Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilkyest

A posição da entrada de água influencia no desempenho? vamos testar!

Recommended Posts

Pessoal, para quem viu meus fans parrudinhos

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1084547-alterando-os-fans-usando-uns-mais-parrudos/

Meu sistema de watercooler caseiro

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1081076-novo-projeto-watercooling-case-mod-antec-620-e-reservat%C3%B3rio-de-vidro/

Sabe que sou meio malucão mesmo!. agora.... quando eu fui colocar o radiador eu pus, inicialmente, numa posição, e depois noutra. Mas... fica a questão!!!!

é melhor o radiador, com as entradas de água, para cima ou para baixo?

Pela lógica, seriam as entradas para baixo... porque o ar quente sobe, e o radiador é pensado no sentido de "arrancar" o calor da água, e jogar pro seu meio, sendo expelido pelo ar que cruza ali....

Será que influencia? Para os testes vamos fazer o seguinte.

O aplicativo de testes é o folding at home. Eu poderia usar o prime95, mas o folding usa mais dos recursos do PC, mais que o prime, e me permite pausar. Desta vez mudei pouca coisa no hardware, qual seja, a mobo... minha antiga M4A88TD-V EVO/USB3. Porque ela e não da assinatura?

devido, também, a isso!!!!

Podem ver que tive emoções deveras ultimamente né  :muro:  :muro:  :muro:

Buenas.. antes de mais nada vamos estabelecer o que vem a ser a entrada em cima, ou embaixo. É redundante, mas clareia mais a minha ideia, certo?

2014_09_16_054.jpg entradas viradas para cima cima

2014_09_16_055.jpg entradas viradas para baixo

Os aplicativos usados para monitoramento serão o HWinfo, apenas, transformando em planilhas excel e gráficos. Postarei, aqui, os gráficos apenas

2014_09_16_056.jpg o gabinete será usado aberto... vejam....

2014_09_16_057.jpg e a posição do sensor de temperatura, e a temperatura ambiente atual

And let the carnage begin!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Temperatura ambiente atual 19 ~ 20 graus

Radiador com entradas para baixo:

Prt_Scr_capture_6.jpg aqui estava foldando com as entradas viradas para baixo.

Temperaturas mais altas observadas pelo processador, e demais. Ordenados em função do processador

radiador_para_baixo_CSV_Open_Office_Calc

Agora, deixamos "baixar a bola" estabilizar, baixar as temps, e esse tipo de coisa

kiko-do-chaves-que-coisa-nao-whatsapp-im

CPU_FAN.jpg Ah... e já viramos o radiador para cima. Notem nos dois quadros bem a direita que dá uma ligeira alteração.... ou seja, "a bomba do water cooler" sente a alteração

Prt_Scr_capture_7.jpg agora entradas para cima

Temperaturas observadas

virando_pra_cima_CSV_Open_Office_Calc.jp

Pelo teste feito, considerando a variação de temperatura existente, não alterou praticamente nada.

Pela lógica, seria melhor para cima.... mas, pelo nossos números, pelo menos em carga, tanto faz

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ia comentar que ia alterar em nada por ser um sistema fechado e dinâmico, mas você já postou a conclusão que eu achei hehe.

Ia comentar que ia alterar em nada por ser um sistema fechado e dinâmico, mas você já postou a conclusão que eu achei hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade @Sambaquy me deu impressão que os fans reduziram a velocidade com a entrada para baixo, mas não consegui obter leitura nos medidores. Vou tentar novamente à noite

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais