Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linhas e equipamentos elétricos


sirroman

Posts recomendados

Vi recentemente a informação de que não é recomendado o uso dos filtros de linha (que nós compramos) para equipamentos elétricos (ventilador, secador, geladeira...).

 

Agora fica a questão: Por quê? Existe uma explicação específica ou são vários motivos? Depende do equipamento elétrico?

 

E ainda: Nunca é recomendado o uso? E se eu quiser simplesmente usar como uma extensão? Não seria melhor do que aquelas extensões? (ainda que nao seja o melhor custo beneficio, mas se eu tiver sobrando e não for causar dano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que vi em outros locais, mas a origem da dúvida é basicamente essa:

 

 

 

Acho que foi ontem... se não estou enganado, li que não se usa filtros de linha ou protetores eletrônicos com cargas indutoras: motores, ventiladores, geladeira etc. Penso que foi isso que eu li. Não sei o porquê, também tenho a ligeira impressão de que ferros de engomar e micro-ondas faziam parte da lista de cargas a se evitar.

 

(...)

Alguém pode me explicar como estou confundido todas essas coisas?

 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1048710-filtro-de-linha-para-a-geladeira/

 

Se puderem explicar isso tudo melhor, e de novo abusando da boa vontade de vocês, agradeço. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que vi em outros locais, mas a origem da dúvida é basicamente essa:

 

 

 
 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1048710-filtro-de-linha-para-a-geladeira/

 

Se puderem explicar isso tudo melhor, e de novo abusando da boa vontade de vocês, agradeço. =)

 

Acho que esse cidadão confundiu filtro de linha com os no-breaks baratos (short-breaks), esses é que possuem essas limitações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, isso é um mito?

Se ele confundiu filtro de linha com esabilizador/módulo isolador/shortbreak não é um mito, é uma confusão.

 

Quanto ao seu questionamento, não existe nenhum problema em se ligar aparelhos elétricos em filtros de linha, desde que não ultrapassem a potência máxima do mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vi recentemente a informação de que não é recomendado o uso dos filtros de linha (que nós compramos) para equipamentos elétricos (ventilador, secador, geladeira...).

 

Agora fica a questão: Por quê? Existe uma explicação específica ou são vários motivos? Depende do equipamento elétrico?

 

E ainda: Nunca é recomendado o uso? E se eu quiser simplesmente usar como uma extensão? Não seria melhor do que aquelas extensões? (ainda que nao seja o melhor custo beneficio, mas se eu tiver sobrando e não for causar dano)

Nunca vi essa citação e se a visse torceria o nariz, tentaria entender ou extrair da fonte informante as razões..

Agora, você perguntar a nos, ou aqueles que como nos jamais citamos tamanha baboseira ai fica difícil...

O certo seria perguntares para quem afirmou tamanha heresia..

 

Note que não existe nenhuma, absolutamente nenhuma restrição, de meu conhecimento, ao uso de filtros de linha e de proteções contra surtos de tensão para se ligar ventiladores, secadores ou refrigeradores em filtros de linha..

O que pode existir de assemelhado e uma não necessidade de uso dos mesmos em função da maior robustez elétrica apresentada por esses equipamentos/dispositivos, o que nada,  absolutamente nada tem a ver com o aconselhamento de não usá-los..  Associado a isso tem a questão comercial.. Só burro mesmo para gastar R$ 150 para proteger um ventilador de R$ 50,00.

Outra razão interessante, ao se falar em secadores, não é raro um secador de cabelos que demande 1300 a 1500 Watts.. Ora, também é imensamente comum se ter filtros de linha e proteções com fusíveis de 10 Amperes que em 127 Volts o que define sua máxima capacidade em 1.270 Watts. É ligar e queimar o fusível na hora. Mas veja, isso não é impedimento, é mau dimensionamento, mau uso.. Se quiser procure um filtro de linha com fusível para 15 Amperes....

 

Não necessidade nada tem a ver com proibição ou não recomendação..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi essa citação e se a visse torceria o nariz, tentaria entender ou extrair da fonte informante as razões..

Agora, você perguntar a nos, ou aqueles que como nos jamais citamos tamanha baboseira ai fica difícil...

O certo seria perguntares para quem afirmou tamanha heresia..

 

Note que não existe nenhuma, absolutamente nenhuma restrição, de meu conhecimento, ao uso de filtros de linha e de proteções contra surtos de tensão para se ligar ventiladores, secadores ou refrigeradores em filtros de linha..

O que pode existir de assemelhado e uma não necessidade de uso dos mesmos em função da maior robustez elétrica apresentada por esses equipamentos/dispositivos, o que nada,  absolutamente nada tem a ver com o aconselhamento de não usá-los..  Associado a isso tem a questão comercial.. Só burro mesmo para gastar R$ 150 para proteger um ventilador de R$ 50,00.

Outra razão interessante, ao se falar em secadores, não é raro um secador de cabelos que demande 1300 a 1500 Watts.. Ora, também é imensamente comum se ter filtros de linha e proteções com fusíveis de 10 Amperes que em 127 Volts o que define sua máxima capacidade em 1.270 Watts. É ligar e queimar o fusível na hora. Mas veja, isso não é impedimento, é mau dimensionamento, mau uso.. Se quiser procure um filtro de linha com fusível para 15 Amperes....

 

Não necessidade nada tem a ver com proibição ou não recomendação..

 

Ótimo, matou minha dúvida, se tinha alguma explicação elétrica para que fosse desaconselhável ligar um ventilador no filtro que alimenta o PC (ninguém é de ferro e nem todo mundo mora no RS, heh).

 

Desde que bem dimensionado, é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...