Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TC para placa eletrônica


Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou em desenvolvimento de um projeto baseado em Arduíno controlando um circuito.

Se eu mando sinal do Arduíno para ligar um LED por exemplo.

Para confirmar se este LED esta aceso preciso usar um TC(Transmissor de Corrente), caso LED estiver queimado não circulara corrente correto?

 

A duvida é onde encontro esse TC para comprar e existe outro método mais barato para esta confirmação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você poderia usar um conversor AD do mesmo para verificar se há queda de tensão depois do resistor ligado na porta de saída.

Suponhamos que mande ligar o LED em nível 1, se depois do resistor você ler o valor máximo, 10 bits em 1 = 1023, então o led não está consumindo corrente, ou aberto, se ler 0 ou - de 1V, está em curto ou quase. Dependendo da cor do LED dá até pra saber se ele está alterado, pois cada cor tem uma tensão.

Exemplo:

post-387879-0-35049800-1412247850.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A simples solução do amigo xyko resolve elegantemente seu problema. Mas que tal complicar? Digamos que você não tem mais um pino sobrando. Imagine um capacitor entre o pino PB5 e gnd. Momentaneamente torne-o entrada analógica e leia sua tensão. Se demorar a cair, led=já era.

ok pode rir se quiser...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Isadora Ferraz

Só tem um probleminha:

ADCs só no port C.

Estou tentando imaginar um jeito de fazer o que sugeriu.Me dá 1 minuto. Huuun. Já sei!.

O LED tem que ser ligado no PORTC , através de um resistor, e o capacitor em paralelo com o LED.

Ao ler a tensão do capacitor saberemos a tensão que estava no LED...

Muito bom! Parabéns! :)

Nem precisa tornar ele ADC. Isto ele já é. O que  diferencia de entrada digital e ADC é o tipo de instrução usada para leitura. Basta tornar entrada (DDRC.5=0), sem pull-up e ler como ADC.

Esperar fim de leitura e tornar novamente saída (DDRC.5=1).

Só não pode ser um capacitor muito alto, 100nF dá. Senão ao ligar o equipamento terá de esperar um tempinho para a primeira leitura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...