Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Ericksen

Cores No Ms-dos

Recommended Posts

É meio complicado e longo mas vou tentar explicar!!

Para colocar cores no MS-DOS a partir de um arquivo de lotes, se carrega o ANSI.SYS através do config.sys. Depois coloca-se na linha q você quiser q entre as cores o comando ECHO um espaço e coloca um comando q e depois do comando, na mesma linha, algo como:

"código ASCII[1,31 e_o_texto_q_vai_ficar_colorido"

O "CÓDIGO ASCII, É O QUE EU QUERO SABER!!, o colchete faz parte do comando, o "1" é o estilo da cor (Normal é 1, piscante é 5, etc.) e o "31" é a cor da letra (ex.: 31 - amarelo, 32 - verde, etc.). o texto em seguida é q vai ficar com a cor e o estilo q você colocou até você colocar o próximo comando em algum lugar no arquivo de lotes.

A pergunta é essa: QUAL É O CÓDIGO ASCII Q TEM Q DIGITAR ANTES DO COLCHETE ?????????? :muro:

Eu sei q é o código de escape, o q eu conheço é o código 27 da tabela ASCII, só q eu já tentei fazer com esse código e não funciona! Tô a um tempão tentando fazer um arquivo de lotes com esse comando, mas eu não sei qual é o código, mas já vi ele na tela do edit do dos, ELE APARECE COMO UMA SETA PARA ESQUERDA!!

QUEM SOUBER PELO AMOR DE DEUS DESSE COMANDO ME DIGA POR FAVOR!! SEREI ETERNAMENTE GRATO!!!

Quem souber, coloque no fórum ou então por favor, me mande pelo e-mail:

ericksenlima@ig.com.br ou killemall@click21.com.br

obrigado por terem paciência de ter lido isso tudo!! :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei o tratador ANSI.SYS muda os atributos dos caracteres utilizando:

←[#;...;#m (Ex: ←[1;34m texto ) Com esse exemplo teriamos o texto em azul intenso (1=intenso 0=normal). Lembrando que não podemos esquecer o "m" no final do atributo.

Vi que você já sabe que ← é o ESC.

Então você só tem que inserir uma seta dessas (←) na frente do colchete!

Qual a dificuldade?

Compartilhar este post

Link para o post

efspaz, a dificuldade q você pergunta é q no edit do ms-dos, esse caractere simplesmente não entra!!! Eu quero saber qual é o código q se coloca (Alt+ o q eu quero saber) pra colocar essa seta! porque ALT+27 não entra!. porque o q entra é a função, você mesmo pode tentar fazer isso, se você digitar ALT+27 no edit, ele vai cair pra linha de baixo, como um parágrafo, mas a seta não vai ser digitada! e é isso q precisa, da seta!!

Me diga qual é o código pra colocar a seta no edit do dos?!?!?!?!?!?

Essa é a dificuldade!

Compartilhar este post

Link para o post

Fale Ericksen,

Po cara agora sim entendi sua dúvida.

NO EDIT:

É o seguinte: pressione <CTRL>P, e em seguida aperte no ESC.

Ou pressione <CTRL>P, e em seguida no KEYPAD (teclado numérico) <ALT>027

NO PROMPT:

O <ALT>27 que você estava fazendo corresponde a <CTRL>[ que é como o prompt reconhece o ESC. Se você quiser introduzir o ESC em um arquivo pelo prompt digite: "echo <CTRL>[ > arquivo.ans"

Compartilhar este post

Link para o post

Ô amigo efspaz, agora sim eu entendi!! :De

Brigadão aê pela dica, era exatamente isso que eu estava precisando, eu não sabia nunca que existia esse CTRL+P no edit!! jamais eu ia saber como fazia se não fosse você! hehehe

Agora é só testar para ver se dar certo, eu te dou o retorno aqui no fórum!!

Valeu mesmo pela dica! :joia:

Até! :De

Compartilhar este post

Link para o post

:palmas: EI AMIGO FUNCIONOU beleza AQUI!!!!! :palmas:

:palmas: BRIGADÃO PELA DICA!! :palmas:

agora queria mais um favor seu se você puder me ajudar!

para quê serve e como funciona o comando SHIFT num arquivo de lotes??

falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais