Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade processador x placa mãe


Buscador
Ir à solução Resolvido por Buscador,

Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia.

 

Algum dos companheiros pode me informar se a placa Asus B85M-E é compatível com o   Processador Intel Core i3-4150 Haswell Refresh 3.5GHz 3MB LGA 1150 BX80646I34150 ou se precisa atualizar bios ou algo assim?

É que comprei um kit asus P8H61-M Lx2 R 2.0 com um processador i3 3240 mas a placa tá com defeito e o vendedor só tem esta outra.

Grato por ajudarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado.

Então se eu pegar esta placa e montar com o i3-4150 eu consigo acessar a internet e fazer o upgrade?

Obrigado novamente.

 

Não é bem assim, pois o micro pode ficar instável na hora de fazer o upgrade. Ainda que o i3-4150 seja só uma versão nova dos Haswell, portanto teoricamente compatível com a placa-mãe, se no meio do upgrade o processo travar, você perde a placa-mãe. Acho que alguns modelos de placa-mãe têm dual BIOS, o que teoricamente daria para salvar, mas só perguntando na seção de placas-mãe.

 

Mas eu acho arriscado fazer upgrade de BIOS com um processador que não consta do BIOS atual. O ideal é colocar um Haswell de "primeira fornada", fazer o upgrade de BIOS e depois instalar o i3-4150. Mas pode ser que as coisas tenham mudado com os BIOS novos. Pergunte na seção de placas-mãe, é mais indicado.

 

-----edit-----

Ou você pode pedir ao vendedor para fazer antes o upgrade de BIOS. A maioria dos revendedores de peças têm uma oficina de montagem de micro. Seria mais fácil eles espetarem um Haswell compatível e fazer o upgrade. Só não sei se eles arcariam com o risco de dar zebra ou se eles fariam direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi.

Pensei que só com o pc montado, sem windows instalado eu conseguiria fazer isto de forma segura pelos aplicativos da Asus que já vem na própria placa.

Mas tentei um uma vez atualizar bios diretamente e não deu certo, ficava conectando e não saia disto.

Consegui somente baixando o arquivo pelo aplicativo da Asus e atualizando através do aplicativo mas usando o arquivo baixado.

Sendo assim vou tentar encontrar um outro processador que não precise fazer upgrade pois, ou eu compro o processador que dê nesta placa e vendo o meu processador atual que é o i3-3240 ou compro outra placa que dê neste meu processador e quando receber a B85M-E eu vendo ela para diminuir o prejuízo.

Qual destas duas placas é melhor? O que compensa mais fazer trocar a placa ou o processador?

Grato novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia ou comprar um i3-4130 / i3-4330 / i3-4340, que são os Haswell de primeira fornada. Vendo no site da Intel, o i3-4150 tem o vídeo integrado mais fraco e tem o clock menor que o i3-4330 e o i3-4340. Então você não sentiria diferença e ainda teria um vídeo integrado mais forte. Veja com o vendedor se ele não tem algum deles.

 

As únicas placas-mãe que não precisariam fazer upgrade de BIOS para nenhum Haswell seriam as H97 e as Z97, mas elas são mais caras. Melhor mesmo escolher outro processador, um dos que eu citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia.

Primeiramente grato por ajudar.

Vejamos se entendi corretamente:

- Placa B85M-E/BR ou B85M-E com i3-4130 / i3-4330 / i3-4340: "não precisa" upgrade. Só montar e pronto.

  P i3-4130 é só uns 20,00 mais caro que o i3-4150, se não precisar upgrade ficaria resolvido.

Ou, para gastar menos ainda:

- Outra Placa P8H61-M LX2 R 2.0

  Manteria o meu processador, i3-3240, a placa fica em torno de uns 200,00

Tô quase optando por comprar outra placa e tentar vender a B85M-E, se conseguir não teria prejuízo.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Manteria o meu processador, i3-3240, a placa fica em torno de uns 200,00

Tô quase optando por comprar outra placa e tentar vender a B85M-E, se conseguir não teria prejuízo.

Grato

 

Desculpe a demora, mas a gripe bateu forte aqui  :P

 

Não entendi, você já tinha um i3-3240 e pensou em fazer upgrade para a B85 com i3-4XXX? Seria muito melhor gastar essa grana toda apenas num i5-3XXX. Ficaria bem mais forte e mais barato. Mas você entendeu certo, um i3-4130 dá para as duas placas, sem precisar de upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, em resumo, o que tenho é um i3 3240 e uma placa B85M-E que são incompatíveis.

Então tenho duas opções:

Manter o i3 3240 e comprar uma placa compatível desfazendo-me da B85M-E

ou

Manter a placa B85M-E e comprar um i3-4130 desfazendo-me do i3-3240. Entendeu?

Por isto as perguntas. Quero ter certeza do que vou fazer, qualquer que seja a opção que tomar.

Logo, se eu optar por ficar com meu i3-3240 gasto uns 200,00 com uma P8H61-M LX2 R2.0 e vendo a B85M-E

Ou ficar com a B85M-$ e comprar um i3-4130 gastando uns 400,00 e desfazendo-me do i3-3240..

O grande problema é conseguir vender o componente que ficar sobrando.

Grato e melhoras para você.

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você não tiver placa de vídeo e for usar o vídeo integrado, o i3-4130 tem um vídeo integrado muito mais forte do que o do i3-3240. Seria a grande diferença, e aí eu acho melhor manter a B85, vender o i3 que você tem e comprar o i3-4130. Aqui você tem uma ideia do comparativo da HD 2500 do i3-3240 com a HD 4600 (parecida com a HD 4400 do i3-4130): http://www.techspot.com/review/679-intel-haswell-core-i7-4770k/page11.html

 

Se você tiver placa de vídeo, já não é tão necessário manter o i3-4130, porque o i3-3240 só é um pouco mais fraco do que o i3-4130. Mas a B85 é bem melhor do que a P8H61-M LX2 R2.0. Se você for usar SSD no futuro, a H61 vai dar um gargalo pesado, pois ela só tem SATA 3Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ok, muito obrigado.

Vou consultar o bolso e pensar com calma.

Minha tendência é para  a B85 mais por conta da USB 3.0, por eu já ter um HD 1 tb Sata 6 Bb/s 64mb Caviar Blue Wd10 Wester Digital além das USB 2.0 para as várias impressoras que preciso. Quanto ao vídeo não preciso de grandes qualidades já o som me atrai mais por contas dos Mmp3 (tenho uns 6.500) e gosto de ligar um cabo do meu som no pc para ouvir. Além do mais suporta até 32 GB ao passo que a P8H61 só suporta 16 GB. Quando ao SSD só num futuro não muito próximo em virtudo de preço x capacidade.

Vou dar o tópico como resolvido e deixo expressa aqui a minha gratidão por sanar minhas dúvidas.

Agora vou depender somente do bolso, eheh.

Muito obrigado.

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...