Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta Ecologica


Ana Pires

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho um projeto da faculdade em que tenho que desenvolver um programa que capte e demonstre a quantidade de energia gerada quando uma pessoa passa por uma porta giratória. Eu não faço ideia de como captar essa energia e transmitir os resultados para o programa. Necessito de uma direção de como inicio esse projeto.

 

aguardando resposta.

 

grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal, tenho um projeto da faculdade em que tenho que desenvolver um programa que capte e demonstre a quantidade de energia gerada quando uma pessoa passa por uma porta giratória. Eu não faço ideia de como captar essa energia e transmitir os resultados para o programa. Necessito de uma direção de como inicio esse projeto.

 

aguardando resposta.

 

grata.

De que energia estamos falando?

seria a energia gerada pelo movimento da porta giratória, que neste caso deve estar girando algum tipo de "dínamo"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De que energia estamos falando?

seria a energia gerada pelo movimento da porta giratória, que neste caso deve estar girando algum tipo de "dínamo"?

Sim, seria a energia gerada pelo movimento da porta. E eu não tenho ideia de como captar essa energia e transmitir os resultados para o software. 

acredito  que para medir  a força  que esta porta ira exercer  é preciso primeiro  entender  de micro controlador pic e leituras analógicas  agora   explique melhor com mas detalhes  em que será mostrado o resultado desta medida  etc...

Bem, os resultados serão mostrados no programa que tenho que desenvolver, e será mostrado a quantidade de energia gerada a cada giro da porta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Energia elétrica? 

 

Basicamente será um medidor de potência em watts hora. 

Você vai ter um dínamo gerando uma potência elétrica a cada giro. Vai ter uma carga na saída do dínamo que pode ser resistiva.

Precisará de um amperímetro e um voltímetro.

Você Irá implementar o amperímetro no próprio PIC, que deverá pegar uma amostra de um resistor Shunt que deverá ficar em série com a carga.

Deverá também implementar o voltímetro no pique.

A potência em watts hora é o produto da multiplicação da corrente pela tensão que atinge a carga.

 

Quanto mais potência desejar gerar no dínamo, maios será a multiplicação de velocidade no eixo do dínamo e muito mais pesada ficará a porta giratória.


Você poderá se inspirar neste medidor:

http://www.dx.com/pt/p/northmeter-power-bay-ssm-lcd-intelligent-power-meter-measure-consumption-monitor-white-178400#.VBuXl5RdWuJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nesse caso @albert_emule não seria melhor um alternador? ou dinamos em contra-fase? uma porta giratória girará raramente 2 voltas completas, você perderá até um ciclo e meio de carga ali (sou bancário, se tem coisa que vejo é porta giratória girando)

 

com um sistema em alternador, você aproveitaria cada semi-ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema nem é este, pois isto se resolve com engrenagens de multiplicação.

É que a porta ficará realmente pesada.

 

Pense num motor com redução... Por mais fraco que ele seja, vai parecer super forte.

No caso do alternador é a mesma coisa, porém no sentido inverso: Quem vai produzir a força é a pessoa.

 

A potência gerada sem muito esforço será pequena, na verdade inútil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal, tenho um projeto da faculdade em que tenho que desenvolver um programa que capte e demonstre a quantidade de energia gerada quando uma pessoa passa por uma porta giratória. Eu não faço ideia de como captar essa energia e transmitir os resultados para o programa. Necessito de uma direção de como inicio esse projeto.

 aguardando resposta.

 

grata.

Bom, meus amigos, antes de ficar especulando sobre tal assunto, vamos esperar a Ana Pires dar mais detalhes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...