Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Indicação de nivel baixo"


Ir à solução Resolvido por Formigoni,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Seu circutio está errado mas como essa não é sua praia, tudo bem. pelo menos você está tentando e isso é o importante. voce já tem boas entradas de projeto. 1.55 a 5.52 já é um dado e tanto. O que você precisa é ligar os terras em comum (do pic e da boia) . Sugiro um simples divisor resistivo pra faclitar pode ser por 2 mesmo. 2 resistores 10k em série. um lado vem da sua boia, a conexão do meio, aplique na entrada ad do mc. o outro lado no terra-gnd-chassi que vai ser o mesmo do mc. Capacitor em paralelo com o resistor que vai pro terra vai ajudar muuuuitoooo. Pronto! Faça a leitura adcread() e analise o resultado. Anote o resultado quando cheio e quando vazio. A matemática pra converter pra litros a partir daí é muito simples. Também a é a lógica pros alarmes. Menos fácil seria uma talvez necessária  "calibração" usando eeprom, mas nem tanto. Se não conseguir fazer sozinho, depois a gente vê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste do led é muuuiiito revelador. Agora já sabemos que as configurações da frequencia estão mesmo erradas! Funciona, conforme você fez um "arranjo técnico" (hehe):>> use delay(clock=1000000)<< e funcionou, deu o tempo de 1seg, ótimo, porém não pode ficar assim!!!

 

No início do tópico você menciona que está usando um 16f690, mas nos seus fuses, está incluindo um 18f2550, qual é o pic que você está usando mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Vinicius...

 

No inicio eu iria usar o PIC 16F690 mesmo, mas só tinha um desses aqui e ele acho que esta com problemas pois não consigo gravar nada nele.. Então como tinha aqui 2 peças do 18F2550 eu usarei esse...

 

Eu imagino que não poderá ficar assim mesmo essa configuração do Clock, só ainda não sei como arrumar...

 

Abraços

Formigoni


Seu circutio está errado mas como essa não é sua praia, tudo bem. pelo menos você está tentando e isso é o importante. voce já tem boas entradas de projeto. 1.55 a 5.52 já é um dado e tanto. O que você precisa é ligar os terras em comum (do pic e da boia) . Sugiro um simples divisor resistivo pra faclitar pode ser por 2 mesmo. 2 resistores 10k em série. um lado vem da sua boia, a conexão do meio, aplique na entrada ad do mc. o outro lado no terra-gnd-chassi que vai ser o mesmo do mc. Capacitor em paralelo com o resistor que vai pro terra vai ajudar muuuuitoooo. Pronto! Faça a leitura adcread() e analise o resultado. Anote o resultado quando cheio e quando vazio. A matemática pra converter pra litros a partir daí é muito simples. Também a é a lógica pros alarmes. Menos fácil seria uma talvez necessária  "calibração" usando eeprom, mas nem tanto. Se não conseguir fazer sozinho, depois a gente vê.

 

Isadora Ferraz,

 

Eu já estou usando o GND em comum Boia e PIC juntos... 

O meu "problema" é que essa variação de tensão é feita exatamente pelo terra da boia, e isso que não sei como passar para o PIC...

Vou aplicar esse divisor resistivo para ver como fica então... Ficaria assim a montagem de resistor e capacitor ??

 

Ligaccedilatildeo_Boia_zps8c1b528a.jpg

 

Obrigado pela ajuda pessoal.

 

Abraços

Formigoni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenta colocar os fuses desta forma aqui:

#fuses INTRC_IO,NOWDT,NOBROWNOUT,NOPROTECT,NOLVP,NODEBUG,USBDIV,PLL2,CPUDIV1,VREGEN,MCLR,NOPBADEN,WRTB,CPB
#use delay(clock=8000000)
 
Coloca só isso aí e faz novamente o teste do led
 
 
Só uma coisinha rs, se seu PIC tiver um resistor de 10k ligando o pino 1 ao 5v usa-se o fuse MCLR, conforme colocado acima, agora, se seu pic não tiver este resistor, ou seja, o pino 1 estiver sem nada, aí você muda para NOMCLR
 
Abraço!
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é isso sim amigo. Agora me informe se o terra da boia é o mesmo da bateria-chassi e este já está aplicando no gnd-terra-comum-vss ou algo assim do pic. Isso é importante. Se não for o mesmo, tem solução sim. Podemos complicar usando um acoplador ótico ou você fazer algumas medições e usar divisor resistivo. Se possível, farei alguma simulação pra gente testar ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Amigo, tenta colocar os fuses desta forma aqui:

#fuses INTRC_IO,NOWDT,NOBROWNOUT,NOPROTECT,NOLVP,NODEBUG,USBDIV,PLL2,CPUDIV1,VREGEN,MCLR,NOPBADEN,WRTB,CPB
#use delay(clock=8000000)
 
Coloca só isso aí e faz novamente o teste do led
 
 
Só uma coisinha rs, se seu PIC tiver um resistor de 10k ligando o pino 1 ao 5v usa-se o fuse MCLR, conforme colocado acima, agora, se seu pic não tiver este resistor, ou seja, o pino 1 estiver sem nada, aí você muda para NOMCLR
 
Abraço!
 

 

 

Ok Vinicius, vou colocar esses FUSES e testar novamente para ver como fica...

Não estou usando resistor entre os pinos MCLR e 5 Volts não.. Então vou colocar como NOMCLR ok..

 

é isso sim amigo. Agora me informe se o terra da boia é o mesmo da bateria-chassi e este já está aplicando no gnd-terra-comum-vss ou algo assim do pic. Isso é importante. Se não for o mesmo, tem solução sim. Podemos complicar usando um acoplador ótico ou você fazer algumas medições e usar divisor resistivo. Se possível, farei alguma simulação pra gente testar ok?

 

Isadora Ferraz,

 

O terra da boia é o mesmo sim do negativo da bateria/chassis do carro, e que também seria o mesmo GND do pic, a unica coisa que não sei é se posso colocar em qualquer um dos pinos VSS do Pic... No caso desse PIC18F2550, ele tem 2 pinos VSS. Mas pelo que medi acredito que não tem diferença né...

Hoje a noite devo fazer mais alguns testes com essas modificações no circuito que você indicou e depois posto os resultados..

 

Obrigado pela ajuda 

Abraços

 

Formigoni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal...

 

Bom, vamos aos resultados...

Ontem eu fiz mais alguns testes. Ainda não mexi em nada relacionado a FUSES, o que eu fiz foi modificar o circuito para deixar do jeito que a Isadora Ferraz sujeriu... Aí peguei as medições, ajustei no programa as tensões e o negócio realmente funcionou, ficou bem legal... Está captando o sinal ADC certinho... 

Só que ficou muito sensível, estou fazendo os testes em bancada, tudo ligado a um painel de carro e juntamente com uma boia que vai no tanque... E quando mexo a boia, qualquer oscilada que chegue no ponto alvo já dispara o LED... O negócio agora é conseguir deixar ele mais estável, conseguir melhorar essa tal "média" ou então "retardar" a leitura do sinal...

Ah, a única coisa que ainda não coloquei foi o capacitor em paralelo com os resistores... Não sei se isso ajudaria em alguma coisa na leitura. ??

 

Eu até tentei aumentar a média, mas não obtive resultado satisfatório....

void  RTCC_isr(void) {//COMBUSTIVEL/////////////////  set_adc_channel(0);  Delay_ms(10);   Media = 0;  for(y=0;y<=64;y++){           delay_us(3000);         Media = Media + read_adc();            }   v = (media / 64);      sinal=v*0.0048875855327468230694037145650049;        //Printf("%f \n\r ",sinal);}

Circuito.gif

 

Isadora Ferraz,

 

Eu gostaria de tentar implementar esse esquema acima que você sujeriu também...

Como faço para colocar no circuito.. Eu não entendi direito, e de quanto seria esse capacitor e o resistor ??

 

Obrigado,

 

Abraços

Formigoni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usaste o divisor de tensão 10k-10k? Neste caso podes tentar 10k e 10u. Considerando que a variação da boia vai ser lenta, pode tentar até 100u. O resitor, corte o fio que vai pro pino ad, coloque o R "passando" por ele. O capacitor coloque entre a entrada ad e vss do pic

Seu cálculo está estranho. A media nunca vai dar mais que 1023 e você divide por 200. vai dar no máximo 5. ou é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usaste o divisor de tensão 10k-10k? Neste caso podes tentar 10k e 10u. Considerando que a variação da boia vai ser lenta, pode tentar até 100u. O resitor, corte o fio que vai pro pino ad, coloque o R "passando" por ele. O capacitor coloque entre a entrada ad e vss do pic

Seu cálculo está estranho. A media nunca vai dar mais que 1023 e você divide por 200. vai dar no máximo 5. ou é isso mesmo?

 

Ok Isadora Ferraz,

 

Entendi como faz a montagem... Vou fazer os testes com essas capacidades que você indicou inicialmente 10K e 10u...

Quanto ao divisor de tensão eu estou usando sim 10k-10k..

 

Ficaria assim ??

Ligaccedilatildeo_Boia_zps3b0e7bac.jpg

 

 

 

E quanto ao calculo, você acha que está errado então??

Nas minhas medições a tensão variou de +ou- de 2.27 volts a 4.80 volts... 

Não entendi isso de dividir por 200 que você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é assim sim.

não disse errado. disse estranho

sinal=v*0.0048875855327468230694037145650049; // = div/200

sendo que v não deve passar de 1023=10bits do ad

Acho que você deveria PRIMEIRO analisar  o valor de v "in natura" antes de fazer qualquer conta. p.ex. vazio=480, cheio=933. Faça só Printf("%f \n\r ",v); ou só printf(v) seilá. Veja e ANOTE os 2 valores.  Os do meio viriam de sua nova fórmula que devo te ajudar a fazer .. ou não.. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal...

 

Vamos a mais resultados... Ontem fiz mais alguns testes incluindo no circuito as modificações que nossa amiga Izadora mais uma vez sugeriu... E Mais uma vez obtive resultados positivos... Ficou funcionando bem perto do que eu quero, pelo menos em testes de bancada...

A única coisa que senti que não ficou do jeito que deveria ficar é que em testes por exemplo quando se liga o contato do carro e se por acaso o combustivel já estiver baixo (na faixa de reserva) ele demora a dar o alerta pois acaba demorando um certo tempo até carregar o capacitor... Mais isso é um detalhe que não me faz mal... E falando em capacitor eu acabei usando um de 220uF ao invés de 100uF, achei que ficou melhor e mais "retardado" o sinal para o ADC do Pic... A única coisa é que não sabia se era para usar um eletrolítico ou não..

 

No mais é isso, agora vou terminar de montar meu circuito e começar a fabricar a placa de fenolite... 

Depois que estiver mais encaminhado eu volto aqui e posto umas fotos e um video do funcionamento...

 

Obrigado a todos que me ajudaram até o momento, foi de grande valia a ajuda de todos...

 

Abraços

Formigoni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Ola Pessoal,

 

cof, cof, cof..... rsrs....

 

Estou de volta para dizer que não desisti do projetinho não, alias ele está andando muito devagar mas está... Tive muitos contratempos nesse tempo todo mas fui fazendo conforme ia dando...

Bom, só para dar uma atualizada, o desenho da placa de CI esta quase pronto, agora é dar uma confirida em tudo e queimar a bixinha, não reparem nas coisas mal feitas, é coisa de iniciante mesmo... Mas um dia chego lá...

 

Um print da placa só para vocês verem ....

 

Placa_Painel_zpsboyneave.jpg

 

E é isso pessoal,

 

Logo monto e faço mais teste e posto aqui os resultados.

Agradeço mais uma vez a quem ajudou aqui nesse pequeno projeto.

 

Abraços

Formigoni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Solução

Ola Pessoal,

 

Ressuscitando o tópico, mas é para da uma conclusão no projeto...

Gostaria de agradecer as pessoas que me ajudaram aqui com o circuito e com a programação do PIC, foi de grande valia.. Alias, acho que se não fosse vocês talvez não teria conseguido...

 

Segue algumas fotos do meu projetinho finalizado, agora é montar no carro e verificar seu comportamento no uso mesmo... Mas acredito que se precisar vai ser algum ajuste na programação.

 

Aqui o painel montado com o circuito

 

IMG_20150722_192528867_zpsif9g9l7l.jpg

 

IMG_20150722_192512736_zpsayfmluwu.jpg

 

 

 

Aqui é só para o pessoal ver como fica a noite o painel, bem legal.

IMG_20150721_010326751_zpsnwgja4vb.jpg

 

 

E aqui um videozinho de como ficou seu funcionamento naquilo que foi o propósito do tópico...

https://youtu.be/nDsUvU_n9mg

 

 

Mais uma vez muito obrigado a todos que ajudaram.

 

 

PS: Logo vou abrir um outro tópico sobre programação de motor de passo, e vai ser justamente para Cluster de RPM, quem puder me ajudar, agradeço de antemão 

 

Abraços

Formigoni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...