Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luis Melo

Fonte de corrente

Recommended Posts

Boa tarde!
Estudo Engenharia Electrónica e numa das disciplinas temos que fazer um projecto que mede a velocidade de um projéctil utilizando fotodíodos.
Para isso, precisamos de calcular o tempo.

No meu circuito tenho OpAmps e um latch RS que me dá, na saída, 5V quando o projéctil passa o primeiro díodo e passa a 0V quando passa o 2º diodo.

Precisamos então de construir uma fonte de corrente (so nos é permitido usar 1 fonte) para carregar um condensador. Quando o projéctil acaba o trajecto, o condensador para de carregar e, através de algumas contas calculamos o tempo.

Alguma ajuda?

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil e mais preciso acionar um contador ao passar pelo primeiro diodo, e pausar o contador quando passasse pelo segundo diodo? 

O contador poderia então funciona com base em um cristal de quartzo, o mesmo que um relógio moderno funciona. 

Isso já lhe daria o tempo exato, sem precisar de cálculos, como num cronômetro:

Acionou..contou o tempo, travou o tempo.

A fonte de corrente constante que você pediu 

fontecorrente1.png

R1 é tipo um resistor Shunt sensor de corrente.

Se a corrente em T1 aumenta, também aumenta em R1 e dá uma queda de tensão que aciona base de T2. Este por sua vez aterra R2 cujo percentual de corrente deixa de passar pela base de T1, por isso mantem a corrente constante. 

Seria bom colocar dois diodos 1N4148 em série com a base de T1, diretamente polarizado. Isso vai fazer o circuito ficar mais preciso. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi porque precisa da fonte de corrente neste projeto.

-------

edit.

Agora acho que entendi.

Vai medir o tempo pela carga do capacitor.

A fonte de corrente constante e para que a carga/tempo seja linear.

Mas este projéctil vai passar exatamente na frente do 1o e 2o fotodiodo?

Será que os amplificadores e os fotodiodos serão suficientemente rápidos pra detectar o projéctil?

Se for permitido seria mais fácil disparar um contador de um AVR a 20MHz e por áudio no disparo e parar o contador pelo impacto do projéctil no final do seu percurso.

A 20MHz seria uma contagem a cada 50nS.Ou fazer como

o albert_emule falou. Mas ainda fica a dúvida da velocidade dos componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais