Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual roteador e adaptador comprar?


rudag

Posts recomendados

Senhores, estou com internet nova em meu apto de 120mb porém o equipamento que tenho não me permite chegar nesta velocidade via WiFi. Tenho atualmente:

 

- Modem/roteador Arris TG862 fornecido pela NET

- Adaptador TP-Link WN722N de 150mbps

- Roteador TP-Link WR740N de 150Mbps (Não estou usando)

 

Com o modem da NET eu chego nos 120mbps apenas com cabo. Por WiFi consigo no máximo 30mbps (li relatos de que esse modem da NET é fraco como roteador). O que eu gostaria é de ter os 120mbps no meu desktop, que está a aproximadamente 1m de distância do modem, porém com uma parede no meio (modem na sala e PC no quarto, os dois próximos a mesma parede). Fora o PC vou usar apenas meu celular pela casa, mas não faço questão de ter toda velocidade com ele.

 

Andei lendo sobre roteadores e os padrões b/g/n/ac e vi que pouca gente consegue obter mais de 80mbps pelo Wifi. Pelo que li existe algo chamado "Channel Bonding" que talvez seja a única maneira de aproveitar a velocidade máxima do roteador/adaptador. Enfim, não é porque o roteador é de 300mbps que ele vai chegar nessa velocidade, mesmo que você tenha um plano nessa velocidade.

 

Gostaria da ajuda de vocês para escolher um roteador de até R$300 e um adaptador de até R$150 que possam me dar os 120mbps por wireless, ou o mais próximo disso. Algumas opções que vi de roteador foram:

TP-Link WDR4300

TP-Link WDR3600 (ganhou do 4300 em vários testes, mesmo sendo teoricamente "inferior")

Tp-Link Archer C7 AC 1750 (padrão 802.11ac)

 

Quanto ao adaptador, não sei de nenhum, mas imagino que um que possa aproveitar os 5Ghz do roteador seja melhor no meu caso.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Wireless

  • TP-Link WDR3600 + TL-WDN3800
  • Tp Link Archer C2 + Archer T2U

 

PLC

  • TL-PA511KIT
  • TL-PA6010KIT
 
No wireless você ainda fica suscetível a mais interferências, mas deve conseguir já que a distância é pequena. No padrão 802.11ac, o ideal seria adaptadores PCIE porque como encontra mais facilmente adaptadores USB 2.0, fica limitado a velocidade do USB.
 
No PLC você deve conseguir toda a velocidade, sem grandes problemas. Ambos os kits já usam portas Gigabit. Com o Kits mais simples 200/500 Mbps você consegue uma velocidade maior, mas não vai conseguir 120 Mbps porque as portas são 100 Mbits no máximo.
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No wireless você ainda fica suscetível a mais interferências, mas deve conseguir já que a distância é pequena. No padrão 802.11ac, o ideal seria adaptadores PCIE porque como encontra mais facilmente adaptadores USB 2.0, fica limitado a velocidade do USB.

 

Pelo que vi o limite do USB 2.0 é 60mb, mas geralmente as pessoas conseguem no máximo metade disso, o que ainda seria mais do que suficiente pra mim já que 120mbps = 15mb. Acha que mesmo assim o USB me limitaria de alguma forma?

 

No PLC você deve conseguir toda a velocidade, sem grandes problemas. Ambos os kits já usam portas Gigabit. Com o Kits mais simples 200/500 Mbps você consegue uma velocidade maior, mas não vai conseguir 120 Mbps porque as portas são 100 Mbits no máximo.

 

Achei muito interessante isso do PLC. Lembro que li numa revista anos atrás sobre internet pela rede elétrica, mas não sabia que ela ja estava se popularizando e ficando "barata". Acabei de ler um pouco sobre o assunto e acho que vou descartar isso devido aos problemas de interferência que isso pode causar em outros aparelhos e lâmpadas, mas acho bem promissora essa tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A velocidade máxima do USB 2.0 é 480 Mbps, porém como ele tem cerca de 50% de eficiência apenas temos 240 Mbps, fato comprovado que HDs e Flash drives USB 2.0 conseguem taxa máxima de 30 MB/s.

 

Como deseja 120 Mbps, por exemplo, até conseguiria sem problemas, mas é um desperdício colocar um adaptador 802.11ac em USB 2.0 porque ele fica limitado pelo USB. Pelo menos funciona com menor interferência por causa do 5 Ghz.

 

O PLC é um meio para se conseguir transferir com maior estabilidade pois fica com menor interferência. O único problema é com o tempo, não sei o que ocorre alguns adaptadores ficam com velocidades baixas. No meu caso, basta tirar ambos os adaptadores da tomada e reconectar para "resetar" e voltar a velocidade ou então resetar o adaptador "master".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...