Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica - Clear Cmos


GuezTH

Posts recomendados

em diversos topicos de pcs que não ligam eu dou a dica de dar um clear.

mas muitas vezes as pessoas não sabem como fazer então lá vai.

CLEAR CMOS consiste em "zerar" as configurações da BIOS..

temos tres pinos normalmente na parte de baixo a direita ou entre os ultimos slots... e tem um jumper(normalmente vermelho) na posição 1-2 ou 2-3 (depende da configuração da placa).

é só acha-lo, inverter a posição (por exemplo: se ela estiver 1-2 é só colocar na 2-3 ou vice-versa)esperar alguns segundos(não se desespere... a maquina não vai ligar por enquanto) ... e voltar para a posição normal do jumper...

pronto.

Espero ajudar...

galera se alguem quiser complementar com mais alguma dica... postem aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deve somente trocar a posição do jumper, esperar alguns segundos e voltar a posição original... Aí sim ligar a máquina(pois durante este processo ela deve estar desligada, de preferência, da tomada). Não liguem a máquina com o CMOS em clear! Algumas placas podem sofrer avarias com isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por macsei@01 jul 2004, 04:45

Clear CMOS através do jumper apropriado e a opção Load Fail-Safe Defaults do Setup produzem o mesmo efeito?

Sim e não. O "Fail-Safe Defaults" aplica as configurações de fábrica, já o "Clear-CMOS" apaga as informações salvas no CMOS. A diferença prática é quando o micro nem ao menos dá boot, por uma má configuração do sistema, aí você vai lá e zera o CMOS.
dá na mesma... eu ligo... mas a maquina não liga por ela estar na posição de clear... mas por precaução eu tirei da mensagem ali em cima...
No seu caso deu na mesma, mas isto não se aplica a todos. O próprio Gabriel Torres, em testes com uma K7N2 Delta-ILSR(se não me falha a memória), danificou a placa fazendo isto. Já vi também outros casos, onde o micro não dava mais boot... É melhor não arriscar e seguir as recomendações do fabricante, impressas no seu respectivo manual.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx,

Eu atualizei o BIOS há alguns meses. Logo depois, como não podia abrir o gabinete do micro por causa da garantia, não fiz um Clear CMOS, apenas carreguei as opções padrões do Setup.

Apesar da atualização do BIOS ter sido bem-sucedida -- o computador está funcionando perfeitamente --, um pequeno problema que deveria ter sido corrigido não o foi. A garantia terminou, posso abrir o computador agora. Por isso quis saber se havia diferença entre esses dois métodos.

No tópico fixo Atualização do Bios, Sombra_XXI diz o seguinte:

"Eu tenho comigo que após uma atualização e imprescindível dar um Clean CMOS, não adianta só fazer o Load Defaults, portanto, aconselho a abrir o seu micro e fazer o Clean pelo Jumper, depois reconfigure o setup novamente."

Tentarei o Clear CMOS, não custa nada. Ou custa? Diga-me, além do cuidado de não ligar o computador com o jumper na posição errada, há algo mais a ser levado em conta (fora o básico, como desligar o computador, descarregar a eletricidade estática, etc.)?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Apesar da atualização do BIOS ter sido bem-sucedida -- o computador está funcionando perfeitamente --, um pequeno problema que deveria ter sido corrigido não o foi.
Nossa Macsei, você tirou este tópico do fundo do baú... Você acredita q até hoje não vi esta função "funcionar"? Só sei q o problema do não reconhecimento do meu teclado era atrelado ao jumper q habilitava o Power-on by Keyboard, foi só desativar q parou os problemas...

Todas as placas q passaram pela minha mão e tinha tal função também não "funcionaram". Uma coisa me passou pela cabeça, não será falta de aterramento? A tomada onde seu estabilizador está ligado é aterrada?

No tópico fixo Atualização do Bios, Sombra_XXI diz o seguinte:

"Eu tenho comigo que após uma atualização e imprescindível dar um Clean CMOS, não adianta só fazer o Load Defaults, portanto, aconselho a abrir o seu micro e fazer o Clean pelo Jumper, depois reconfigure o setup novamente."

Bom, eu discordo da posição do Sombra, clear-cmos para mim é só em caso de necessidade mesmo. Por precaução também o faço quando troco o processador da máquina. Mas enfim, mal não há em executar este procedimento...
Diga-me, além do cuidado de não ligar o computador com o jumper na posição errada, há algo mais a ser levado em conta (fora o básico, como desligar o computador, descarregar a eletricidade estática, etc.)?
Não, só isto mesmo, muito simples...
Obrigado!
De nada. Estamos aí! :joia:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tomada é aterrada. Se está de acordo com a norma, não sei, mas foi um eletricista quem fez o aterramento.

Farei um Clear CMOS. Se houver alguma mudança, direi lá no outro tópico. A propósito, eu não me esqueço desse problema por um motivo simples: o gabinete tem uma tampa que permanece fechada para proteger os drives e não bloquear (quando aberta) uma entrada de ar; então, tenho de abrir (e logo depois fechar) essa tampa toda vez que ligo o computador... Se pudesse usar o teclado, não teria mais esse "trabalho"... Eu sou daqueles que acham que é o computador quem tem de trabalhar para mim e não eu para ele... B)

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado Originalmente por macsei@02 de julho de 2004, 01:05

Phoenyx,

Eu atualizei o BIOS há alguns meses. Logo depois, como não podia abrir o gabinete do micro por causa da garantia, não fiz um Clear CMOS, apenas carreguei as opções padrões do Setup.

Ahh, tem tambem um modo de dar o Clean CMOS pelo DOS, mas eu não sei qual a linha de código, no caso de um pc na garantia isso é bem útil :D

è isso aí, Quem não tiver + o que fazer pode pesquisar na net, mais vai ser MUITO difícil achar isso, porque é um modo MUITO, MUITO antigo mesmo de se dar o curto da bios!!!

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...