Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informação sobre mouse optico e laser


Posts recomendados

Estou procurando um mouse gamer para comprar e estou com a seguinte dúvida:

 

Já tive um mouse laser e não gostava pelo fato de ele ser muito sensível, ao ponto de levantar ele um pouco da mesa e ele ainda funcionar a uma distância de mais ou menos um dedo da superfície. Isso é ruim quando se está jogando um jogo tipo Dota ou LoL em que eu levanto o mouse para o posicionar melhor.

 

Minha dúvida é se todos os mouses laser tem essa característica. 

 


 

Optei por ser optico, então não terei esse problema com ele, estou certo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa característica se chama Lift-Off e a maioria dos mouses lasers são configuráveis e você pode ajustá-la. Eu por exemplo uso um D.A 2k13 e deixo a opção lift off no "0" da escala porque também não gosto. Alguns jogadores de fps acham essa opção muito boa quando se usa baixas sensibilidades. É como se fosse um maccel. 

 

Nota: Esta opção não existe em mouses com sensores opticos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Dentre esses. O G400s sem dúvidas é o melhor c x b. Xornet também é um bom mouse.. já os 2 últimos: nem pense em comprá-los. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe me informar se o G400s tem problema de lift off?

,

Como citado pelo LoadedGodComplex, o Lift-Off-Distance (LOD, altura na qual o sensor para de rastrear) é uma característica do sensor e não um defeito, sendo configurável em alguns mouses, enquanto na grande maioria é fixa (podendo ser modificada através do Tape-Fix porém).

 

A razão para a altura de rastreio ser tão alta em alguns mouses está diretamente relacionada à capacidade de rastreio dele. Existem vários sensores que quando ajustados para uma altura baixa, não funcionam corretamente em algumas superfícies. Mas quando aumentamos essa altura, ele começa rastrear sem nenhum problema.

 

Peguemos o exemplo do Razer Deathadder 3.5G. O mouse tem um LOD razoavelmente baixo, mas ele não funciona corretamente em superfícies claras como mesas, sendo necessário o uso de um mousepad para ele rastrear sem nenhum problema.

 

Resumindo, quanto maior a altura que o mouse parar de rastrear, maior a compatibilidade com superfícies. E quanto menor, menor a quantia de superfícies onde esse mouse funciona. Isso acontece tanto com óticos quanto com mouses laser.

 

Existem sim, mouses com um LOD baixo e com boa compatibilidade com superfícies, mas não são muitos, tudo depende de vários fatores, tal como o sensor, a implementação do sensor, a lente utilizada, o LED utilizado para iluminar o sensor, o mousepad que você usa (alguns sensores se adaptam a ele)...

 

Enfim, se você quer um mouse com LOD baixo nessa faixa de preço, inclusive bem menor que o do Logitech G400S, recomendo pegar o CM Storm Alcor (e atualizar ele para o firmware 3.1.0).

 

 

Essa característica se chama Lift-Off e a maioria dos mouses lasers são configuráveis e você pode ajustá-la. Eu por exemplo uso um D.A 2k13 e deixo a opção lift off no "0" da escala porque também não gosto. Alguns jogadores de fps acham essa opção muito boa quando se usa baixas sensibilidades. É como se fosse um maccel. 

 

Nota: Esta opção não existe em mouses com sensores opticos

 

Há mouses com ajuste de LOD tanto na categoria óticos (ex: Razer DA 2013, CM Storm Spawn, CM Storm Recon, CM Storm Alcor, Zowie FK, Mionix Avior 7000...) quanto em mouses laser (Corsair M60, Corsair M65, Mionix Naos 8200...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,

Como citado pelo LoadedGodComplex, o Lift-Off-Distance (LOD, altura na qual o sensor para de rastrear) é uma característica do sensor e não um defeito, sendo configurável em alguns mouses, enquanto na grande maioria é fixa (podendo ser modificada através do Tape-Fix porém).

 

A razão para a altura de rastreio ser tão alta em alguns mouses está diretamente relacionada à capacidade de rastreio dele. Existem vários sensores que quando ajustados para uma altura baixa, não funcionam corretamente em algumas superfícies. Mas quando aumentamos essa altura, ele começa rastrear sem nenhum problema.

 

Peguemos o exemplo do Razer Deathadder 3.5G. O mouse tem um LOD razoavelmente baixo, mas ele não funciona corretamente em superfícies claras como mesas, sendo necessário o uso de um mousepad para ele rastrear sem nenhum problema.

 

Resumindo, quanto maior a altura que o mouse parar de rastrear, maior a compatibilidade com superfícies. E quanto menor, menor a quantia de superfícies onde esse mouse funciona. Isso acontece tanto com óticos quanto com mouses laser.

