Ir ao conteúdo

Roteadores domésticos X CPE e Roteadores 300 mbps X roteadores 150mbps


P1R16

Posts recomendados

Postado

Existe diferença entre roteadores doméstico e esses roteadores chamados de CPE? Suponhamos que a potência fosse a mesma, qual seria a diferença entre funcionamento de um roteador comum é um CPE? Antena utilizada apenas (Direcional ou omnidirecional?) Vi muitos vendedores de CPE falando que tem que ter visada, mesmo para distância curtas até 30metros. Ora,  roteadores não tem visada para distâncias curtas, lógico que bem menos de 30 metros, mas pega bem a 10 a 15 metros com barreira, porque um CPE não pegaria? Ou existe algo na construçao desse CPE que fazem com seja otimizados para distância e com visada?

 

Outra dúvida é sobre diferença entre os ditos roteadores 150 mbps e 300mbps. Na prática existe diferença de potência de sinal entre um roteadores 300 e 150 mbps? Ou o que existe é capacidade de operar até essa velocidade mas sempre na mesma distância do roteador até o cliente? Tipo, tanto um 150 bmps quanto o 300mbps  só chegam nesta velocidade máx teórica se estiverem a uns 10 metros do roteadoes? Ou seja, tanto no 300 quanto no 150 se o dispositivo que pega sinal afastar muito ele não pegará bem a velocidade? Ou todos os 300mbps para assim serem chamados e para operarem em 300 mbps tem que ter uma potência maior no qual significa, praticamente, uma maior distância de operação? Ou seja, da para pegar sinal mais longe com qualquer roteadores dito 300mbps se comparado com 300mbps?

 

Exemplo

 

roteador 150 mbps, pega sinal a 15 metros com algumas barreiras.

Se fosse com 300 mpbs, pegaria uns 25 metros com barreiras

  • Membro VIP
Postado

Depende dos modelos de roteadores em questão, mas muitos CPEs vem com antenas integradas e direcionais e por isto necessitam de visada. Já os domésticos vem com antena omni que cobre 360º, portanto não precisa de uma visada por causa da antena apenas

 

Os roteadores de 300 Mbps conseguem um melhor sinal em muitos casos por causa do MIMO. Por exemplo, roteadores 300 Mbps possuem na verdade 2 antenas de 150 Mbps cada, assim se você utilizar um adaptador de 300 Mbps também ele vai conseguir "somar" as qualidades de cada um para obter melhor conexão. Agora, veja que "podem" conseguir melhor sinal, porque se o ambiente tiver muita interferência, não se obtém vantagens porque o problema está no ambiente e não no aparelho. (Aí se pode migrar para roteadores de 5GHZ, 900Mhz, etc. Os de 2,4GHz são os mais comuns porque não necessitam de licença para trabalhar nesta faixa de frequência)

 

Postado

@dwatashi

 

Comparando roteadores de um mesmo fabricante como o  TP-link, o roteador de 150 mbps terá o mesmo alcance de 300mbps? Num cenário onde não se usa o roteador para transferir dados entre computadores, apenas para compartilhar i internet de até 10 mbps ( e olhe lá.rsrsrsrs), tanto faz um de 150 ou de 300 mbps? Ou de 300 de fato consegue-se uma alcance maior? Os roteadores de 300 mbps tem maior potência ou é a mesma dos 150? Também queria entender isso...

 

Esse lance de roteador de 150 ou 300 mbps é confuso e eu acho que os fabricante possam estar  fazendo propaganda enganosa ao afirmarem que o 300 tem um maior alcance...ou estou errado?

 

Olha aqui no no site da TP link a ilustração que mostra o 300mbps com alcance maior... ou será isso balela? http://www.tp-link.com.br/products/details/?model=TL-WR741ND

  • Membro VIP
Postado

Lembrar que:

  • Wireless é half-duplex, logo o canal configurado é compartilhado para enviar/receber.
  • No wireless o TCP/IP oferece apenas 50% de banda do link, portanto 150 Mbps são 75 Mbps reais e 300 Mbps são 150 Mbps.
  • No wireless a banda é compartilhada e sempre aquele que tiver menor configuração faz com que a rede trabalhe neste padrão, assim se você tiver clientes padrão 802.11n, mas apenas 1 cliente 802.11g toda a rede trabalha em 802.11g
  • A partir do 802.11g o MIMO fica presente, utilizam-se mais de uma antena para enviar e receber para somar "banda"

 

Então temos:

  1. Roteadores de 300 Mbps podem fazer diferença apenas para internet quando o link internet cresce, por exemplo links 30 Mbps. Se for internet de 10 Mbps faz pequena diferença na banda, mas pode fazer na cobertura.
  2. A maioria dos roteadores possuem a mesma potência, a diferença está no esquema do MIMO. Utiliza-se as antenas adicionais para que o rádio possa transmitir mais dados simultaneamente, mas para que funcione corretamente é preciso que AP e clientes sejam do mesmo tipo. 
  3. Considerando wireless outdoor em campo aberto, você consegue melhor cobertura ou distância porque utilizam-se múltiplas antenas para enviar e receber. Assim, se houver algum problema em uma das antenas a outra consegue se recuperar melhor da falha.
  4. No wireless indoor, existe um problema de reflexão principalmente. As vezes as informações chegam atrasadas, fora de ordem, etc e consegue-se tratar melhor por causa da existência de múltiplas antenas. Este efeito é reproduzível em alguns locais onde por exemplo com estrutura de 1 antena consegue sinal bom, mas a performance (velocidade/estabilidade) é ruim. Quando muda-se para um estrutura de múltiplas antenas, o sinal permanece o mesmo mas a performance é melhor.
  5. Lembrar que existem para wireless diversas frequências, as mais comuns são a 2,4Ghz e 5 Ghz. O 2,4Ghz é o mais comum por causa da licença aberta. A de 5Ghz agora deve se popularizar com o padrão 802.11ac.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!