Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de ajuda! Placa Mãe?


Linex

Posts recomendados

Bom dia, 

De uns 2 meses para cá, meu computador começou a apresentar algumas coisas que não eram de costume..

Primeiro ele começou a não ligar, eu apertava no power e o cooler dava 1 giro e desarmava.. a solução disto foi abrir o computador e toda vez que eu ia ligar eu colocava as mãos nos fios da fonte e então ele ligava normalmente (as vezes não dava vídeo), passei um bom tempo ligando o computador deste jeito.

 

Obs: Eu ligava ele com as mãos nos fios da fonte e se eu desligasse e ligasse o pc ele ligava normalmente, só voltava a apresentar o problema de girar o cooler e desarmar se eu deixasse esfriar.

 

Obs²: Se eu retirasse o cabo da fonte atx12v o computador ligava normalmente, sem esse negócio de desarmar o cooler porém não dava vídeo.

 

Meu computador raramente apresentava umas travadas na tela e só resolvia reiniciando, e também meu teclado parava constantemente de funcionar, eu conseguia voltar ele após retirar e colocar diversas vezes no plugin ps2.

 

Essa semana meu computador liga e não da vídeo, o teclado só acende as luzes quando aperto o power depois desliga e não liga mais, o computador só desliga apertando o power por 10s.

 

Levei a um técnico e ele disse que o problema é na placa mãe, que ela estaria queimada.. porém ela acende o led quando coloco o cabo de energia.. a única coisa que ela não está fazendo é dar vídeo, alguém pode me ajudar?

 

Placa mãe ASUS p/ Intel P5G41T-M LX2/BR 775 Box

 

Grato!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Linex e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Lendo seu depoimento, creio que este mau contato na conexão que a placamãe tinha com a fonte, tanto é que precisava encostar a mão nos cabos para fazer o PC funcionar. Com o uso prolongado do PC sob tais condições, acabou sobrecarregando os componentes da placamãe, sobretudo os capacitores, até quando algum acabou apresentando defeito e, comprometeu o funcionamento da placamãe, Linex.

 

O fato do PC ligar e não exibir vídeo é sintoma, geralmente de algum problema na alimentação do processador, da qual a placamãe não consegue demandar energia suficiente para que o mesmo funcione corretamente e o boot da BIOS se inicie. 

 

Dependendo do componente defeituoso, pode haver até uma esperança em ressuscitá-lo, Linex. O lance é achar algum amigo ou profissional (que não cobre muito) para checar seus capacitores e trocá-los, caso estejam danificados. Aqui vão alguns cenários:

 

fgfd.jpg

Capacitores "inchados".

 

capacitorg.jpg

Capacitores "inchados" e vazando líquido;

 

CAP.jpeg

Capacitores sólidos partidos.

 

Observe atentamente essas peças a procura de alguma anormalidade, como nos exemplos acima, por exemplo. Caso encontrar alguma peça nestas condições, a simples troca pode "reviver" a placamãe com auxílio de quem tem alguma intimidade de eletrônica, além, claro de verificar este mau contato entre o plug da fonte com a própria placa, que deve ter causado esse transtorno todo.

 

Abraço e boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando levei no técnico ele disse que a placa tava queimada, achei estranho porque o pc ainda ligava normalmente nessa epoca..

Ele me recomendou trocar a placa mãe e o processador, pois minha placa é antiga e pararam de fabricar por isso ficaria mais viável trocar o processador junto..

 

Estou pensando em comprar um i5 3330

E uma placa mãe, é uma boa opção?

Quais placas mães me recomenda pra esse processador, já tenho 2gb de memória ram ddr3 1333mhz e meu hd é 1 tera

Placa mãe com preço mais acessível se possivel ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

O problema dos processadores Intel de plataforma 775, Linex, é porque como a produção de CPUs foi encerrada há mais de 3 anos, os fabricantes de placamães reduziram a oferta de placamães compatíveis até o momento que encerraram também a produção delas. Você pode até encontrar placas compatíveis em sites de venda de usados, mas a confiabilidade já não é a mesma.

 

Bem, em relação ao i5 3330, é um ótimo processador, o lance é se você realmente precisa de tanto desempenho, já que, até então, um Pentium, ou Core2 Duo ou Quad, estava te atendendo bem até quando a placamãe "morreu" de vez. Alem disso, o i5 recomendado já não pertence mais à plataforma mais recente Intel, o i5 3330 pertence a linha 1155 e os atuais i5 (4XX0) são de socket 1150. Já que vai atualizar e a diferença de valores é pouca, melhor ir para o mais novo.

 

Não sei se seu foco para o micro seria para trabalho, uso geral ou para jogos. Dependendo de sua exigência, pode-se abrir mão de escolher o i5 e partir para um Pentium "Haswell" + placamãe H81 + 4GB DDR3 RAM. Seria bem mais eficiente a mudança e mais econômica também. Tracei aqui um exemplo de upgrade para você (links apenas referência, preços a vista sem frete):

 

Placamãe Asus M81M-C/BR (179): http://www.megamamute.com.br/produto/placa-mãe-intel-h81-lga1150-h81m-c-br-asus-73781 

CPU Intel Pentium G3420 @ 3,2GHz (218): http://www.kabum.com.br/produto/44647/processador-intel-pentium-dual-core-g3420-3-2ghz-3mb-lga-1150-bx80646g3420-

RAM Patriot 4GB DDR3 @ 1600MHz (146): http://www.kabum.com.br/produto/44108/memoria-patriot-4gb-1600mhz-ddr3-psd34g160081h-

 

Total: R$546,00

 

Só o i5 seria mais caro que todos os componentes acima e terá uma boa melhora de desempenho no geral se comparado ao sistema que possui. Se deseja mesmo o i5, essa placamãe o suporta, desde que seja de plataforma "Haswell" (i5 4XX0). Outra coisa, nessas placamães novas, não há suporte para drives e HDDs IDE, apenas SATA.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que no caso eu iria comprar o processador i5 3330 por R$200,00 usado 1 ano e uma placa mãe nova, a memória não precisaria trocar porque é 2gb ddr3 1333mhz, ai eu iria adicionar mais um pente de memoria de 4gb mais tarde..

 

Percebi que meu processador estava sem quase nenhuma pasta térmica, será que isso pode ter alguma influência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...