Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OpaioX

Antena de maior DBI traz ganhos reais para um roteador? E outras dúvidas sobre antenas.

Recommended Posts

Pessoal, estive pensando aqui, será que vale a pena comprar uma antena de maior DBI? Se um roteador de 150mbps já vem com uma atena de 5dbi, se eu comprar outra, de 8 dbi, vou ganhar em alcance? Ou na prática não adianta mudar a antena? Vejo no mercado livre várias anúncios de antenas com 8, 12, 16 e até 25 dbi! Qual seria o limite de ganho? 

Os cabo para antenas tem limite de comprimento para não haver perna de sinal?

Se eu retirar uma das antenas de um roteador de 300mbps, o que acontece? Ainda funciona? Ou se for colocado um cabo com uns 15m para colocar antena longe da outra ( no router que tem duas antenas), qual seria a consequência disso? 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estive pensando aqui, será que vale a pena comprar uma antena de maior DBI? Se um roteador de 150mbps já vem com uma atena de 5dbi, se eu comprar outra, de 8 dbi, vou ganhar em alcance? Ou na prática não adianta mudar a antena? Vejo no mercado livre várias anúncios de antenas com 8, 12, 16 e até 25 dbi! Qual seria o limite de ganho? 

Os cabo para antenas tem limite de comprimento para não haver perna de sinal?

Se eu retirar uma das antenas de um roteador de 300mbps, o que acontece? Ainda funciona? Ou se for colocado um cabo com uns 15m para colocar antena longe da outra ( no router que tem duas antenas), qual seria a consequência disso? 

particularmente, nao vejo ganhos!.. ja fiz testes em roteadores q tive e nao notei nenhum ganho ou melhoria.. tinha roteador com antenas de 2dbi e coloquei de 5dbi e nao vi nada demais acontecer q justificasse a troca.

pra mim, o que vale é você ter um bom roteador.. e que esse esteja bem localizado na casa principalmente se ela tiver muitas paredes, comodos, etc.. ou se você quer ampliar bem o alcance em todo a area compre um repetidor e instale num ponto central..

ja com relação a tirar antenas, o roteador funciona até sem nenhuma delas.. entretanto o alcance será prejudicado consideravelmente!.. ja com relação a cabos q facam a extensao do roteador a pontos mais distantes, nunca fiz nada parecido mas creio q o desempenho possa ser reduzido.. só suposicoes mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@OpaioX tem diferença sim!  ;)

Vi funcionando e tirei várias medidas com o app do celular "Wifi Analyzer" (farproc) disponível na Play Store (Android).  B)

Na casa de um colega ele tinha um Tp-Link TL-WR941ND, modelo que consta com 3 antenas. Ele deixou o aparelho com 2 antenas (das extremidades) como estava, para atender a maior parte da casa e a antena do meio, ele "estendeu" usando um cabo com pigtail (acho que é esse o nome para as conexões), para o lado de fora da casa, indo em direção à área de festas...

Pedi licença para fazer o teste, claro! Retirei a antena da ponta do pigtail, a externa, e tudo continuou funcionando sem a mesma. Medi dentro e fora da casa: dentro estava "OK" e fora praticamente não havia sinal...

Bastou repor a antena para que a área de festas tivesse - pelo menos - condições de conexões. Não era nem "boa", mas suficiente!  :)

Sugeri justamente que ele trocasse esta unica antena externa por outra de maior dbi, mas como ele se mudou posteriormente... nem chegou a fazer o teste.  :huh:

Na época ele usava as antenas originais do modelo, acho que são de 5 dbis e sei que para trocar por outras é aconselhado verificar se o roteador suporta, pois o mesmo deve possuir potência suficiente para fornecer energia adequada para as novas antenas. Não sei a quantas este modelo específico poderia ir, mas fica a dica... acho que eram essas as suas dúvidas, certo !?  :D

Agora conta ae o que você vai aprontar!

:lol:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A troca da antena não traz ganhos para o roteador, mas para rede apenas.

Em parte não existe limite de ganho, mas nem sempre ele é verificável porque você troca apenas antena no roteador.

O que ocorre é que as antenas omni começam a trabalhar com ângulos pequenos, um efeito que você facilmente vê ocorrer é que clientes mais próximos acabam perdendo sinal.

Nas direcionais você "otimiza" para que o sinal seja direcional, assim não tem maior potência, mas apenas um ganho para determinada direção.

Nos roteadores de múltiplas antenas nem sempre se consegue utilizar o sistema como citado, usar por exemplo uma antena para os clientes internos e outra para os externos porque eles usam o mesmo rádio. Se for configurada uma rede onde seja 802.11gn que use apenas uma das antenas a outra fica sub-utilizada e não se consegue estabelecer conexão satisfatória.

E quanto aos cabos, (pigtails) geralmente usamos eles curtos para que não se perca o ganho da antena. Na internet você encontra tutoriais sobre os cálculos, mas por exemplo você compra uma antena de 20 dbi e usa um cabo de 15m, se a perda do cabo for 1dbi/m, no final você estaria no mesmo que usando uma antena de 5dbi na ponta do roteador. (Por este motivo os pigtails são curtos, e quando se usam aqueles adaptadores USB para cliente wireless, o cabo USB que fica longo, para que obtenha melhor sinal da antena)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Mlramos olá!

Então, estava pensando em melhorar o sinal externo aqui em casa. Mas acho que vou deixar do jeito que está mesmo.

@dwatashi obrigado pelo esclarecimentos. No mercado livre tinha vendedor falando que não havia perda com cabos de 25metros..rsrsrsrs vendedores... então se eu usar um cabo de uns 5 metros e usar minha antena atual de 3 dbi... eu vou piorar ao invés de melhorar...  tenso. Mas obrigado pelas informações. Vale mais a pena então ter um roteador num local estratégico ao invés de enviar apenas o cabo com antena.

obrigado.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Mlramos olá!

Então, estava pensando em melhorar o sinal externo aqui em casa. Mas acho que vou deixar do jeito que está mesmo.

@dwatashi obrigado pelo esclarecimentos. No mercado livre tinha vendedor falando que não havia perda com cabos de 25metros..rsrsrsrs vendedores... então se eu usar um cabo de uns 5 metros e usar minha antena atual de 3 dbi... eu vou piorar ao invés de melhorar...  tenso. Mas obrigado pelas informações. Vale mais a pena então ter um roteador num local estratégico ao invés de enviar apenas o cabo com antena.

obrigado.

Bom... posso falar pelo que vi e medi, lá na casa do meu colega... ficou legal, mas para esclarecer melhor:

De onde está o roteador para onde ele "esticou" a antena, ele usou um cabo de uns 5m, não mais do que isso.  (_(

A antena que ficou "externa" apenas ficou pra fora, para o lado da área de festas e como eu disse, o sinal ficou apenas suficiente...  :rolleyes:

Pena (ou não) que naquele dia estávamos lá para aproveitar a área de festas e não para confabular sobre as wifis...

:lol:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns cabos possuem menor perda, mas sempre inserem perdas consideráveis se estes forem extensos.

Até uns 2m é uma perda por cabo que considero pequena, acima de 2m, a antena tem que "trabalhar" mais para trazer ganho. O que alguns projetos fazem é colocar cabos grandes, mas no final do cabo + antena colocar um amplificador. O problema é que o amplificador pode atrapalhar se o sinal estiver ruim, ruídos forem inseridos por causa de conectores ruins, etc. O amplificador pode amplificar os problemas e trazer problemas de conexão.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais