Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Queiros19

Projecto Arduino Automação Residencial

Recommended Posts

boa noite pessoal do forum

hoje, estou aqui com um quebra cabeças bem chato que me anda atormentar bem a vida, a minha e a do meu projectinho pessoal rsrs

o meu projecto, entre varias coisas, leva três que me estão a dar problemas

o Arduino MEGA 2560

um leitor RFID RC522

um shield Ethernet

os três estão ligados por SPI, que é a sua comunicação base, no entanto funcionam muito bem em separado mas quando misturo tudo, dá galhada.

eles estão divididos em dois PCB´s diferentes, o Arduino e o Shield Ethernet estão juntos no mesmo PCB e o leitor de RFID está num PCB a parte ligado por uma flat cable

quando eu conecto a flat cable, o shield deixa de funcionar e o modulo RFID funciona perfeitamente, se desconectar o RFID, ele perde todas as ligações, e o shield ethernet passa a funcionar correctamente

tenho também no mesmo barramento um cartão SD que funciona em qualquer configuração (o cartão SD está no mesmo PCB que o shield ethernet e por sua vez no mesmo que o Arduino).

penso que todos os outros componentes (RTC, EEPROM externa ligada por I2C, buzzer, LEDs, modulo bluethooth, estão a parte e não estou a partir do principio que tenha haver com alguem deles, até porque quando estou a testar o shield ethernet (por exemplo), eles nem são chamados a conversa)

Alguém me sabe dizer o que possa estar acontecer com estas ligações?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, meu amigo Queiroz... como está a nossa terrinha?

Tô com saudade de um fado.

Você está separando o CS para cada dispositivo ligado no barramento SPI ?

Se não dará conflito.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom do amigo, português? De onde?

Sim, tenho o 4 para o SD, o 10, para o shield e o 36 para o RST do RFID e o 38 para o SDA do RFID

Mas quando chegar a casa vou voltar a testar na via das dúvidas (esta apontado)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho esquema nem código, porque mal conecto o RFID ele desliga logo o shield e não consigo testar nada em conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

"os três estão ligados por SPI, que é a sua comunicação base, no entanto funcionam muito bem em separado mas quando misturo tudo, dá galhada.

eles estão divididos em dois PCB´s diferentes, o Arduino e o Shield Ethernet estão juntos no mesmo PCB e o leitor de RFID está num P "

Mas  mesmo assim como sabes se CS de cada um não está liberando outro?

Sendo que você mesmo fala

Compartilhar este post

Link para o post

você esta a perguntar se eles estão completamente isolados uns dos outros ou se o problema esta no software?

Exatamente no "firmware".

Na comunicação SPI, cada "escravo" só é acessado via CS (chip Selest) e o nível ao qual é habilitado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, eu ainda não cheguei aí, porque não consigo testar o firmware, porque mal conecto o PCB do RFID ele desliga logo o shield ethernet, parece que entra em curto circuito, mas já testei as ligações todas e os shunts e não tem nada

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes...

Testa cada dispositivo, um de cada vez. Depois de cada um testado, você define os pinos que irão selecionar cada um deles.

Defina qual o primeiro...

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os dispositivos funcionam separadamente, o problema é quando conecto tudo, basta fazer a coneccao para o ethernet deixar de comunicar

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os dispositivos funcionam separadamente, o problema é quando conecto tudo, basta fazer a coneccao para o ethernet deixar de comunicar

Resolva isto e te ajudo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais