Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar dados de um dvd defeituoso.


Posts recomendados

Boa noite, pessoal!

 

Estou com um grande problema e espero que possam me ajudar. Cometi o erro de comprar um dvd marca "diabo" para gravar dados importantes meus e fui mais burro ainda em, após a instalação, deletar os dados do hd sem verificar se eles estavam devidamente gravados no dvd. A única coisa que me serve de consolo é que coloquei para gravar na velocidade mais baixa, mas mesmo assim deu problema.

 

O que acontece é que, agora, quando coloco o dvd contendo meus dados no drive ele não lê nada. Às vezes nem mesmo reconhece o dvd, e quando reconhece, diz que o dvd está vazio!

 

E agora, caras? Quais são as minhas opções para recuperar estes dados desse dvd? Já formatei o computador algumas vezes depois disso e recuperar eles através do hd já não é mais uma opção. Há algum software ou drive de dvd de alguma marca que seja realmente bom e consiga ler esse dvd?

Podem me indicar programas pagos ou grátis, para Windows ou Linux, tanto faz.

 

Mais uma coisa, o IsoBuster fica dizendo que o dvd está vazio, mas eu sei que não está.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @claudiogc , e seja bem vindo a este fórum.

 

Pode tentar recuperar dados de CDs e DVDs defeitousos com

 

1-) CopyCD - freeware que também dá pra DVDs - http://www.downloadcrew.com/article/32116-copycd

Sharewares como os CloneCD e CloneDVD

http://www.slysoft.com/pt/clonedvd.html/

e/ou

http://www.clonedvd.net/

 

[EDIT]

Outra coisa que pode tentar fazer é "esfregar" suavemente o ou os DVDs defeitousos com uma flanela ou pano seco, que não deite pelos, no sentido de remover pó e outro lixo que possa estar a impedir que esses DVDs não sejam lidos.

Ainda outra hipótese é testar em outro leitor/gravador de CDs e DVDs. A culpa até pode estar no seu leitor/gravador.

 

2-) o distro (SO) Ubuntu, e/ou com algumas ferramentas freeware ou opensource de CDs, DVDs, HDUs, etc., incluídos no Hiren's Boot CD, ou em colectâneas/compilações/"suites"/etc. semelhantes.

 

Eis como proceder pra instalar o Hiren's (recomendo imenso) e/ou um um mais distros (SOs) Linux. Recomendo o Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander).
 
Baixar e instalar - de preferência (*) em CD, em DVD, numa pen bootável via Yumi - o Hiren's Boot CD.
Além de muitos freewares e sharewares, o Hiren's tem uma mini-versão do XP. Para arrancar esse Mini-XP a partir do Hiren's, CD, DVD ou pen bootável. ou a opção '(*)'.
Também inclui montes e montes de programas, e um ou mais deles acabarão por ajudar a resolver montes e montes de problemas. Se for baixado via baixaki ou superdownloads, SEM o instalador de adwares, spywares, etc.
 
Hiren's Boot CD
 
Yumi
 
Para criar e lidar com ISOs:
Free ISO Creator (freeware)
ISO Toolkit for Windows (Freeware)
Jihosoft ISO Creator Free (freeware)
LC ISO Creator (freeware)
PCWin ISO Creator
Power ISO (shareware)
etc.
 
Criar CD Bootável:
 
Ubuntu
 
(*) Mas também se pode correr o Hiren's ou o Ubuntu a partir de uma drive virtual, criada por exemplo via Daemon Tools. ----> http://www.baixaki.com.br/download/daemon-tools-lite.htm ou Virtual Clone Drive http://www.baixaki.com.br/download/virtual-clonedrive.htm
 
Mas há bastantes mais 'suites' tipo Hiren's. Por favor, ver este tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083484-portable-freeware/

 

Boa sorte, e cumprimentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por sua resposta, Anthmann! Então eu não precisarei comprar um drive de dvd novo e mais "potente" para conseguir ler os dados do dvd? Eu achei que eu teria que fazer isso já que o meu atual não estava conseguindo ler nada. Achei que fosse uma limitação do drive. Não é isso então?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @claudiogc,

 

Até pode ser culpa do seu leitor/gravador. Editei a minha resposta anterior e acrescentei: 

Ainda outra hipótese é testar em outro leitor/gravador de CDs e DVDs. A culpa até pode estar no seu leitor/gravador.

 

Caso tenha que adquirir um novo, uma opção barata é um leitor/gravador externo "slim" via USB, por exemplo da marca LD, Samsung, etc. Exemplo de pesquisa no buscapé:

http://www.buscape.com.br/procura?id=172&kw=leitor+slim

 

Boa sorte, e cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anthmann, um dvd externo da Lg é justamente o que eu estou usando. Pensei em comprar um interno, pois talvez fosse melhor, só não sei a marca que devo escolher.

 

Infelizmente o CopyCD, CloneDVD e o CloneCD não funcionaram! O Windows 7 até encontra o driver, mas fica dizendo para eu inserir um disco, coisa que já fiz. Ele não encontra ou não consegue ler a mídia.

 

Esta tarde vou tentar o Ubuntu e, entre hoje e amanhã, volto aqui para dizer o que aconteceu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anthmann, um dvd externo da Lg é justamente o que eu estou usando. Pensei em comprar um interno, pois talvez fosse melhor, só não sei a marca que devo escolher.

 

Infelizmente o CopyCD, CloneDVD e o CloneCD não funcionaram! O Windows 7 até encontra o driver, mas fica dizendo para eu inserir um disco, coisa que já fiz. Ele não encontra ou não consegue ler a mídia.

 

Esta tarde vou tentar o Ubuntu e, entre hoje e amanhã, volto aqui para dizer o que aconteceu.

 

Quanto ao leitor/gravador interno, será preferível consultar um profissional (leia técnico), que verá se há espaço no seu note. Se for Desktop ou Tower, talvez procurando no manual ou tutorial dele na net, ou veja se o manual em papel tem (caso o possua). 

Mas, antes do mais, tente testar esse DVD em outro leitor/gravador.

 

Eu tinha um Samsung "slim" externo que deu o berro. Entetanto adquiri outro "slim" externo, também Samsung  (SE 208). Ainda está na caixa, pois ainda não precisei de copiar, criar ou usar CDs nem DVDs.

A propósito, o interno do meu note deixou de funcionar, mas ainda nem tentei mandar compô-lo, tenho-me descuidado. 

Optiarc DVD RW AD-7530B ATA Device, num HP G7000, Core 2 Duo 1,83 GHz, 3 GB RAM; SO Windows 7 Ultimate 43 bits; HDU interno WDC 500 GB e externo WD Elements 3 TB. 

Incluí o acima para que você faça o mesmo, neste tópico ou em algum outro que criar: ajuda imenso a ajudá-lo ter as informações mínimas indispensáveis sobre o seu hardware e SO.

 

Para o Windows ir buscar um driver, você terá que saber e fornecer o caminho exacto - pasta, etc. -, desse driver (quer em CD ou DVD, quer no HDU.

 

Ok, espero que com o Ubuntu funcione. E se funcionar, até poderá ser problema de drivers no 7. Poderá tentar isto:

1-) Baixe, instale e corra o freeware Double Driver. Faça o backup completo, total, de todos os drivers que tiver instalados.
E/Ou crie um ponto de restauro.
2-) Só depois deverá correr o freeware Slim Drivers (entretanto também baixado e instalado) e aceitar todos os drivers - ou APENAS o (ou os) que achar que estão atrapalhando - dos que o Slim Drivers recomendar. Ah, use também a função de backups do próprio Slim Drivers.
Por vezes, o Slim Drivers não instala os drivers preferíveis ou mais adequados, daí a recomendação do backup antes.
E pra mais segurança, aconselhava criar um ponto de restauro antes de instalar - ou correr - o Slim Drivers.
 

Boa sorte, e cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Me desculpem a demora para responder.

Bem, coloquei o Ubuntu e não deu certo, ele não identificou o dvd, mesma coisa que acontece com o Windows. Tentei o Hiren's Boot CD, usei o IsoBuster dele e ele também não identificou nada, mas havia umas opções, não lembro quais eram, que eu escolhi e agora ele está criando uma imagem do dvd. Faz três dias que o dvd está sendo lido e a imagem está sendo criada e está somente no 18%! Não consigo entender por que demora tanto. Olhei na pasta onde o arquivo está sendo criado e o arquivo DVD-R.ibq já está com quase 600MB.
Isso é bom sinal? Será que dará certo? Essa demora é normal? Acho que meu note ficará ligado uns dez dias no mínimo até acabar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @claudiogc, o Hiren's tem tanto programa que é praticamente impossível conhecer e usar tudo. Para fazer backups de SOs e de HDUs, prefiro usar o ODIN. Não sei se dá com CDs e DVDs.

Quanto ao tempo que o IsoBuster está a demorar com o DVD, sinceramente acho demais.

Copiadores / Clones de DVDs, recomendei dois, mas parece que não conseguiram.

 

Boa sorte, e cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...