Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jroliv

TV aiwa ar 295 rh sem imagem

Recommended Posts

Amigo Petronzio não consigo resolver o problema da imagem desta tv.A tensão de 205  da placa está com 195,  tensão de 129 está ok e as demais estão bem aproximadas e não consigo trazer a imagem. Ela apresenta uma tela esverdeada com riscos de cima em baixo.Caso tenha uma ideia favor me transportar, porque não agento mais apanhar. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ela tem som, e o resto aparentemente normal, seu problema ai deve ser só o IC902 (TDA6106) na placa do tubo, ele deve estar queimado ou a R908 aberta, verifique eles...

Para testar o CI, troque ele de lugar com o IC901, se o defeito for só o CI a tela ficará vermelhada com retraço de cima em baixo....

Compartilhar este post

Link para o post

Alo Bcpetronzio, procedi conforme sua orientação, embora não tenha nada a ver, agora me sumiu o son e está apresentando vertical fechado com uma faixa de mais ou menos 5 cm no meio da tela.

Medi o R 908, me parece normal.Qto a mudança do ci da placa do tudo 901/902 a alteção que houve é o que falo acima.Vou passar para o Sr. algumas voltagens que se apresenta na TV. :- os pinos dos cis 901 pino 9 -170V-8-179v-6-200 e os demais pinos sem tensão.O ci 902/903 permanescem do mesmo modo.Vou passar algumas voltagens que a tv apresenta R 901=200V-R 422=150v-R 408=200v.No TR 402 o emissor apresenta 230V, depois de alguns minutos ele cai para 180.A tv fica ligada por mais ou menos 15 minutos  depois fica em standbay.Petronzio dá uma analisada com calma  e veja se conseguimos botat está tv pra funcionar. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

AS tensões indicadas estão todas dentro da normalidade, menos a do transistor de saída horizontal Q402 o emissor dele esta aterrado, não deveria ter tensão nenhuma, você deve estar medindo é o coletor dele...

Quanto ao defeito no veritcal, esta relacionado com o CI IC301 (TDA8177), nele tem que ter -13V no pino 4 e algo em torno de +14V no pino 2.

Se essas tensões não estiverem presentes, verifique os resistores FR421 e FR431 perto do flyback...

OBS: Essa área da TV não tem relação nenhuma com o defeito original do TV!, verifique se não escorreu solda para a placa principal, enquanto você trabalhava na placa do tubo!...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Bc Petronzio, Fiz a verificação no IC 301 e tensão nos pinos citados estão muito baixa pino 4 =2v e pino 2=8.Qto a caida de solda na placa não tem.

Qto aos Fr 421/431 vou substituir porque o 421 não está legal.

Aproveitei e fiz uma medição nas tensão dos Cis da placa e aconteceu o seguinte:-

Ci 901- tem tenmsão no3 e 5 sem tensão-IC 902 sem tensão pinos 3 e 5- e 903 está OK.

Voutrocar os resistores e todos os CCis pra ver o que acontece.Qto a tensão do Q402 a é 230v no coletor

Estarei substiuindo estas peças e log te informo o resultado..

Compartilhar este post

Link para o post

Alo BcPetronzio, apliquei o procedimento anterior,  e o tv continuou na mesma situação. Então coloquei um novo flyback a coisa piorou, sumiu a imagem e o som.Os  Cis da placa estão a tensão para menos em torno de 20 volts nos pinos 6 e nove. Poderia o micro estar queimado?.O resistor que falastes o R 908 está bom.. A entrada de 205 V baixou p/ 175.Dá uma estudada  ai pra ver se conseguimos funcionar esta tv. Obrigado .

Compartilhar este post

Link para o post

Volte o flyback original, seu defeito ai era só vídeo esverdeado e depois falta do vertical, não é hora de condenar o micro!

Reveja o que você já fez e verifique se não ficou solda em curto ou faltando.... 

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Bcpetronzio, troqueitodos os cis da placa do tubo, subsdtitui os resistores que falaste, voltei o flayback antigo e não consegui trazer imagem.Com o flayback antigo agora ele está batendo.Agora estou seguindo ponto a ponto pra ver onde está esse gato impossivel de resolver.Caso tenha mais alguma ideia lhe agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique nos circuitos que você trabalhou, se não ficou soldas escorridas (em curto), com outras de trilhas próximas...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo BcPetronzio verificando a situação de todos os componentes constatei o seguinte:-na placa indica C 816- ali  esta´o capacitor  470/400v e no esquema está C846 de 220KPF/250 VAC qual seria o correto? A tensão no capacitor de filtro tanto um como outro a tensão não passa de 80 volts.Confirme por favor qual o capacitor correto.

Com a sua vasta experiencia,  será que estou com o esquema correto ou o que tenho é de outro modelo.

Estou meio perdido neste novo site, não sei se estou postando a mensagem no lugar certo.

Agradeço e respeito muito sua avaliação. Uma abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O capacitor C846 esta na entrada AC do TV, ele esta colocado logo depois do trafo de filtro T801.

O capacitor C816 é o capacitor de filtro principal da fonte e esta colocado logo depois da ponte de diodos formada pelos diodos D802, D803, D804 e D805.

Os valores indicados estão corretos: C816 = 470uF/400V (Eletrolítico) e C846 = 220KpF/250V (Poliester).

A tensão sobre o C846 é alternada e deve ter o valor da tensão da rede usada, já o capacitor C816 a tensão nele é contínua e também dependerá da rede usada...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais