Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É necessário trocar o cooler original de um i5 4590 sem overclock?


Posts recomendados

Pessoal vocês acham necessário trocar o cooler original que vem com um i5 4590 (3.3 boost p 3.7) sendo o resto da configuração: vga asus r9 270 oc (150 w), mobo asus b-85mg, 8 RAM(1x8) corsair vengeance, fonte cx 430, gabinete rhino 3 fans, 1 HD, 1 cd-rom? Obrigado

Caramba segundo tópico sem resposta alguma, tá difícil!!! Se eu fosse o Bill gates ou oSteve Jobs não precisaria de ajuda !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caramba segundo tópico sem resposta alguma, tá difícil!!! Se eu fosse o Bill gates ou oSteve Jobs não precisaria de ajuda !!!

Calma jovem, as vezes as pessoas estão sem tempo ou não sabem tirar esta dúvida ou simplesmente não viram o tópico. Eu mesmo, entrei agora no fórum...

 

Mas vamos lá;

como está a temperatura dele?

o gabinete tem bom fluxo de ar dentro? 

o pc vai ficar muito tempo ligado em fulload(100%)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, nem tão jovem 38 anos... o gabinete rhino da pcyes tem boas dimensões p essa configuração. Dá de sobra p essa vga (sobra quase 10 cm) possui 2 fans frontais e 1 atras. Pretendo por mais 2 no topo. Costumo jogar por 3 hrs em média e parar. Moro num lugar muuito quente no interior de Sp mas o pc está instalado num lugar bem areijado com vent de teto.., esses são os fatos a se considerar....obrigado

obs: não costumo ficar verificando a temp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro, que baixe ao menos coreTemp ou Realtmp ou HWmonitor (mas esse comigo tem marcado valores diferentes dos outros dois que citei) para acompanhar as temperaturas.

Bom, o cooler box geralmente costuma dar conta, mas se quiser comprar um cooler melhor que ele, sugiro o Hyper TX3 ou TX4 custam menos de R$100,00 e refrigeram melhor do que o cooler box e são bem silenciosos (ao menos o TX3 que possuo é bem silencioso).

 

Mas aguarde mais um pouco, temos colegas aqui na seção de refrigeração mais experientes do que eu.

 

Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba segundo tópico sem resposta alguma, tá difícil!!! Se eu fosse o Bill gates ou oSteve Jobs não precisaria de ajuda !!!

 

Com paciência e cordialidade se vai ao longe.

 

Pessoal vocês acham necessário trocar o cooler original que vem com um i5 4590 (3.3 boost p 3.7) sendo o resto da configuração: vga asus r9 270 oc (150 w), mobo asus b-85mg, 8 RAM(1x8) corsair vengeance, fonte cx 430, gabinete rhino 3 fans, 1 HD, 1 cd-rom? Obrigado

 

Segundo a Intel seu i5 4590 possui 85w de Capacidade de Dissipação Térmica (TDP) e temperatura máxima segura de operação de 72°C.

Eu sou da vertente que defende a troca do cooler original por um modelo de melhor desempenho pelos seguintes motivos.

1° - Pelo melhor desempenho que não apenas evita super aquecimento do hardware como também conserva a saúde e vidá útil do mesmo.

2° - Além de reduzir as temperaturas, reduz também os ruídos provenientes do cooler original, que diga-se de passagem mais parece um helicóptero.

 

Como já recomendado pelo colega ApoloBRZ os modelos Hyper Tx3 e Hyper T4 são sem dúvida excelentes opções.

Eu vejo como mais vantajosa a aquisição de um modelo com 120mm porém acredito que seu gabinete não irá comporta-lo por ter apenas

18cm de largura, e cooler dessa dimensão costumam ter até 160mm de altura.

Seguindo então as limitações físicas a melhor opção é realmente o Hyper Tx3. Pequeno porém surpreende no desempenho. Também uso este

em minha configuração (Vide assinatura) e não tenho nada a reclamar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591243980-cooler-master-hyper-tx3-intel-1150-1155-1156-775-amd-am2-am3-_JM

 

 

Tá eu baixo esses ai e a temp tem que ficar entorno de quanto? valeu!

 

Não basta apenas monitorar as temperaturas, é importante que esta seja feita durante um teste de stress rodando algum aplicativo

destinado a isso, ou mesmo um jogo que utilize um pouco mais de recurso como Crysis, BF, CoD, Tomb Raider etc.

Como sua placa mãe é um modelo da Asus, recomendo que utilize o Asus PC Probe II para monitoramento das temperaturas, com ele você consegue acompanhar em tempo real através de um pequeno gadget na área de trabalho (Temperatura Placa mãe, Processador, tensão, Rotação do cooler etc) além de outros recursos bem interessantes.

