Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
hsdutra

Baixo desempenho RAID5

Recommended Posts

Fiz um RAID-5 com 3 HDs Seagate de 4TB Sata III 5900rpm + 1 Seagate de 3TB SATA III 7200rpm... ou seja total de 4hd.

post-539840-0-72170500-1412091962.png

resultado de teste abaixo

post-539840-0-97871300-1412092147_thumb.

só cheguei nos valores do Benchmark após ativar o "link power management" liberar o buffer do cache de gravação e marcar o modo de cache para "Escreva de volta" conforme abaixo

post-539840-0-78470900-1412092489_thumb.

velocidade de cópia na prática

post-539840-0-45636100-1412091966.png

​Estou fazendo a cópia localmente​, de um Seagate 1tb 7500rpm para o RAID
A unica coisa que eu sei sobre a controladora... Intel® Desktop/Workstation/Server Express Chipset SATA RAID Controller da placa mãe da Gigabyte Ga-h97n-wifi Mini Itx

Configurações do computador

post-539840-0-82985600-1412091966_thumb.

O que vocês acham de eliminar o 4º HD de 3tb? 
Acho que perdi muito colocando os 4 HDs.

Alguem pode me dar um help?

grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provavelmente sim, pela diferença dos modelos, velocidade, e ainda está perdendo espaço, limitado ao menor. Minha sugestão é tirar o de 3TB e tentar novamente. 

abs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente sim, pela diferença dos modelos, velocidade, e ainda está perdendo espaço, limitado ao menor. Minha sugestão é tirar o de 3TB e tentar novamente. 

abs

De qualquer forma não esta muito lento?

o que posso considerar satisfatório no RAID 5 com esses 3 HDs?

Compartilhar este post

Link para o post
Considerando o raid5 dos teus 3 HDs de 4 tb, eu imagino que um desempenho satisfatório seria +- 85% da soma dos desempenhos inviduais (o qual não conheço para este modelo).

abs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando o raid5 dos teus 3 HDs de 4 tb, eu imagino que um desempenho satisfatório seria +- 85% da soma dos desempenhos inviduais (o qual não conheço para este modelo).
abs

Perfeito amigo! uma boa métrica! valeu

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixe de postar o resultado, se implementares. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o modelo dos HDs?

Pelo que vi o READ de um dos modelos 5,9k é 180MB, logo no RAID 5 são utilizados 3 para os dados e 1 para paridade, portanto usando a regra de 3*180*85% = 459MB, portanto está dentro da taxa por causa dos discos.

A gravação pode estar sendo prejudicada pelo mesmo motivo, os discos 5,9k são bons para dispositivos onde precisa-se de maior armazenamento, menor consumo e menor ruído e calor. Usei mais nos DVRs e NAS e uma pequena vantagem deles darem menos problema com o tempo, mas eles são mais recentes e usei apenas os discos de até 2TB, estes de maior densidade ainda não cheguei a utilizar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o modelo dos HDs?

Pelo que vi o READ de um dos modelos 5,9k é 180MB, logo no RAID 5 são utilizados 3 para os dados e 1 para paridade, portanto usando a regra de 3*180*85% = 459MB, portanto está dentro da taxa por causa dos discos.

A gravação pode estar sendo prejudicada pelo mesmo motivo, os discos 5,9k são bons para dispositivos onde precisa-se de maior armazenamento, menor consumo e menor ruído e calor. Usei mais nos DVRs e NAS e uma pequena vantagem deles darem menos problema com o tempo, mas eles são mais recentes e usei apenas os discos de até 2TB, estes de maior densidade ainda não cheguei a utilizar.

Então dwatashi... estou fazendo cópias numa media de 40MB/s ~ 60MB/s!!! Eu esperava mais com o RAID5. Resolvi não remover o HD de 3TB por conta de ser mais rápido e achar que não irá influenciar na velocidade... decisão certa?

Não entendi quando menciona "vi o READ de um dos modelos 5,9k é 180MB" como chegou a esses valores? e como faço esse calculo de regra onde você chegou ao resultado de 495MB?

Obrigado pela ajuda!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve remover o de 3 TB pelo simples fato de estar limitando a capacidade do RAID ao limite do menor.

Você está usando:

2,795 x 4 = 11,18 TB

11,18 TB - 2,795 (paridade) = +- 8,3 TB, que é o tamanho que está teu RAID. 

Se retirar o menor, terás:

3 x 3,726 = 11,178 TB

11,178 TB - 3,726 (paridade)  = 7,45 Tb, que será teu novo tamanho do RAID, e ainda sobrará um HD de 3 TB para usar por fora. 

Resultado: 

7,45 TB RAID5  + 3 TB por fora = +- 10,5 TB.  :)

abs

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Chico, porque estou perdendo espaço? porque ficaria limitado pelo menor?

Compartilhar este post

Link para o post

Explicação acima. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve remover o de 3 TB pelo simples fato de estar limitando a capacidade do RAID ao limite do menor.

Você está usando:

2,795 x 4 = 11,18 TB

11,18 TB - 2,795 (paridade) = +- 8,3 TB, que é o tamanho que está teu RAID. 

Se retirar o menor, terás:

3 x 3,726 = 11,178 TB

11,178 TB - 3,726 (paridade)  = 7,45 Tb, que será teu novo tamanho do RAID, e ainda sobrará um HD de 3 TB para usar por fora. 

Resultado: 

7,45 TB RAID5  + 3 TB por fora = +- 10,5 TB.  :)

abs

Excelente aula Chico!!! Claríssimo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei o valor de 180MB em um dos datasheets de HD 4TB 5,9k da Seagate.

No entanto existem alguns modelos para esta capacidade e velocidade, por isto perguntei qual o modelo exato para você pode conferir no site.

Pode estar "lento" porque utiliza discos de 5,9k, com o modelo exato você pode procurar reviews/testes e verificar a velocidade de gravação do mesmo.

Para fazer um teste do RAID, o mais interessante seria pegar um SSD rápido para fazer cópia, assim você tem certeza que não é a origem o problema também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais