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carmenconsuelo

Alguémjá ouviu falar em canais ou frequência de wi-fi?

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Oi estou com um problemão, troquei meu roteador por um mais potente, tenho agora um dir 615, só que a internet vive caindo, e não está tão boa quanto se esperaria. São só 2 computadores, um PC do meu irmão que usa para jogar e eu que tenho um Mac e uso meu tablet e celular para joguinhos...

Bem chamei o técnico da NETque testou o modem e disse que está perfeito, 10 Megas conforme contratado. Disse e mostrou também um aplicativo no celular que mostrava as frequencias da rede daqui de casa e da vizinhança, e várias delas se encontravam num mesmo espectro, e isso segundo ele justificaria a queda seguida da rede daqui de casa...

Por favor me ajudem, por que nunca vi nenhum técnico mexer com algo assim e nas configurações habituais do roteador não citam nada sobre frequencia ou canais...

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Olha primeiro você precisa saber que ha dois tipos de frequências a de 2,4 GHz e 5 GHz.

Os roteadores mais velhos usam 2,4 GHz e esse é o problema , cada roteador tem faixas para usar o sinal de 1 a 12, quanto mais redes criadas no mesmo canal mais interferência sera gerada, o problema quando a vários vizinhos com wifi isso gera muito "transito" em todas as faixas , a melhor saída é usar roteadores com tecnologia de 5GHz e 2,4GHz.

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Olá @carmenconsuelo

 

Acesse o site do SIMET => http://simet.nic.br/ (é necessário ter o Java instalado => https://www.java.com/pt_BR/ para analisar as redes Wi-Fi e altere o canal de sua rede Wi-Fi acessando as configurações do seu roteador (página 3 do manual, "Wireless Network Settings", desmarque a opção "Enable Auto Channel Scan" e selecione o novo canal) => http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DIR-615/MANUAIS/DIR-615_Configuracao_Wireless.pdf

 

Tenho quase certeza que o teste do SIMET irá mostrar que a faixa de 5GHz estará praticamente "livre", mas as placas de rede Wi-Fi dos seus dispositivos devem ser compatíveis com essa banda.

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Olá @carmenconsuelo

 

Acesse o site do SIMET => http://simet.nic.br/ (é necessário ter o Java instalado => https://www.java.com/pt_BR/) e altere o canal de sua rede Wi-Fi acessando as configurações do seu roteador (página 3 do manual, "Wireless Network Settings", desmarque a opção "Enable Auto Channel Scan" e selecione o novo canal) => http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DIR-615/MANUAIS/DIR-615_Configuracao_Wireless.pdf

 

Quase certeza que irá mostrar que a faixa de 5GHz estará praticamente "livre", mas as placas de rede Wi-Fi dos seus dispositivos devem ser compatíveis com essa banda.

 

Olá @carmenconsuelo

 

Acesse o site do SIMET => http://simet.nic.br/ (é necessário ter o Java instalado => https://www.java.com/pt_BR/) e altere o canal de sua rede Wi-Fi acessando as configurações do seu roteador (página 3 do manual, "Wireless Network Settings", desmarque a opção "Enable Auto Channel Scan" e selecione o novo canal) => http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DIR-615/MANUAIS/DIR-615_Configuracao_Wireless.pdf

 

Quase certeza que irá mostrar que a faixa de 5GHz estará praticamente "livre", mas as placas de rede Wi-Fi dos seus dispositivos devem ser compatíveis com essa banda.

O roteador dela é 2,4 - e o técnico já foi na casa dela, provavelmente deve estar com todos canais ocupados. 

E mesmo assim, essa solução é temporária pois o mesmo pode ser feito pelos outro usuários criando mais uma vez o transito. 

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O roteador dela é 2,4 - e o técnico já foi na casa dela, provavelmente deve estar com todos canais ocupados. 

E mesmo assim, essa solução é temporária pois o mesmo pode ser feito pelos outro usuários criando mais uma vez o transito. 

 

A princípio, os técnicos das operadoras não efetuam manutenção em equipamentos de terceiros. Então acredito que ele somente informou que o canal utilizado na rede Wi-Fi estava congestionado por outras redes próximas, mas não configurou o roteador Wi-Fi proprietário.

 

Se todos os canais estiverem congestionados, talvez seja necessário adquirir um roteador com suporte a 5GHZ, já que nessa banda há bem menos congestionamento em relação à banda de 2,4GHz.

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Olá a todos.

 

Eis uma achega: em um post em que tentei ajudar uma usuária com problemas no wifi de um computador e lhe referi uns freewares e opensource pra testar a força do sinal, essa usuária referiu ter mudado o canal (e ter melhorado o sinal) com um dos freewares indicados por mim (EDIT - o Wireless Net View).

Bom, eu fiquei ABISMADO,  DE OLHOS BEM ARREGALADOS - nem sabia que esse freeware poderia fazer isso... *BLUSH*

Mas pronto ,estamos sempre (SEMPRE elevado a "n") a aprender! Eis o tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1083915-internet-inst%C3%A1vel-em-apenas-1-computador/

 

Abraços.

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Para verificação de canais, sugiro utilizar algum app específico para Smartphones.  ^_^

 

Eu uso o Wifi Analyzer do farproc (Android) e é muito bacana! Além de poder verificar todos os canais simultaneamente e o congestionamento em cada um deles, você pode selecionar o seu sinal e medir a potência em todos os locais ou ambientes da residência...  :lol:

 

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=pt-BR

 

Gostou? Curta!

:D

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E para Windows eu indico o inSSIDer, da para ver a qualidade do sinal das redes wifis e quais canais cada um estão usando. 

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Tem que experimentar em vários canais. Perto do roteador funciona bem? Muitos equipamentos causam interferência no wifi: forno microondas, telefone sem fio e outros roteadores. Nesta caso para resolver teria que trocar por um do padrão 5GHZ como sugerido no post#5.

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Beleza gente, consegui resolver, graças a vocês é claro!!

Valeu.

Não era interferência não, após trocar o canal, que conforme o JulianoReis muito corretamente orientou a rede ficou boa, só não estava bom para o PC do meu irmão, mas aí o problema era outro, ajustar uma limpeza básica. hahaha...

Enfim, MUITO OBRIGADA!

vocês são ótimos!! 

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Beleza gente, consegui resolver, graças a vocês é claro!!

Valeu.

Não era interferência não, após trocar o canal, que conforme o JulianoReis muito corretamente orientou a rede ficou boa, só não estava bom para o PC do meu irmão, mas aí o problema era outro, ajustar uma limpeza básica. hahaha...

Enfim, MUITO OBRIGADA!

vocês são ótimos!! 

 

Ainda bem que pudemos ajudar, cara @carmenconsuelo .

 

Quanto a "limpezas básicas", por favor clique no link da minha assinatura. Acho que não se arrependerá.

 

Cumprimentos pra você e pra toda a galera.

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Tenho 30 MB da NET, quando conectado com cabo 100%, quando wi-fi 8mb somente, utilizei o site simet e conforme orientação mudei para o canal 3. Agora 30 MB no wi-fi.<br />

<br />

post-737907-1411266670,2225_thumb.jpg

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