A temperatura deve ficar abaixo do recomendado pelo fabricante, porém como já citado, quanto menor, melhor.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela opnião! Realmente sobre isso, alguns acham que não é necessário trocar e outros sim. Essr programa da placa mãe acho que agora chama AI suite 3, ou pelo menos desempenha essas funções também. De tudo que se gasta num pc, o cooler é o de menos, acho que talvez pelo "custo beneficio" valha trocar. Ainda mais porque pretendo fazer um crossfire com outra placa dessas. Tks!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor não levar em consideração a temperatura da CPU apresentada pelo utilitário da Asus.

Essa temperatura da CPU não é a temperatura dos cores, além de não ser confiável quando o processador está em carga.

 

Em teste de stress o utilitário continua mostrando uma temperatura baixa que pode chegar a ser uns 10C a menos do que outros utilitários mostram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor não levar em consideração a temperatura da CPU apresentada pelo utilitário da Asus.

Essa temperatura da CPU não é a temperatura dos cores, além de não ser confiável quando o processador está em carga.

Em teste de stress o utilitário continua mostrando uma temperatura baixa que pode chegar a ser uns 10C a menos do que outros utilitários mostram.

interessante....o problema é que essses programas p monitorar o cpu que me passaram, dão incompatibiladade com meu windows 8 pro. acho que vou por um tx3 e ta bom demais, num jogo por tantas hrs direto, ta 80 reais agora, acho q nem issso...vale a pena. Se bem que....segundo meu "tecnico" que monta o computador p mim, se der pau no processador com cooler não original, a garantia não cobre.

E sim. eles tem como saber se era o original que estava sendo usado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa tarde!

 

 

 

Se bem que....segundo meu "tecnico" que monta o computador p mim, se der pau no processador com cooler não original, a garantia não cobre.
E sim. eles tem como saber se era o original que estava sendo usado..

 

 

 

Como seria isso? desculpe a curiosidade, pois estou a usar um processador que comprei zero com um outro cooler sem ser o box.

 

(2)

 

Se estivesse de cooler original, deixando o meu i7 chegar aos 89ºC em jogos logo "na estréia", provavelmente perderia a garantia do processador por uso indevido (negligência), porque estaria "forçando" a CPU além de suas especificações. Até hoje tenho uma bronca danada com coolerbox Intel...

 

Lezuz, se o cooler for de boa procedência e for instalado corretamente, não há mal algum em adotá-lo, muito pelo ao contrário. Se for de TX3, tá fechando com o certo.

 

Abraço a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É melhor não levar em consideração a temperatura da CPU apresentada pelo utilitário da Asus.
Essa temperatura da CPU não é a temperatura dos cores, além de não ser confiável quando o processador está em carga.
 
Em teste de stress o utilitário continua mostrando uma temperatura baixa que pode chegar a ser uns 10C a menos do que outros utilitários mostram.

 

 

Eu não sei quais as experiências do colega com o Pc Probe, porém comigo sempre funcionou muito bem, inclusive até melhor que o Hwmonitor que buga com a minha configuração.

 

30wl0nq.jpg

 

 

Stress

 

2nhg3zq.jpg

 

 

 Se bem que....segundo meu "tecnico" que monta o computador p mim, se der pau no processador com cooler não original, a garantia não cobre.

E sim. eles tem como saber se era o original que estava sendo usado..

 

Você falou tudo "Técnico". Desconfie de todo ser rotulado por este nome.

Se realmente adquirir o Tx3 pode ficar sossegado que ele será de grande valia.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante....o problema é que essses programas p monitorar o cpu que me passaram, dão incompatibiladade com meu windows 8 pro. acho que vou por um tx3 e ta bom demais, num jogo por tantas hrs direto, ta 80 reais agora, acho q nem issso...vale a pena. Se bem que....segundo meu "tecnico" que monta o computador p mim, se der pau no processador com cooler não original, a garantia não cobre.

E sim. eles tem como saber se era o original que estava sendo usado..

 

 

Talvez o que eu mencionei possa não valer para qualquer placa mãe da Asus.

Pelo menos eu vi tais situações em placas Intel.

 

Para vocês terem uma ideia vejam a imagem spoiler do primeiro post deste tópico aqui.

No primeiro post tem um Print oculto com um teste de stress no I7 3770K com over usando o Hyper 212.
 

Eu não sei quais as experiências do colega com o Pc Probe, porém comigo sempre funcionou muito bem, inclusive até melhor que o Hwmonitor que buga com a minha configuração.

 

Nightfall,
 
Não posso opinar sobre o Asus Probe em placas AMD mas note que o HwMonitor não está mostrando a temperatura dos cores.
Notei ainda pela imagem que o sensor da Asus tem uma cara diferente das que vi em placas Intel. 
 
Veja resposta acima que tem um tópico com imagem.
 
Se quiser teste com o AMD Overdrive.
Ele não mostra a temperatura dos cores mas mostra o Thermal Margin que é quantos graus faltam para atingir a temperatura limite da CPU.
 
Veja na bios se a sua placa mãe tem a opção Core Unlocker.
Sei que tem pessoas que quando desativaram essa opção utilitários como o HwMonitor começaram a mostrar a temperaturas dos cores.
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...