Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando em jogos.


Ir à solução Resolvido por Davoy,

Posts recomendados

@Adalbs Fernando, como você está ligando seu computador à energia? Por estabilizador? Se sim, qual a potência do mesmo? Ou está ligando seu PC diretamente na tomada? Ou seja, a fonte na rede? Está usando filtro de linha ou não? Outra coisa também que não vi você comentar, mas já fez um teste de temperatura quando está em jogo? Qual o cooler que você utiliza no seu processador? Se for o padrão da Intel, PODE SER, não significa que realmente irá funcionar, super aquecimento do processador. Nessas configurações, meu processador chegava perto dos 90ºC. Então coloquei um novo cooler, o H100i da Corsair e agora não ultrapassa os 50~60ºC (com Turbo Boost, core dos processadores, etc.). Testou também realizando esse aumento de tensão para a placa de vídeo? Ou seja, fazer um overclock? Mas procure aumentar só o que um determinado vídeo comenta aqui nesse tópico, 50 mV, sua placa mãe com certeza deve suportar esse aumento, bem como a fonte, e todo o resto dos componentes. Dê-nos o feedback. Eu ainda não comprei a placa mãe porque o dinheiro da minha bolsa não saiu, mas assim como você, pode ser que eu a compre e não resulte em nada. Outra coisa também, fez todos esses testes que realizei, no seu computador? Estressar o processador, testar a memória, o HD, etc.?

 

@Juliano do Amaral Chaves, não necessariamente pode ser problema físico da VGA. Como falei, possuímos o mesmo problema e mesmo assim eu testei minha placa de vídeo em outro PC, de características semelhantes e funcionou normalmente. Porém, nesse outro PC, meu amigo utiliza um estabilizador com potência de 1500 VA, enquanto o meu é de 800 VA. Testei um módulo isolador, mas o problema persistiu. Estou com vontade, mas acho muito arriscado ligar a fonte diretamente na tomada para verificar se o problema é o fornecimento de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davoy, Boa Tarde


 


Utilizo uma fonte corsair 750W 80 PlusGold ligada diretamente na tomada. Essas fontes novas não necessitam de estabilizador. Realizei todos os testes de stress e o computador funciona normalmente. Em relação a temperatura do processador a mesma fica em torno dos 60º~70º. Possuo 5 coolers em meu gabinete e o cooler original do I74770k então já descartei a possibilidade de super aquecimento. EM teste com o programa OC Scanner deixei ligado umas 6 horas e não ocorreu nenhum travamento nem alterações em voltagens. EM relação ao aumento de Tensão na placa de vídeo não é necessário voce já percebeu que nossa placa fica cravado em 1200mV quando sujeita a testes de stress?


Estou pesquisando várias soluções em fóruns gringos caso algum de certo postarei aqui.


Abraços!


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adalbs Fernando boa tarde!

 

Nosso processador pode suportar uma temperatura aceitável de trabalho de até 72ºC, como você falou que a sua está chegando perto dos 70ºC, isso pode influenciar, não é porque ele tem essa margem de segurança de até 72ºC que ele tem de trabalhar nela necessariamente, o que seria mais confortável para ele trabalhar em uma temperatura abaixo disso. Possuo o gabinete Carbide 500R da Corsair, com 2 coolers frontais, um traseiro e um de 200 mm na lateral. Quanto a tensão da placa de vídeo, eu não verifiquei isso, como você fez teste de estresse nela? Eu sei que por esses programas de clock, a máxima que consigo elevar é até 12 mV, estou achando esse 1200 mV muito alto o_O, é esse valor mesmo em que ela trabalha normalmente? Não corre perigo de ligar a fonte diretamente na energia? Estou querendo fazer esse teste para ver se é a energia, mas morro de medo, kkkkk. Não sei se você respondeu já, mas testou a sua placa em outro PC? Funcionou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

 

Só um detalhe que já mencionei mas vou reforçar sobre o meu problema, é que a VGA funciona normalmente se não estiver com os drivers instalados, o problema ocorre quando tento instalar os drivers, no momento da instalação quando o instalador carrega os drivers e a tela fica preta, já trava e não volta mais, lembrando que quando começou a acontecer o problema eu até conseguia instalar os drivers e tudo. Outras coisa é que já testei com vários drivers, desde os mais antigos até os mais recentes e mais um detalhe, a VGA funcionava com todos os drivers que testei, pois comprei esta VGA no ano passado então já usei vários drivers nela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

 

Só um detalhe que já mencionei mas vou reforçar sobre o meu problema, é que a VGA funciona normalmente se não estiver com os drivers instalados, o problema ocorre quando tento instalar os drivers, no momento da instalação quando o instalador carrega os drivers e a tela fica preta, já trava e não volta mais, lembrando que quando começou a acontecer o problema eu até conseguia instalar os drivers e tudo. Outras coisa é que já testei com vários drivers, desde os mais antigos até os mais recentes e mais um detalhe, a VGA funcionava com todos os drivers que testei, pois comprei esta VGA no ano passado então já usei vários drivers nela.

 

Sugeria isto, e espero que ajude - se o problema for devido a drivers, ou conflito de drivers. Se clicar no meu nick, verá o que penso sobre problemas - como o deste tópico - difíceis de descobrir a causa ou origem... :(

 

1-) Crie um ponto de restauro antes.
Iniciar --> Ajuda e Suporte --> escreva
pontos de restauro
e siga as instruções para criar um.
Melhor ainda: baixe, instale e corra o freeware Double Driver (*). Faça o backup completo, total, de todos os drivers que tiver instalados (*).
2-) Só depois deverá correr o freeware Slim Drivers (entretanto também baixado e instalado) e aceitar todos os drivers - ou APENAS o (ou os) que achar que estão atrapalhando - dos que o Slim Drivers recomendar. Ah, use também a função de backups do próprio Slim Drivers.
Por vezes, o Slim Drivers não instala os drivers preferíveis ou mais adequados, daí a recomendação do backup antes.
E pra mais segurança, aconselhava criar um ponto de restauro antes de instalar - ou correr - o Slim Drivers.
 
(*) Atenção: cada vez que se instalarem novos drivers, convém fazer de novo o backup de TODOS os drivers (com o Double Driver), que incluirá o ou os mais recentes. Aí pode eliminar-se o backup anterior do Double Driver, incompleto pois não tem os drivers mais recentes.
 
Boa sorte, e abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal achei um link muito interessante sobre o assunto, é de junho do ano passado, por favor leiam pois me pareceu muito esclarecedor.

 

http://www.gamevicio.com/i/noticias/163/163921-aviso-para-usuarios-nvidia-sobre-os-drivers-nvidia-geforce-320-18-whql/


Tentei essa sugestão, mas não resolveu, testem ai quem sabe para vocês não resolva

 

http://ajudai.blogspot.com.br/2013/10/o-driver-de-video-parou-de-responder-e.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davoy Boa Noite

 

Alguma posição sobre o problema? Já tentei de tudo aqui e nada... Estava pensando é meio difícil ser problema de hardware pois temos o mesmo computador com o mesmo problema... Só se demos muito azar na compra das peças.

Abraços!

 

@Juliano do Amaral Chaves,nenhuma melhora =/ já tentei de tudo aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adalbs Fernando até agora nada ainda. Espero poder testar meu PC na casa de um amigo. Lá irei testar o estabilizador dele de 1500 VA, ver os resultados, testarei trocando a fonte dele pela minha e ver o que acontece, a placa mãe, etc. Iremos intercambiar as peças e ver o que acontece modificando aqui e ali, se tem algum resultado. 

 

Falando de outro tópico, @Adalbs Fernando, as peças acredito que devem ser compatíveis, ou seja, não "demos azar" no ato da compra, até porque já vi PC com configurações melhores e a mesma placa mãe, funcionando, como foi o caso que o @P.Sousa postou um vídeo no tópico dessa situação. E também, eu consigo jogar por alguns instantes antes de travar, não sei se é o mesmo com você. E logo quando ela chegou e comprei a fonte, liguei e consegui jogar por umas 3 horas e depois fui dormir. No outro dia é que começaram meus problemas.

 

As soluções informadas pelo @Juliano do Amaral Chaves também não funcionaram aqui. :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davoy Boa Tarde

 

É isso mesmo também jogo alguns minutos algumas vezes até 30 minutos sem nada acontecer. Após certo período que tudo trava. Estou na mesma também irei testar peça por peça no computador de um amigo e verificar. Provavelmente este final semana. Hoje estou instalando o Windows XP e ver o que acontece.

Bom mas vamos mantendo contato até solucionarmos este problema.

Abraços!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, pessoal!

 

Testei hoje pela manhã outro estabilizador no meu PC, de 1500 VA. O Counter-Strike Global Offensive rodou suave, com todas as configurações no máximo, sem problema algum. Prossegui então para testar outros games, como Watch Dogs e Assassin's Creed IV. AC IV rodou normal por algum tempo, mas travou do mesmo jeito, não surtiu efeito. E o Watch Dogs não surtiu efeito. Então, acredito que não seja só problema de energia, tendo em vista que o CS funcionou, o que antes com meu estabilizador de 800 VA não passava nem 10 segundos, mas também problema de hardware, o que é bem provável ser a placa mãe, devido ao empenamento dos pinos do socket do processador que comentei há algum tempo. Irei trocá-la e verificar o que acontece.

 

Mais alguém teve sucesso, alguma novidade? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O último procedimento que realizei e que acreditava ser o problema eu comentei num post anterior, que era de testar a energia utilizando um estabilizador mais potente, o que acabou resultando em nada. Esses dias que seguirão irei realizar a troca da minha placa mãe por uma outra voltada mais para a área gamística, que tenha possibilidade de utilizar overclock, etc. Sim, eu sei que você adquiriu uma placa absurda, top das tops e ainda assim o problema persistiu. Entretanto, no meu caso como falei em posts mais antigos, quando meu pai foi tentar montar o processador nessa placa mãe, acabou empenando alguns pinos do socket do processador da placa mãe. Tá, desempenaram e o PC ligou normalmente e está "funcionando" (na época utilizava uma HD Radeon 6670 2 GB DDR3 e o desempenho gráfico não havia sido incrementado tanto quanto achei que ficaria após ter adquirido mais memória, placa mãe nova e um novo processador, não sei se após o desempeno a conexão entre a placa mãe e o processador ficou 100% o que acarretou essa falta de desempenho na época e agora da mesma forma com essa nova placa de vídeo), mas conversando com o @P. Sousa, ele comentou algo comigo que realmente fez sentido. A taxa de transferência de dados, comunicação, processamento, etc., é tão elevada que qualquer falhazinha mínima pode desencadear falta de desempenho e tipo, o que acontece no meu PC é que eu abro os jogos, passo pouco tempo e o jogo, no caso do CS trava, mas se eu der o gerenciador de tarefas, consigo fechá-lo. No caso do Assassin's Creed IV Black Flag, o game por si só minimiza após algum tempo e aparece "ACIVBF.exe parou de funcionar", com o Watch_Dogs da mesma forma. E isso eu já formatei o PC, troquei SO, desinstalei e reinstalei os games, não sei se o que comentei anteriormente tem influência direta nisso daí. Ou talvez não seja apenas a peça com defeito, mas uma combinação, como energia + placa mãe defeituosa, quem sabe? Quando liguei o outro estabilizador, o CS rodou tranquilamente sem travar, isso num intervalo de uns 5 minutos, após isso fechei o game e fui testar os outros que comentei.

 

Então, como falei, estarei adquirindo uma nova placa mãe de hoje para amanhã, acredito, e agora só me resta torcer de que esse era o meu problema. :/

 

Já o seu problema @Adalbs Fernando é bem peculiar, já que você comentou que consegue jogar por até 30 minutos antes do jogo fechar, no meu não consigo passar nem 10 segundos. Só após a utilização desse novo estabilizador foi que consegui passar mais tempo.

 

Claro, eu também não descarto a possibilidade de, mesmo nova, a fonte tenha vindo com defeito. É pouco provável, mas não é impossível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Davoy.

 

Estou com esse problema de fps em jogos faz um bom tempo mas nunca corri atrás pra saber o que era. Agora que estou com mais tempo, resolvi pesquisar e vim parar no seu tópico. Minhas configurações:

 

Placa mãe: MSI 970A-G45

Processador: AMD Phenom II X6 1100T Processor 3.30 GHz

Memória: Kingston 8 GB DDR3 

Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 560 1024MB GDDR5

Fonte: Thermaltake TR2 800W

 

Montei está máquina no ano passado. Tinha comprado uma fonte da Corsair mas logo de cara sabia que estava com defeito pois não ligava nem a máquina. Enfim, troquei por está e a principio parecia tudo certo. Os jogos rodavam perfeitos e sem nenhuma problema de fps. Depois de um mês mais ou menos, percebi a famosa queda de fps no LOL (League of Legends) e achei que fosse só na hora que ficava os 10 jogadores na minha tela. Mas não. Começou a ser mais constante essa queda e também reparei que também acontecia no BF3 e no CS GO. O único teste que fiz, foi ligar a máquina direto na tomada e também não funcionou. Chequei as temperaturas e também estavam normais. A vontade mesmo era de montar uma nova máquina, mas e o medo de ter o mesmo problema? Peço que me fale programas que eu possa estar fazendo testes também aqui e que consigamos arrumar de vez este problema.

 

Obs: Quis falar aqui pois não queria abrir mais um tópico sobre o mesmo assunto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lwagenska, tenta rodar o Prime95, o HDScan, algum benchmark como o 3DMark e o MemTest, veja se acusa alguma coisa nesses testes. Lembrando que quanto mais tempo passar realizando os testes, mais confiáveis.

 

@Adalbs Fernando, yo non creo xD. Resolveu apenas retirando um pente de memória? Mas isso é ridículo, a pessoa gasta, gasta para fazer um upgrade e o problema se resolve com um downgrade? Ou você a removeu porque esta apresentou defeito? Estive conversando com outro amigo meu esses dias, ele me passou umas dicas de alterar alguns valores na memória e fazer o teste. Consegui jogar Watch_Dogs por 10 minutos, o que antes não passava nem 30 segundos. Mas mesmo assim continuou o problema e novamente não passa nem muito tempo in-game. Espero que essa semana ainda eu consiga testar componentes variados no PC, outra fonte, outra placa mãe, considerarei agora outra memória e torcer por um resultado positivo, 3 meses nessa luta, cansado já. :(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei outra placa de vídeo no meu PC, uma MSI GeForce GTX 770 2 GB GDDR5 e rodou sem nenhuma travada. Testei também com a minha GTX 760 SC uma outra memória, também da Corsair, mas o problema persistiu, crendo assim que o problema não é a memória. Ao que parece ser, é a placa de vídeo, já que outra placa de vídeo, mais potente que a minha, rodou normalmente. Testarei novamente a minha placa de vídeo em outro PC esse final de semana que vem. Apresentando o problema, mandarei para a garantia do Kabum! para que me enviem uma nova. :/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davoy

 

Se sua placa esta na garantia, não perca mais tempo e use a garantia, no meu caso eu já não tenho mais a garantia e tenho certeza que o problema é na VGA, ja fiz muitos teste, até fiz alteração de BIOS e nada resolveu, mas estou convencido de que a assistência técnica consegue resolver o problema, mas não quero mais perder tempo com essa VGA.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal!

 

Testei minha placa de vídeo em outro PC, nele o cara conseguiu jogar DotA 2 por mais de horas e o novo Call of Duty: Advanced Warfare também por muito tempo e segundo o que ele me relatou, não apresentou nenhum tipo de problema, não teve nada cintilando, não teve artefatos na tela e o melhor de tudo, não travou nem fechou em momento algum. Partindo assim para outro componente do meu PC que eu não testei: a placa mãe. Que já estou pesquisando onde comprar, preços, qual comprar, etc. Possuo uma margem de até uns R$ 900,00, mas como há muita coisa que não utilizo, como SLI, ou 4 sockets de memória, não faz sentido eu comprar uma placa desse porte, baixando assim o preço, porém como a minha GTX 760 SC não funcionou na minha placa mãe e a GTX 770 funcionou, acredito que seja o fato da mesma não realizar overclock que a minha placa de vídeo necessita. Irei informá-los quando tiver mais novidades, acredito que estou chegando ao fim essa saga! xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa noite, pessoal! Minha saga então chegou ao fim! Adquirir uma nova placa mãe, dessa vez da Asus, uma Z97 Sabertooth Mark 2 e meus problemas acabaram. Até o presente momento joguei Watch Dogs por mais de uma hora sem travar e nem apresentar nenhum tipo de problema. Formatei meu PC e então estou instalando os outros games, como DotA 2, CS:GO, AC IV, BF 3, Dragon Age, etc., e irei baixar mais alguns outros para poder desfrutar ao máximo o que meu PC proporciona xD. Sem mais delongas, agradeço a todos que se importaram e ajudaram ao máximo para a resolução não só do meu problema, mas como alguns companheiros aqui do fórum também possuíam, possuem e ainda possuirão e que ao ver esses tópicos pode ser que conseguirão também solucionar seus respectivos problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns @Davoy! Depois de alguns meses finalmente seu problema foi resolvido, infelizmente é uma solução que nem todos podem adotar de imediato (trocar um componente) enquanto que o problema é bem comum. Parece-me ainda que a solução chegou em ótima época: FÉRIAS. hahaha

 

Por curiosidade: que fim levou sua antiga placa-mãe?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal @Davoy

 

Fico pensando se eu problema foi resolvido com a troca da placa mãe, talvez essa também poderia ser a solução para, vou ver se acho alguma maneira de testar, mas se este for o caso, vou ficar com a impressão de que algo aconteceu na minha placa mãe, já que o problema aconteceu comigo após um ano depois de ter trocado de placa de vídeo, ou seja, durante todo este tempo estava funcionando normal e de repente parou, sendo que já cheguei a testa-la em outro PC, mas era uma placa mãe inferior a minha, então considero um teste ineficaz. de qualquer forma, para eu trocar de placa mão não compensa, se esta for a solução terei que trocar todo o meu kit.

 

Mas que bom que seu problema foi resolvido

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...