Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cooler hd 7970 oc parou de funcionar


Posts recomendados

OI  

 

minha placa de vídeo hd 7970 apos uma manipulação minha ,deixou de funcionar as venturinas, apesar da placa funcionar ela obviamente esquenta e desliga, a pctechnic disso que o problema e na placa de vídeo e que não tem peças de reposição para a parte eletrônica estragada nao achei nada no google como trocar o sistema de refrigeraçao da mesmo ou fazer alguma ligacao de ventoinha direto na fonte... nao posso perder uma placa de 1k por nao rodar os coolers...sera que da para por hidrocooler ou sei la o que?

 

  segue video do problema ytube:

 

 

 

 

 

post-739002-0-04274700-1412108334.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Alfredo e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Apesar de aparentar um grande problema, recuperar as fans originais, ou mesmo improvisar fans de gabinete não é uma das tarefas mais complicadas. Antes de qualquer coisa, seria bom testar as fans da VGA em separado com auxílio de uma fonte de PC.

 

Nem precisará arriscar seu PC todo, Alfredo. Só precisará de uma fonte (até genérica serve) ou a que equipa o PC, desde que todos os cabos dela estejam desplugados dos respectivos componentes do micro, para minimizar riscos desnecessários e um pedaço de fio, cortado em três partes (pelo menos 10cm cada).

 

1ª etapa: Reconhecer os polos positivo e negativo do conector das fans da HD 7970. Normalmente, são compostas de quatro fios e estão dispostas na seguinte ordem: negativo, positivo, sensor RPM, sensor PWM (controlador de velocidade). Se as cores dos fios do cooler forem padrões, o preto é o negativo e o amarelo é o positivo (12V).

 

2ª etapa: Fazer uma ponte do positivo e negativo até um conector "molex" da fonte. Para isso, basta um pedaço de fio conectando o conector das fans até o molex: Negativo da fan ao um dos cabos pretos do conector "molex" e o positivo da fan no plugue 12V do "molex" (amarelo). Só tome cuidado em verificar se há algum filamento unindo as polaridades, fechando curto. Facilitando a fixação, pode-se colocar uma fita isolante e durex, já que o teste será curto.

 

tumblr_m6tbbczGCH1qah3d2.jpg

 

3ª etapa: Fazer ligação direta na fonte. (Antes, retire a fonte da tomada para evitar acidentes.) Para fazer a fonte ligar sem ajuda do PC, Alfredo, basta ligar o cabo verde a algum cabo preto do conector principal (24pins) da fonte desta forma abaixo:

 

Como+testar+uma+fonte+de+alimenta%C3%A7%

 

Assim que plugar a fonte na tomada, ela partirá imediatamente. Aí você poderá ver se as fans da HD 7970 funcionarão ou não. Se elas continuam inoperantes, mesmo após uma inspeção mais criteriosa, é bem provável que seja um problema de cabo quebrado. Depende de uma simples emenda, onde qualquer técnico de eletrônica é capaz de reparar facilmente. 

 

E se a fan funcionar e após a remontagem, na placa de vídeo, o problema ainda persiste. Nesse caso, Alfredo, aí pode-se transformar este improviso em uma adaptação mais segura para ligar o cooler da HD7970 diretamente na saída molex da fonte. Ela arrefecerá normalmente, só que sempre na máxima capacidade, não tendo mais a capacidade de controle de RPM pela VGA (o ruído das fans será mais alto). Pelo menos continuará a usar sua placa de vídeo, Alfredo.

 

Boa sorte nos procedimentos e sucesso total!

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) ja uso o site a anos, mas nunca tinha feito um topico... a placa ainda esta com a pctechnic eles pediram mais tempo para analisar o que pode ser feito...mas parece que vou ter que fazer uma ligacao direta na fonte mesmo. esperando acabar a analise postarei qual procedimento sera feito, ainda então, no aguardo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando...

 

Alfredo, se a PCTechnic está demorando na análise, é bem provável que estão fazendo algum reparo, ou até mesmo esperando o retorno do RMA do fabricante para te enviar um novo produto. Se a placa estiver na garantia e o defeito não partiu de alguma manipulação equivocada de sua parte, acredito que a loja te devolverá a placa em condições de uso. Caso contrário, já teriam despachado de volta a VGA rápido.

 

Vamos ver o que será feito. Boa sorte no processo, meu caro!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...