Ir ao conteúdo

Media server sem fio

scuzziato

Posts recomendados

Postado
Bom dia, Senhores

Vejo o meu "problema" e tentem me ajudar, por favor. Tenho 2 smartvs, celular, tablet e computadores, assim como a maioria de vocês. Como assisti muitos filmes baixados na net, pensei em montar um "servidor" para que eu baixasse os arquivos diretamente nele e pudesse acessar de qualquer um dos equipamentos.

Assim, pensei em duas opções: 1. um roteador com conexão USB, podendo ligar meu HD externo nele; 2. um NAS.

Porém, não sei como funcionam estas tecnologias e quais equipamentos queria comprar. Além disso, o sinal teria que ser bom (apartamento grande) e a velocidade de conexão também, pois o uso básico da rede seria a transmissão de vídeos.

Grato pela compreensão.

Postado

Carinha, dos computadores super fácil de fazer , mas não sei se é possível fazer isso com SmartTvs... Vê se eu entendi certo , você quer acessar os filmes, pela rede , sem conexão por cabo certo?

• Membro VIP
Postado

Depende, se pensa em visualizar conteúdo Full HD e com arquivos com altos bitrates temos:

1. É possível, mas recomendo utilizar os roteadores com USB 3.0, porque os 2.0 possuem taxa de transferência bem limitada pela porta USB e pelo chipset mais antigo. Além que muitos HDs não funcionam diretamente nas portas USB 2.0, tendo que conectar um hub USB alimentado para que o HD funcione corretamente. Quando a porta é 3.0, pela própria especificação este problemas são reduzidos.

2. No NAS você consegue maior velocidade, mas depende do NAS. Alguns mais simples também possuem taxa mais lenta por causa do chipset utilizado.

Por fim, é preciso avaliar em ambos os casos qual padrão wireless você vai utilizar. Se já sabe que consegue bom sinal nos pontos que deseja compartilhar, um roteador 2,4Ghz de 300 Mbps e clientes ambos resolvem. Mas muitas vezes não se conseguem bom sinal, no caso teria que migrar para o 802.11ac, 5Ghz e mais recente. Porém tanto roteador e clientes são caros o que pode inviabilizar o uso deste sistema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!