Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando PC para Edição e CATIA


Posts recomendados

Olá amigos, sou um iniciante com muitas duvidas e gostaria da ajuda de vocês para saná-las. 

 

Estou querendo montar um pc para rodar edições em photoshop, programação com powershape e power mill, assim como desenhos em CAD com o CATIA. Para isso tenho apenas R$2800,00 pra fazer milagre. =/

 

A unica limitação disso é que placas de video ASUS nao reconhecem power mill, ou seja, precisaria ser GEFORCE, de resto, vocês podem me ajudar?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já possui um PC com algum componente que possa ser reaproveitado no novo PC (monitor de vídeo, gabinete c/ fonte, discos rígidos, DVD)?

Ou você está montando o PC realmente do zero (incluindo o monitor)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe a configuração do notebook e porque ele não aguentou o tranco? Processador lento, pouca memória, vídeo integrado ruim (ou todos eles)?
Como o orçamento está apertado, seria bom descobrir isso para orientar a montagem do novo PC de forma a não gastar demais em um componente e de menos em outro.
As vezes você não precisa de muito CPU ou memória, apenas de uma placa de vídeo mais adequada para rodar Powershape, Powermill e CATIA melhor.
E as vezes, se o notebook for razoável, você pode estar com expectativa de que o novo PC será muito mais rápido que o notebook quando não será tanto assim.

Baixe e rode este programa (clique aqui), que ele te informa a configuração do seu notebook (CPU, memória, vídeo e disco rígido).

Você pensa em fazer upgrades futuros nesse PC (mais RAM, CPU melhor, mais discos, etc) ou não vai mexer em nada até a hora de trocar por outro?

Desculpe por não te recomendar uma configuração logo de cara. E se tiver dúvidas é só ir perguntando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que está tentando compreeender o que eu preciso, para poder me aconselhar o que resolve meus problemas da melhor forma. =]

Então meu note eu comprei só pra emails, face e faculdade. Quando tentei photoshop, passaram minutos só para abrir uma foto em .raw, portanto: 
Processador: AMD E-300 APU

Memória: 3668 Mb

Placa Mãe: SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD. NP-RV415-CD3BR

HD: 274,3GB

Bom foi isso o que deu =/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria pegar um PC com CPU Intel quad-core (i5, i7 ou Xeon E3), placa-mãe com chipset B85, 16GB de RAM, placa de vídeo Nvidia Quadro K600, um disco SSD de 250GB para colocar o Windows e os seus programas, e um disco rígido normal (HDD) de 1TB para guardar os seus projetos, arquivos e documentos.

 

Usando a loja Kabum e o MercadoLivre como referência (procure também em outras lojas):

 

CPU i5 4460 3.2GHz:    R$706

Placa-mãe MSI B85M-G43:    R$235

16GB de RAM Kingston DDR3 1600 (4 x 4GB):    R$700

Placa de vídeo Nvidia Quadro K600:     R$700

Disco SSD Samsumg 840 EVO 250GB:     R$550

Disco Seagate Barracuda 7200rpm 1TB:      R$294

Leitor/Gravador de DVD:     R$69

Fonte 3R System IceAge 500W:     R$180

Gabinete genérico (só portas USB2.0 na frente do gabinete):   R$120

 

TOTAL:  R$ 3554 (parcelado no cartão) ou R$ 3021 (à vista com 15% de desconto).

 

Mas como a configuração acima passa do orçamento, então precisamos fazer alterações. A única peça que não deve ser alterada é a placa de vídeo, já que pelo visto o Powershape/Powermill preferem placas Nvidia Quadro (mas tem gente que relata não ter problemas com placas Nvidia Geforce, que são bem mais baratas, mas aí fica à sua conta e risco).

Então as opções são pegar um CPU mais barato (i3 ou FX6300), colocar 8GB de memória em vez de 16GB ou pegar apenas um disco.
Vale lembrar que no futuro você ainda pode fazer upgrade do CPU, colocar mais memória e colocar novos discos.

O CPU mais barato com melhor custo/benefício seria o AMD FX6300, que tem desempenho pior que um i5. A placa-mãe para ele custa mais que a equivalente do lado Intel, mas o conjunto FX6300 + boa placa ainda custa menos que um i5 + boa placa. Do lado Intel daria para pegar um CPU i3, que seria mais rápido ou mais lento que o FX6300 dependendo do programa que você estiver usando. Só que um i3 tem melhores opções de upgrade no futuro (i5, i7 ou Xeon) e as placas-mãe Intel atualmente são menos problemáticas que as AMD, principalmente porque os CPUs AMD consomem mais energia e por isso exigem mais da placa-mãe.

Se fosse eu, eu pegaria um i5 mesmo, mas colocaria inicialmente 8GB de RAM e removeria o disco Seagate de 1TB. O total iria para R$ 2910 no cartão ou R$ 2473 à vista. E no futuro eu colocaria mais memória RAM e um disco de 1TB ou mais.

 

Se você acha que um SSD de 250GB não tem espaço suficiente, você pode tirar o SDD e incluir o HD Seagate de 1TB de volta, que o preço total cai ainda mais (só que o SSD é muito mais rápido). E nesse caso talvez dê para colocar 16GB de RAM logo de cara.

 

Outra opção seria arriscar numa VGA Nvidia Geforce em vez de uma Quadro, e aí daria para incluir mais RAM ou os 2 discos.

 

Enfim, tem várias peças em que se pode mexer para cortar gastos. Claro que o preço varia dependendo da loja, do modelo exato do CPU, placa-mãe, etc. Então dê uma olhada e diga o que você acha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Icebomba???? Tá doido, bota uma Seasonic S12II 520W Bronze, 1000x melhor e não queima só de você olhar estranho pra ela.

Essa fonte foi testada e bem avaliada pelo Clube do Hardware. Mas procurando melhor eu achei gente reclamando mesmo.

Só que essa Seasonic custa R$ 134 mais caro que a IceAge na Kabum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito detalhada a sua resposta, obrigado também pelo comentario victhor393, vou seguir o que disse Dick trace, mas juntando os dois, se eu usar só 8 de RAM, i5, e sem o disco de 1TB, usando meu HD externo quando for necessário, chegaria ao preço, mas ainda seria uma boa configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A princípio seria uma boa configuração. Mas vai depender do tamanho dos seus projetos e se você roda vários dos programas mencionados ao mesmo tempo, aí deve lotar os 8GB de RAM.

Dê uma olhada em sites e fóruns para achar mais informações e discussões sobre os requerimentos de hardware dos seus programas.

Você pode também ir abrindo os seus projetos no seu notebook atual e conferir no gerenciador de tarefas do windows quanta memória está sendo usada.

E sempre existe a possibilidade de colocar mais RAM no futuro.

PS: Pegue a fonte citada pelo victhor393.

PS2: Como um SSD tem o tamanho de um HD para notebook, se o seu gabinete não tiver baias para discos de 2,5 polegadas talvez você precise comprar um adaptador para desktop caso este não venha junto com o SSD (custa 10 a 20 reais no mercado livre).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...