Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda na refrigeração do meu sistema


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Bom dia galera.
Estou montando meu primeiro pc para games e eu não manjo nada de hardware, um amigo me ajudou a escolher a configuração.
MEMORIA KINGSTON HYPERX BEAST 8GB (2X4), DDR3 2400MHZ CL11, KHX24C11T3K2/8X - BOX
HD WESTERN DIGITAL 1TB CAVIAR BLUE SATA III 3.5", WD10EZEX - OEM
PLACA DE VIDEO RADEON SAPPHIRE R9 270X VAPOR-X 2GB GDDR5 256BITS, 11217-00-20G - BOX
FONTE EVGA 500B 500W, 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO, 100-B1-0500-KR - BOX
PROCESSADOR INTEL CORE I5-4690K DEVIL'S CANYON, 3.5GHZ, 6MB, QUAD-CORE - BOX
PLACA MÃE ASUS Z97-K, CHIPSET Z97, LGA 1150 - BOX
GABINETE GAMER PCYES! BIZON C/LED BLUE - BOX

Eu pretendo fazer oc já que meu processador, placa mãe e memórias me permitem fazer isso, mas não é para agora e gostaria de saber qual é o melhor método para fazer a refrigeração do meu gabinete em questão custo/benefício.
Esse gabinete vem de fábrica com 5 coolers, e eles tão configurados em push-pull, mas pelo que eu entendi o fluxo de ar dentro do gabinete é negativo. Já que 3 fans põe o ar de dentro( 2 no topo e 1 atras ) pra fora e 2 colocam o ar de fora para dentro ( 2 frontais ). E ainda existe a possibilidade da instalação de mais um cooler na parte de baixo do gabinete, próximo a fonte.
Todos os fans são de 120MM mas não possuem especificações.
Link do gabinete: http://www.pcyes.com.br/produtos/gabinetes/bizon-gamer
Minhas duvidas são as seguintes:
1-Eu vi alguns videos por ai e todos dizem que visando a melhor refrigeração o melhor modo é fazer um push-pull e o fluxo de ar dentro do gabinete deveria ser positivo ou seja com mais ar entrando do que saindo. E que preferencialmente com os coolers que puxam o ar na parte de baixo e os coolers que empurram o ar na parte de cima.
O que vocês tem a dizer sobre isso?
2- Futuramente, como disse acima, quero comprar um cooler pra processador com o melhor custo/benefício possível. Qual vocês me indicam?
3- vocês acham necessária a instalação de um fã na parte de baixo do gabinete? Se sim, como se daria a configuração dos fans?
4- Sei que aqui não é exatamente o lugar certo, mas aproveitando o tópico, o que vocês acham da configuração da minha máquina?

Desde já grato,
Att, Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hz

 

Bom dia galera.
Estou montando meu primeiro pc para games e eu não manjo nada de hardware, um amigo me ajudou a escolher a configuração.
MEMORIA KINGSTON HYPERX BEAST 8GB (2X4), DDR3 2400MHZ CL11, KHX24C11T3K2/8X - BOX
HD WESTERN DIGITAL 1TB CAVIAR BLUE SATA III 3.5", WD10EZEX - OEM
PLACA DE VIDEO RADEON SAPPHIRE R9 270X VAPOR-X 2GB GDDR5 256BITS, 11217-00-20G - BOX
FONTE EVGA 500B 500W, 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO, 100-B1-0500-KR - BOX
PROCESSADOR INTEL CORE I5-4690K DEVIL'S CANYON, 3.5GHZ, 6MB, QUAD-CORE - BOX
PLACA MÃE ASUS Z97-K, CHIPSET Z97, LGA 1150 - BOX
GABINETE GAMER PCYES! BIZON C/LED BLUE - BOX

Eu pretendo fazer oc já que meu processador, placa mãe e memórias me permitem fazer isso, mas não é para agora e gostaria de saber qual é o melhor método para fazer a refrigeração do meu gabinete em questão custo/benefício.
Esse gabinete vem de fábrica com 5 coolers, e eles tão configurados em push-pull, mas pelo que eu entendi o fluxo de ar dentro do gabinete é negativo. Já que 3 fans põe o ar de dentro( 2 no topo e 1 atras ) pra fora e 2 colocam o ar de fora para dentro ( 2 frontais ). E ainda existe a possibilidade da instalação de mais um cooler na parte de baixo do gabinete, próximo a fonte.
Todos os fans são de 120MM mas não possuem especificações.
Link do gabinete: http://www.pcyes.com.br/produtos/gabinetes/bizon-gamer
Minhas duvidas são as seguintes:
1-Eu vi alguns videos por ai e todos dizem que visando a melhor refrigeração o melhor modo é fazer um push-pull e o fluxo de ar dentro do gabinete deveria ser positivo ou seja com mais ar entrando do que saindo. E que preferencialmente com os coolers que puxam o ar na parte de baixo e os coolers que empurram o ar na parte de cima.
O que vocês tem a dizer sobre isso?
2- Futuramente, como disse acima, quero comprar um cooler pra processador com o melhor custo/benefício possível. Qual vocês me indicam?
3- vocês acham necessária a instalação de um fã na parte de baixo do gabinete? Se sim, como se daria a configuração dos fans?
4- Sei que aqui não é exatamente o lugar certo, mas aproveitando o tópico, o que vocês acham da configuração da minha máquina?

