio para instalar a placa de rede ,depois disso resolvi usa-lo algumas vezes mas como não tinha nenhum programa otimizado para testa-lo achei melhor continuar só com o Win32,

bom você disse que ainda esta sem antivirus certo?e existem 2 IE um de 64 e outro de 32 ,isso seria uma brecha para algum virus invadir o pc pelo IE32 e causar algum dano ou ainda o 64 é imune a virus?

você acha que ele esta mais maduro para ser usado como uma plataforma de trabalhos caseiros ?

aqui vai a config. que pretendo trabalhar

placa radeom

placa realtek(som e rede)

um hd sata

um cdr

impressora e scanner.

Talvez você teve problemas porque tentou logo que saiu (a NVidia e a ATI não tinham bons drivers ainda, agora já está melhor).

Sim, todos os virus 32-bit funcionam e já existe um virus 64-bit, inofensivo, feito apenas para mostrar que não tem jeito de se livrar deles.

Me parece que a última versão da McAfee funciona. Mas ainda é 32-bit e um virus 64-bit teria total liberdade pelo sistema :(

Esse amigo não teve problemas até agora. Eu escaneei o HD pela rede e não tinha nenhum virus 32-bit.

Mas quem usa outlook seria loucura isso. Tenho que ver se consigo o McAfee.

Apesar de ter visto uma grande vantagem nesse novo Windows para se trabalhar (tudo roda liso liso), não vale a pena você arriscar suas coisas, pois sei que você não vai deixar de usar rede.

Eu ouvi falar que os drivers da ATI para Win64 já estão mais ou menos, mas o desempenho em jogos ainda deixa a desejar.

As coisas da Realtek funcionam sem problema. Tanto com o driver do CD (eu acho que o build que peguei era mais novo que o seu), como com os drivers do site da Realtek.

Controladora SATA, se for da VIA eu acho que já funciona. Ou é nVidia NF3 250?

CDR não tem problema. Usa Nero 32-bit.

Impressora e scanner não sei dizer. Depende muito da marca e precisa olhar no site do fabricante. Nessa máquina a impressora é de rede e tinha o driver no CD (já nem lembro o modelo, mas era uma HP, acho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@30 jun 2004, 13:17

Sim, todos os virus 32-bit funcionam e já existe um virus 64-bit, inofensivo, feito apenas para mostrar que não tem jeito de se livrar deles.

Me parece que a última versão da McAfee funciona. Mas ainda é 32-bit e um virus 64-bit teria total liberdade pelo sistema :(

Esse amigo não teve problemas até agora. Eu escaneei o HD pela rede e não tinha nenhum virus 32-bit.

Mas quem usa outlook seria loucura isso. Tenho que ver se consigo o McAfee.

caraca...mas estou apenas querendo trabalhar offline ,usando a rede para apenas as tarefas essenciais e nem pensar em usar o outlook express.

Apesar de ter visto uma grande vantagem nesse novo Windows para se trabalhar (tudo roda liso liso), não vale a pena você arriscar suas coisas, pois sei que você não vai deixar de usar rede

bom pensei que apos quase um ano usando uma maquina 64bits num SO32 já estaria mais do que na hr de comecar a migrar para o beta 64(porenquanto não quero o Linuz,ainda estou me familiarizando com ele.) e de inicio seriam apenas impressoes e gravacoes .

Eu ouvi falar que os drivers da ATI para Win64 já estão mais ou menos, mas o desempenho em jogos ainda deixa a desejar.

definitivamente não sera para jogos.

As coisas da Realtek funcionam sem problema. Tanto com o driver do CD (eu acho que o build que peguei era mais novo que o seu), como com os drivers do site da Realtek.

Controladora SATA, se for da VIA eu acho que já funciona. Ou é nVidia NF3 250?

tenho a disposicao uma nforce 3 150 e um k8vt800pro,qual seria o melhor?

Impressora e scanner não sei dizer. Depende muito da marca e precisa olhar no site do fabricante. Nessa máquina a impressora é de rede e tinha o driver no CD (já nem lembro o modelo, mas era uma HP, acho).

impressora epson pm-940-c

e scanner canon CS-P(muito antigo mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

PC, dá uma olhada na lista: http://www.amd.com/us-en/Processors/Develo...5_10454,00.html

Esse scanner, se não tiver nada no CD do Windows eu acho que não vai ter no site da Canon. Já a impressora eu acredito que tenha.

Olhei no micro do meu amigo e o WinXP 64-bit já é o com SP1. Não sei se esse é o mesmo que você baixou (esqueci de olhar o Build).

Eu só posso falar sobre o VIA. Achei moleza. Mas não tinha periféricos mais antigos e pouco usados, como scanner. Acho que vale a pena você fazer um teste agora (quando foi que você instalou e teve problemas?).

As vezes o negócio é procurar em fóruns que o pessoal enche de novidades. Tipo o do AOA: http://www.aoaforums.com/forum/showthread.php?t=23487

Mas dá uma olhada no site do fabricante que nesses casos nem sempre é o driver mais atual.

Pra trabalhar off eu acho que está bacana. Os aplicativos 32-bit funcionam muito bem, exceção que vi foi o anti-virus. Testei com programas que eu compilei e funcionaram muito bem (até melhor do que no Windows 32-bit, incrível o tal de WOW).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei no micro do meu amigo e o WinXP 64-bit já é o com SP1. Não sei se esse é o mesmo que você baixou (esqueci de olhar o Build).

Eu só posso falar sobre o VIA. Achei moleza. Mas não tinha periféricos mais antigos e pouco usados, como scanner. Acho que vale a pena você fazer um teste agora (quando foi que você instalou e teve problemas?).

foi o Marcelo que me deu um toke que já havia sido lancado o beta 64 e corri fazer o DL ,quer dizer foi uns dois ou tres dias apos o lancamento e não lembro se tinha o sp1 incluso.

irei tentar instalar o windows64 no via e com todos os drives disponiveis,

tipo agora que estamos passando do meio do ano o pessoal daqui comeca a fazer pedidos para cartoes de fim de ano/natal e dvds personalizados e gostaria de usar esta plataforma para este fim ,seria um bom teste para ver a versatilidade dos atuais 64 para trabalhar com imagens e impressoes ,logico que o hammer ou o newcastle realizara estas funcoes com extrema performance no win32 mas realmente estou curioso para ver o bichinho funcionando num SO64.

o scanner é coisa de uns 4 ou 5 anos atras,talvez esteja muito defazado mas se for o caso irei correr atras de outro.

incrível o tal de WOW).

que é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu realmente não sei te dizer se já saiu como SP1 ou não (pode ser que seja baseado no SP1 do XP 32-bit, ai não é novidade). Mas melhor dar uma olhada no site da MS.

O scanner eu já que o fabricante nem da bola mais, por causa da idade (no Linux eu apanhei com o meu, mas um driver genérico até funcionava, mas abaixo da qualidade normal). Já a impressora é nova. Se não tiver no CD, eu acho que algum email para a Epson pode resolver.

você falou de programas de imagens. Olha esse que interessante (maior propaganda do AMD64): http://www.panoramafactory.com/pfactory64.html

Esse programa é bem bacana. Não sabia que já esbarrava nas limitações de memória.

WOW é Windows-On-Windows, que é como funciona o Win64 para emular os programas 32-bit. É como se estivesse rodando um Windows 32-bit por debaixo do 64-bit. Achei fantástico porque ninguém notou qualquer perda de desempenho e em muitos casos chega rodar mais rápido até. Só roda mais lento aonde entram os drivers de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleber,eu andei vasculhando o site da MS e não achei nenhuma referencia sobre o SP1 incluso no 64 ,mas depois de instalar te aviso.

também testarei o panoramafactory,não é por acaso o mesmo soft que da suporte aos scanner canon ,só que em versao 64?

e quanto de ram seu amigo esta usando para rodar o Win64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PcCI2iminal@04 jul 2004, 05:30

Cleber,eu andei vasculhando o site da MS e não achei nenhuma referencia sobre o SP1 incluso no 64 ,mas depois de instalar te aviso.

também testarei o panoramafactory,não é por acaso o mesmo soft que da suporte aos scanner canon ,só que em versao 64?

e quanto de ram seu amigo esta usando para rodar o Win64?

512MB apenas e ficou ótimo. Ele não consome muito mais memória que o XP 32-bit.

Esse Panorama Factory é muito usado com câmeras digitais. você tirar várias fotos e ele reconhece o ponto aonde se repetem e monta uma imagem grande com várias fotos. Se vinha com scanner eu não sei. Não sei se ele também gerencia o scaneamento (mas precisa dos drivers twain de qualquer forma). Eu ainda não usei o programa, mas pretendeu usar ele em breve.

Depois relate as novidades, problemas, etc.

Vi que na página da AMD tem o link para as versão de antivirus que funcionam no Win64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@04 jul 2004, 23:49

512MB apenas e ficou ótimo. Ele não consome muito mais memória que o XP 32-bit.

Cleber sobre as memos me avisaram para colocar no minimo 1gb mas se 500 foi suficiente aí,eu também usarei o que tenho em maos ou seja 2 x 256

Esse Panorama Factory é muito usado com câmeras digitais. você tirar várias fotos e ele reconhece o ponto aonde se repetem e monta uma imagem grande com várias fotos. Se vinha com scanner eu não sei. Não sei se ele também gerencia o scaneamento (mas precisa dos drivers twain de qualquer forma). Eu ainda não usei o programa, mas pretendeu usar ele em breve.

Depois relate as novidades, problemas, etc.

Vi que na página da AMD tem o link para as versão de antivirus que funcionam no Win64.

o PanoramaFactory é o programa que estou procurando para usar no 64 mesmo não tendo uma digicam ,mas terei que comprar uma até meados de agosto ,quando comecam os pedidos de cartoes e se por acaso o scanner não funcionar no Win64 irei scannear pelo 32 e depois mando pro 64 hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...