Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo desempenho RAID5


hsdutra

Posts recomendados

Fiz um RAID-5 com 3 HDs Seagate de 4TB Sata III 5900rpm + 1 Seagate de 3TB SATA III 7200rpm... ou seja total de 4hd.
 
post-539840-0-72170500-1412091962.png
 
resultado de teste abaixo
 
post-539840-0-97871300-1412092147_thumb.
 
 
só cheguei nos valores do Benchmark após ativar o "link power management" liberar o buffer do cache de gravação e marcar o modo de cache para "Escreva de volta" conforme abaixo
 
post-539840-0-78470900-1412092489_thumb.
 
velocidade de cópia na prática
 
post-539840-0-45636100-1412091966.png
 
​Estou fazendo a cópia localmente​, de um Seagate 1tb 7500rpm para o RAID
A unica coisa que eu sei sobre a controladora... Intel® Desktop/Workstation/Server Express Chipset SATA RAID Controller da placa mãe da Gigabyte Ga-h97n-wifi Mini Itx
 
 
Configurações do computador
 
post-539840-0-82985600-1412091966_thumb.
 
O que vocês acham de eliminar o 4º HD de 3tb? 
Acho que perdi muito colocando os 4 HDs.
 
 
Alguem pode me dar um help?
 
 
grato
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente sim, pela diferença dos modelos, velocidade, e ainda está perdendo espaço, limitado ao menor. Minha sugestão é tirar o de 3TB e tentar novamente. 

abs

 

 

De qualquer forma não esta muito lento?

o que posso considerar satisfatório no RAID 5 com esses 3 HDs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o modelo dos HDs?

 

Pelo que vi o READ de um dos modelos 5,9k é 180MB, logo no RAID 5 são utilizados 3 para os dados e 1 para paridade, portanto usando a regra de 3*180*85% = 459MB, portanto está dentro da taxa por causa dos discos.

 

A gravação pode estar sendo prejudicada pelo mesmo motivo, os discos 5,9k são bons para dispositivos onde precisa-se de maior armazenamento, menor consumo e menor ruído e calor. Usei mais nos DVRs e NAS e uma pequena vantagem deles darem menos problema com o tempo, mas eles são mais recentes e usei apenas os discos de até 2TB, estes de maior densidade ainda não cheguei a utilizar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo dos HDs?

 

Pelo que vi o READ de um dos modelos 5,9k é 180MB, logo no RAID 5 são utilizados 3 para os dados e 1 para paridade, portanto usando a regra de 3*180*85% = 459MB, portanto está dentro da taxa por causa dos discos.

 

A gravação pode estar sendo prejudicada pelo mesmo motivo, os discos 5,9k são bons para dispositivos onde precisa-se de maior armazenamento, menor consumo e menor ruído e calor. Usei mais nos DVRs e NAS e uma pequena vantagem deles darem menos problema com o tempo, mas eles são mais recentes e usei apenas os discos de até 2TB, estes de maior densidade ainda não cheguei a utilizar.

 

Então dwatashi... estou fazendo cópias numa media de 40MB/s ~ 60MB/s!!! Eu esperava mais com o RAID5. Resolvi não remover o HD de 3TB por conta de ser mais rápido e achar que não irá influenciar na velocidade... decisão certa?

 

Não entendi quando menciona "vi o READ de um dos modelos 5,9k é 180MB" como chegou a esses valores? e como faço esse calculo de regra onde você chegou ao resultado de 495MB?

 

Obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve remover o de 3 TB pelo simples fato de estar limitando a capacidade do RAID ao limite do menor.

Você está usando:

2,795 x 4 = 11,18 TB

 

11,18 TB - 2,795 (paridade) = +- 8,3 TB, que é o tamanho que está teu RAID. 

 

 

Se retirar o menor, terás:

3 x 3,726 = 11,178 TB

 

11,178 TB - 3,726 (paridade)  = 7,45 Tb, que será teu novo tamanho do RAID, e ainda sobrará um HD de 3 TB para usar por fora. 

 

Resultado: 

7,45 TB RAID5  + 3 TB por fora = +- 10,5 TB.  :)

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve remover o de 3 TB pelo simples fato de estar limitando a capacidade do RAID ao limite do menor.

Você está usando:

2,795 x 4 = 11,18 TB

 

11,18 TB - 2,795 (paridade) = +- 8,3 TB, que é o tamanho que está teu RAID. 

 

 

Se retirar o menor, terás:

3 x 3,726 = 11,178 TB

 

11,178 TB - 3,726 (paridade)  = 7,45 Tb, que será teu novo tamanho do RAID, e ainda sobrará um HD de 3 TB para usar por fora. 

 

Resultado: 

7,45 TB RAID5  + 3 TB por fora = +- 10,5 TB.  :)

 

abs

 

 

Excelente aula Chico!!! Claríssimo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Peguei o valor de 180MB em um dos datasheets de HD 4TB 5,9k da Seagate.

 

No entanto existem alguns modelos para esta capacidade e velocidade, por isto perguntei qual o modelo exato para você pode conferir no site.

 

Pode estar "lento" porque utiliza discos de 5,9k, com o modelo exato você pode procurar reviews/testes e verificar a velocidade de gravação do mesmo.

 

Para fazer um teste do RAID, o mais interessante seria pegar um SSD rápido para fazer cópia, assim você tem certeza que não é a origem o problema também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...