Desde já grato,
Att, Matheus

 

1° - Esse sistema Push and Pull é feito em radiadores ou dissipadores de calor e consiste em 2 fans, uma empurrando o ar e outra puxando, por isso o nome (Empurrar e puxar).
No gabinete o mais interessante é ter um fluxo contínuo, ou seja a mesma quantidade de ar que entra, e a quantidade de sai. Essa seria a configuração mais eficiente.
Como segunda opção utilize o fluxo de ar negativo (Configuração original do seu gabinete), ou seja, mais ar saindo do que entrando. Essa configuração evita que ar quente se acumule no interior do gabinete.
Já o fluxo positivo (Mais ar entrando que saindo), pode gerar acumulo de ar fazendo com que o mesmo aqueça demasiadamente.

 

2° - Acredito que pra uma configuração inicial seria mais interessante adquirir de imediato um cooler com melhor desempenho, pois o gabinete já é bem ventilado e mesmo

as fans originais sendo fracas, a refrigeração será satisfatória.

Como o intúito é fazer Over, eu recomendaria um modelo topo de linha. Porém apesar das medidas serem compatíveis com a largura do seu gabinete, é sempre interessante abri-lo e medir se realmente o espaço e suficiente para instalação.

http://www.kabum.com.br/produto/45426

 

3° - Acredito que no momento não há necessidade, mas não deixa de ser uma boa opção. Como já dito anteriormente infelizmente as fans que acompanham

os gabinetes são em sua maioria muito fracas (para fans de 120mm), portanto talvez um investimento futuro seria troca-las por modelos mais fortes, direcionando as mais

fracas para locais estratégicos. Isso claro se a configuração exigir, caso o desempenho do sistema de refrigeração seja satisfatório ao seu ver não há razão para troca.
Até o momento não existem razões para preocupação.
 

4° - Por se tratar de uma configuração visando melhor desempenho em games, eu particularmente trocaria esse kit de memória 2400mhz por um kit 1600mhz que custa metade do preço, e com essa diferença investiria em uma Vga mais forte como a R9 280x, o resultado será bem mais expressivo, pois quem dita o desempenho neste caso é a própria Vga e as memórias pouco influem.
Fica a dica

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela sua resposta.
Eu não tinha o intuito de pegar memórias de 2400 mhz, nunca me passou pela cabeça, mas quando estava no sistema de orçamentos do site pichau elas me saltaram aos olhos, não tinha como não pega-las.
No site, os 2 pentes de 4 gb estavam por 415 reais, isso antes do desconto final. O kit me saiu por 380 reais.
Não tenho certeza, mas acho que eles erraram no preço, mas eles tem que cumprir o preço combinado.
Os outros modelos de 1866 mhz e 1600 mhz 2x4 também estavam esse preço
Eu acabei levando mais por menos, no final das contas.
E o resto das peças, não teria como trocar por agora porque estavam bem no limite o meu orçamento :(

post-736445-0-28900100-1410960395_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela sua resposta.

Eu não tinha o intuito de pegar memórias de 2400 mhz, nunca me passou pela cabeça, mas quando estava no sistema de orçamentos do site pichau elas me saltaram aos olhos, não tinha como não pega-las.

No site, os 2 pentes de 4 gb estavam por 415 reais, isso antes do desconto final. O kit me saiu por 380 reais.

Não tenho certeza, mas acho que eles erraram no preço, mas eles tem que cumprir o preço combinado.

Os outros modelos de 1866 mhz e 1600 mhz 2x4 também estavam esse preço

Eu acabei levando mais por menos, no final das contas.

E o resto das peças, não teria como trocar por agora porque estavam bem no limite o meu orçamento :(

 

Conferi em outros sites e os valores estão bem bacanas, principalmente do processador.

Realmente você levou mais por menos, então nesse caso acabou sendo um bom negócio.

Mesmo não podendo investir em uma Vga mais forte não se preocupe, a R9 270x é uma placa excelente concorre diretamente com a

Gtx760 da Nvidia. Excelente kit.

Com certeza sua configuração dará conta dos jogos da nova geração com tranquilidade.

Sobre a refrigeração é o que foi dito no post anterior, talvez de imediato adquirir um cooler bacana seria o ideal, porém com o decorrer

da utilização você vai vendo o desempenho no geral e dai o que precisa ser adicionado ou retirado.

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu principal foco agora vai ser comprar um monitor full hd, depois pretendo comprar um teclado decente e ai sim partir para o cooler e os oc's.
Nesse meio tempo vou usar para pesquisar sobre overclock e aprender o máximo que eu puder pra não fazer besteira e acabar com o meu pc, além do que estudarei preços e verei qual melhor solução de refrigeração./

Muito obrigado pelas suas respostas.

Att,
Lokolrg3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Meu principal foco agora vai ser comprar um monitor full hd, depois pretendo comprar um teclado decente e ai sim partir para o cooler e os oc's.

Nesse meio tempo vou usar para pesquisar sobre overclock e aprender o máximo que eu puder pra não fazer besteira e acabar com o meu pc, além do que estudarei preços e verei qual melhor solução de refrigeração./

Muito obrigado pelas suas respostas.

Att,

Lokolrg3

 

Faz muito bem. Conhecimento é tudo hoje em dia.

Aqui no fórum você encontra tudo que precisa sobre O.C e também uma galera que saca muito disso. Ajuda aqui é o que não falta.

Fico feliz em ajudar.

As respostas te ajudaram? Curta, isso incentiva a todos os usuários do fórum a contribuir com a comunidade.

Não se esqueça de fechar o tópico selecionando a melhor resposta.

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...