 

Existem sim, mouses com um LOD baixo e com boa compatibilidade com superfícies, mas não são muitos, tudo depende de vários fatores, tal como o sensor, a implementação do sensor, a lente utilizada, o LED utilizado para iluminar o sensor, o mousepad que você usa (alguns sensores se adaptam a ele)...

 

Enfim, se você quer um mouse com LOD baixo nessa faixa de preço, inclusive bem menor que o do Logitech G400S, recomendo pegar o CM Storm Alcor (e atualizar ele para o firmware 3.1.0).

 

 

 

Há mouses com ajuste de LOD tanto na categoria óticos (ex: Razer DA 2013, CM Storm Spawn, CM Storm Recon, CM Storm Alcor, Zowie FK, Mionix Avior 7000...) quanto em mouses laser (Corsair M60, Corsair M65, Mionix Naos 8200...).

 

Valeu pelo esclarecimento wetto. Já usei mouse com lod muito alto e realmente é muito difícil de se acostumar, ainda mais quando se vai jogar algo, o efeito me lembra bastante o incômodo do mouse aceleration. Interessante essa do lod baixo não funcionar em outras superfícies sem mousepad. Isso varia de acordo com a superficie ne? Tipo se for uma mesa áspera ou reflexiva o lod alto ajuda nessa questão?  

 

(não sei porque diabos pensei que n existia liftoff em sensores oticos, acho que foi de tanto usar kinzu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo esclarecimento wetto. Já usei mouse com lod muito alto e realmente é muito difícil de se acostumar, ainda mais quando se vai jogar algo, o efeito me lembra bastante o incômodo do mouse aceleration. Interessante essa do lod baixo não funcionar em outras superfícies sem mousepad. Isso varia de acordo com a superficie ne? Tipo se for uma mesa áspera ou reflexiva o lod alto ajuda nessa questão?  

 

(não sei porque diabos pensei que n existia liftoff em sensores oticos, acho que foi de tanto usar kinzu)

 

A minha mesa é um belo exemplo onde vários mouses não funcionam corretamente:

 

6jp7.jpg

 

- CM Storm Spawn com LOD baixo/médio (mas funciona com o LOD alto)

- CM Storm Recon com configuração de LOD em 1, 2 ou 3 (funciona mais ou menos no LOD 4 e perfeitamente no LOD 5)

- Razer Deathadder 3.5G

- Steelseries Rival

 

Enfim, por isso que eu não condeno mouses de baixo custo que tenham LOD médio ou alto. Deve-se pensar que esses mouses foram projetados pensando também naqueles usuários que não tem um mousepad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, se você quer um mouse com LOD baixo nessa faixa de preço, inclusive bem menor que o do Logitech G400S, recomendo pegar o CM Storm Alcor (e atualizar ele para o firmware 3.1.0).

 

Muito obrigado pelas respostas.

 

O G400s possui um LOD tão alto assim? Entre o G400s e o Xorbit, sabe me informar qual tem menor LOD? Tenho um mouse que capta até +/- 4 CDs de altura e acho alto demais!

 

Caso esses modelos possuam LOD alto optarei pelo Alcor que você me indicou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas.

 

O G400s possui um LOD tão alto assim? Entre o G400s e o Xorbit, sabe me informar qual tem menor LOD? Tenho um mouse que capta até +/- 4 CDs de altura e acho alto demais!

 

Caso esses modelos possuam LOD alto optarei pelo Alcor que você me indicou.

 

LOD de 4 CDs é alto, mas tem pior... Talvez o seu mouse seja até mais alto que isso.

 

Eu diria que:

 

1~2 CDs = Baixíssimo

2.1~2.9. CDs = Baixo

3~3.9 CDs = Regular

4~5.9 CDs = Alto

6~8 CDs = Altíssimo

 

O Logitech G400S tem um LOD de 3 CDs e o sensor AVAGO 3095.

 

O CM Storm Xornet tem um sensor AVAGO 3050 e um LOD de 4 CDs, da lista é o menos preciso.

 

O CM Storm Alcor com o firmware 3.1.0 tem um LOD de quase um CD e meio (1.7mm, sendo que um CD tem 1.2mm) e usa o sensor AVAGO 3090 na sua última implementação, sendo superior ao 3095 e versões passadas do 3090. Mas no firmware stock (padrão de fábrica) ele tem um LOD de 3 CDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Comprei o Logitech G400s mesmo e tive uma ótima impressão, tem uma pegada boa, uso sem mousepad e funciona perfeitamente na minha mesa e o LOD dele é baixo, por volta de 1 CD. Minha maior preocupação era justamente com o LOD, portanto fiquei satisfeito. O único detalhe que posso informar de negativo é o scroll, que diferente do meu mouse antigo, tem que afundá-lo um pouco para dar o clique. Mas em geral é um mouse muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...