Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em memórias DDR3 1333Mhz que estão rodando em 1066MHz. Compensa? Podem me ajudar?


Posts recomendados

Oi pessoal, estou com uma dúvida aqui sobre minhas memórias. Primeiramente vou descrever meu hardware pra depois perguntar.

 

Configuração do PC:

 

Processador: Intel Core 2 Quad Q9550 @ 2.83GHz

Placa Mãe: Gigabyte GA-G41MT-S2P

Memória RAM: 2x4GB DDR3 1333MHz

HDD: Seagate 1TB SATA III

VGA: Gigabyte GTX 550 Ti 1GB GDDR5 192-bit

Fonte: Cooler Master G500W PFC Ativo 80 Plus Bronze

 

Além disso tenho 5 ventoinhas de 120mm no gabinete, além de um Hyper TX3 EVO no processador (onde moro é muito quente).

 

Enfim, tenho dois pentes DDR3 4GB 1333 MHz na máquina, mas elas estão rodando em 1066 MHz. Minha placa mãe suporta 1333 em memórias em over (vê no site da Gigabyte). Se eu fizer over no BIOS, estarei fazendo over em minhas memórias, visto que elas são nativamente 1333? Além disso, vou fazer minha motherboard esquentar mais se eu aumentar o clock para 1333 nas memórias?

 

As memórias são: Kingston 4GB DDR3 1333MHz, Markvision 4GB DDR3 1333Mhz.

 

Compensa aumentar esse clock? O que vai mudar? É seguro pra minha configuração (pois essa placa mãe já tem 2 anos de uso)? Podem me ajudar a fazer, caso seja vantajoso?

 

Tem mais uns porém's: Essa placa não é mais vendida, por isso não posso perdê-la. As memórias também não podem ser substituídas (elas já tem 2 anos de uso), pois as novas DDR3 não são compatíveis com essas placas antigas, sei porque testei todos os tipos em todas as lojas de informática da minha região.

 

Aqui estão fotos do índice de experiência do meu PC, das configurações de minhas memórias e do BIOS do meu PC:

 

post-738651-0-88316400-1412194232_thumb.

 

post-738651-0-51884500-1412194234_thumb.

 

post-738651-0-29268800-1412194269_thumb.

 

post-738651-0-42975200-1412194299_thumb.

 

Eu não sei nada de overclock rsrs. Por favor perdoem-me por ser um iniciante no assunto!

 

Deus os abençoe! Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que faço o teste,

se você não mexer nas voltagens, queimar elas não vão.

O máximo que pode ocorrer é um tela azul.

 

Altere na BIOS “performance enhance” .

 

Para se fazer OverClock se faz necessário prudência. Mas no seu caso, por um memoria de 1333Mhz pra rodar a 1.333mhz me parecer problema de configuração.

 

Por Hora

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que faço o teste,

se você não mexer nas voltagens, queimar elas não vão.

O máximo que pode ocorrer é um tela azul.

 

Altere na BIOS “performance enhance” .

 

Para se fazer OverClock se faz necessário prudência. Mas no seu caso, por um memoria de 1333Mhz pra rodar a 1.333mhz me parecer problema de configuração.

 

Por Hora

Espero ter ajudado.

 

Amigo, veja aqui o link da minha placa. Ela só suporta memórias 1333mhz em O.C.

 

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3743#ov

 

O que pode me dizer disto? Por favor, não entendo nada ainda de over.

 

Fico no aguardo. Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande, raulgrangeiro.

Seja bem vindo ao Clube do Hardware

 

Referente as perguntas:

 

Compensa aumentar esse clock?

Na minha opinião SIM compensa aumentar os clock.

 

O que vai mudar?

A frequência da memória vai operar dentro do padrão de fabrica (1.333 MHZ ).

 

É seguro pra minha configuração (pois essa placa mãe já tem 2 anos de uso)?

Se sua placa não tiver nenhum defeito de fabrica, é extremamente seguro.

A GA-G41MT-S2P é uma excelente MotherBoard com tempo de vida útil para mais de dez anos.

 

Podem me ajudar a fazer, caso seja vantajoso?

 

Verifiquei o link indicado e presumi que a versão de sua placa é (ver 1.3 )

Fornt Side Bus 1333/1066/800 MHZ

Suporte para DDR3 1333 módulos de memoria (OC) 1066/800 mhz

 

SUGESTÃO

Na BIOS DRAM performance Control

Performance Enhance esta “Standard” tente fazer a alteração.

 

Em System Memory Multiplier (SPD) esta em “Auto” tente fazer a alteração.

 

NÂO mecha nas voltagens.

 

Caso ter tela azul ou travamento. Desligue e ligue a PC vá até a BIOS e volte para o modo Padrão. Você não vai perder nada.

 

Caso o computador não ligue abra o gabinete, na MotherBoard vá no “Power Jumper” ou  “CLR CMOS” e feche o circuito, ele vai ligar no modo padrão automaticamente. Fique com o manual da sua MotherBoard em mãos. Você não vai perder nada.

 

Caso tenha alguma duvida referente ao procedimento faça o Backup de seus arquivos.

 

NÃO mecha nas voltagens

 

Na minha opinião isto não é overCloclok, salva engano e só configuração.

 

Por Hora

Espero ter Ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande, raulgrangeiro.

Seja bem vindo ao Clube do Hardware

Referente as perguntas:

Compensa aumentar esse clock?

Na minha opinião SIM compensa aumentar os clock.

O que vai mudar?

A frequência da memória vai operar dentro do padrão de fabrica (1.333 MHZ ).

É seguro pra minha configuração (pois essa placa mãe já tem 2 anos de uso)?

Se sua placa não tiver nenhum defeito de fabrica, é extremamente seguro.

A GA-G41MT-S2P é uma excelente MotherBoard com tempo de vida útil para mais de dez anos.

Podem me ajudar a fazer, caso seja vantajoso?

Verifiquei o link indicado e presumi que a versão de sua placa é (ver 1.3 )

Fornt Side Bus 1333/1066/800 MHZ

Suporte para DDR3 1333 módulos de memoria (OC) 1066/800 mhz

SUGESTÃO

Na BIOS DRAM performance Control

Performance Enhance esta “Standard” tente fazer a alteração.

Em System Memory Multiplier (SPD) esta em “Auto” tente fazer a alteração.

NÂO mecha nas voltagens.

Caso ter tela azul ou travamento. Desligue e ligue a PC vá até a BIOS e volte para o modo Padrão. Você não vai perder nada.

Caso o computador não ligue abra o gabinete, na MotherBoard vá no “Power Jumper” ou “CLR CMOS” e feche o circuito, ele vai ligar no modo padrão automaticamente. Fique com o manual da sua MotherBoard em mãos. Você não vai perder nada.

Caso tenha alguma duvida referente ao procedimento faça o Backup de seus arquivos.

NÃO mecha nas voltagens

Na minha opinião isto não é overCloclok, salva engano e só configuração.

Por Hora

Espero ter Ajudado

Amigo, eu fazendo este procedimento estarei diminuindo a vida útil de algo, mesmo que infimamente? Além disso, como posso fazer um teste de stress pra verificar a estabilidade?

Meu OS: Windows 8 Pro x64.

Fico no aguardo. Obrigado por estar me ajudando.

Deus o abençoe!

Outra pergunta amigo: Qual a diferença entre 4.00A e 4.00C que estão nesta imagem?

post-738651-0-18891800-1412437020_thumb.

Se puder me ajudar agradeço muito. Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo as perguntas:

 

Amigo, eu fazendo este procedimento estarei diminuindo a vida útil de algo, mesmo que infimamente?

Todo OverClock na teoria diminui a vida útil do produto. Principalmente pelo excesso de calor.

Esta configuração de subir o FSB para 333 a 4 SPD deveria ser simples, e não causa perda de garantia ou envelhecimento precoce dos componentes eletrônicos.

Esta placa mãe, caso não venha com defeito de fabricação, deveria funcionar pelo menos 50.000 horas ligada initerruptamente, ou seja, uns 15 anos, sendo 9 horas de utilização por dia. Se você já usou 2 anos só faltam 13 anos.

 

Além disso, como posso fazer um teste de stress pra verificar a estabilidade?

Estes testes sim, são muito mais preocupantes do que este simples processo de subir a velocidade da DRAM

Os testes de BenchMark  ( teste de Stress) mesmo em Stock ( sem mexer na configuração do PC) podem danificar sua placa de vídeo ou seu processador, e inegavelmente envelhecem seus SSD. E ao utiliza-los vem as mensagem (em alguns, não em todos), de aviso de isenção de responsabilidade.

 

Segue programas para os testes de Benchmarck e Monitoramento do PC

TessMark;  MSI Kombustor;  CineBench;  3DMark;  3DMark Vantage;  3DMark 11; EasyTne6;  CPU-Z;  GPU-Z;  Open HardWare Monitor;  Process Explorer;  Core Temp

 

Qual a diferença entre 4.00A e 4.00C que estão nesta imagem?

Esta eu vou deixar para você me responder.

 

 

Por Hora

Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo as perguntas:

 

Amigo, eu fazendo este procedimento estarei diminuindo a vida útil de algo, mesmo que infimamente?

Todo OverClock na teoria diminui a vida útil do produto. Principalmente pelo excesso de calor.

Esta configuração de subir o FSB para 333 a 4 SPD deveria ser simples, e não causa perda de garantia ou envelhecimento precoce dos componentes eletrônicos.

Esta placa mãe, caso não venha com defeito de fabricação, deveria funcionar pelo menos 50.000 horas ligada initerruptamente, ou seja, uns 15 anos, sendo 9 horas de utilização por dia. Se você já usou 2 anos só faltam 13 anos.

 

Além disso, como posso fazer um teste de stress pra verificar a estabilidade?

Estes testes sim, são muito mais preocupantes do que este simples processo de subir a velocidade da DRAM

Os testes de BenchMark  ( teste de Stress) mesmo em Stock ( sem mexer na configuração do PC) podem danificar sua placa de vídeo ou seu processador, e inegavelmente envelhecem seus SSD. E ao utiliza-los vem as mensagem (em alguns, não em todos), de aviso de isenção de responsabilidade.

 

Segue programas para os testes de Benchmarck e Monitoramento do PC

TessMark;  MSI Kombustor;  CineBench;  3DMark;  3DMark Vantage;  3DMark 11; EasyTne6;  CPU-Z;  GPU-Z;  Open HardWare Monitor;  Process Explorer;  Core Temp

 

Qual a diferença entre 4.00A e 4.00C que estão nesta imagem?

Esta eu vou deixar para você me responder.

 

 

Por Hora

Espero ter ajudado.

 

Oi amigo. Mudei aqui o clock das memórias. Ocorreu que testei com o Memtest86+ 5.01 e deu somente 1 erro nas memórias tanto com 1066Mhz quanto com 1333Mhz (isto porque a 2 anos usei placa de vídeo sem boa fonte e queimei um pente e deixou outro com 1 erro, por isso tenho 2 memórias diferentes).

 

No mais ocorreu mais uma coisa: as latências eram em 1066Mhz 7-7-7-20 e agora em 1333Mhz ficaram 9-9-9-24. Qual vai me garantir melhor performance?

 

Obrigado por me ajudar! De verdade rsrs

 

Fico no aguardo. Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande raulgrangeiro, parabéns.

 

Pode ficar tranquilo subir a Latência para 9-9-9-24 é normal.

Quanto maior a frequência, infelizmente maior a Latência das memorias.

 

7 de latência é mais ou mesmos o tempo em nanos segundos de resposta da DRAM, logo em tese 9 seria pior, mas o aumento da frequência compensa.

 

A gora você já esta habito a subir a frequência da sua CPU,  sem mexer nas voltagens

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande raulgrangeiro, parabéns.

 

Pode ficar tranquilo subir a Latência para 9-9-9-24 é normal.

Quanto maior a frequência, infelizmente maior a Latência das memorias.

 

7 de latência é mais ou mesmos o tempo em nanos segundos de resposta da DRAM, logo em tese 9 seria pior, mas o aumento da frequência compensa.

 

A gora você já esta habito a subir a frequência da sua CPU,  sem mexer nas voltagens

 

Obrigado mesmo amigo! A frequência da CPU não quero mexer, já vi muita gente por aqui reclamando que este chipset G41 não sobe muito, e se der pra subir vai ser pra 3GHz, o que não vai me dar muito ganho. Então processador vou deixar como está.

 

Mas aconteceu uma coisa que está me deixando preocupado: Quando ligo o PC, com o primeiro boot, ele liga, desliga por 2 segundos, e liga de novo. Estou preocupado! Isso não acontecia antes do over na placa. Lembrando que minha placa não é Asus e sim Gigabyte.

 

Isso é normal? Isso pode danificar minha placa ao longo do tempo?

 

Fico no aguardo. Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não é normal.

Você vai ter  que fazer uma sintonia fina.

Verifique se não alterou algo a mais na BIOS.

 

Instale os Software´s que te indiquei, faça o todos os teste de benchmark, anote os resultados;

Desfaça a alteração na BIOS e realiza novamente todos os testes de BenckMark. Compare as diferença verifique se são significantes. Caso contraria deixe as DRAM a 1066 MHZ.

 

Provavelmente o defeito a pontado pelo MenTest é significante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não é normal.

Você vai ter  que fazer uma sintonia fina.

Verifique se não alterou algo a mais na BIOS.

 

Instale os Software´s que te indiquei, faça o todos os teste de benchmark, anote os resultados;

Desfaça a alteração na BIOS e realiza novamente todos os testes de BenckMark. Compare as diferença verifique se são significantes. Caso contraria deixe as DRAM a 1066 MHZ.

 

Provavelmente o defeito a pontado pelo MenTest é significante.

Talvez realmente sejam amigo, mas já utilizo essa memória com este erro a 2 anos e nada de anormal aconteceu. Somente agora com o over que isso ocorreu. Não fiz alteração alguma na BIOS além do que disse que mudei.

Infelizmente não posso trocar a memória porque as novas não são compatíveis. Vou tentar posteriormente pegar uma do PC do meu irmão pra testar.

Vou desfazer o over.

Muito obrigado pela ajuda. Deus o abençoe! Excelente domingo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...