Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gustavo Kiotaka Goto

Notebook desligando sozinho sem erro (Dell 14r 5437 a40)

Recommended Posts

Olá, meu notebook (Dell Inspiron 14r 5437 A-40 que comprei no final de março) apresentou um certo "defeito" na primeira semana de uso que seria desligar do nada como se cortasse a energia, não aparece nenhum tipo de erro antes nem após a reinicialização, bem como não percebi nenhuma mensagem de erro no 'visualizador de eventos do windows' e no bluescreenview que deixei instalado.

No começo fiz o teste da Dell que detectou um problema no HD e chamei técnico que o trocou, e mesmo assim o problema voltou (sem o erro no teste da Dell). Tentei resolver de várias formas, atualizando windows e drivers, formatando e reinstalando tudo corretamente, coloquei windows 7 e depois formatei de novo e coloquei o windows 8 e atualizei pro 8.1. Todas as versões do windows sempre apresentam este "defeito". Novamente contatei a Dell que resolveram novamente trocar o HD e o problema persiste, bem como agora comprei um SSD Sandisk de 256gb e ainda o problema voltou acontecer, detalhe que este problema é bem aleatório, ficou quase 2 meses sem apresentar problemas após formataçao para o SSD. Percebi que quando este problema começa a acontecer, ele tende a acontecer muitas vezes rapidamente e geralmente estou jogando (independente do jogo, sendo leve ou pesado), e quando ele para, e fica um tempo aleatório sem apresentar problemas. Tentei testar jogar com bateria e não aconteceu o problema, mas não da pra saber já que o problema acontece de forma aleatória. QUando eu colocava apenas a fonte geralmente ocorria o problema em menos de 20min jogando. Pesquisei na internet e vi relatos de várias pessoas com esse modelo de notebook apresentando este problema, e que na maioria dos casos era problema de hardware, um era a própria placa de video (geforce 750m) e um teve que trocar quase tudo dentro do notebook (placa-mãe, video, ram, hd) para resolver.

Tive a infeliz decisão na primeira semana de pedir visita técnica, ao invés de troca completa do notebook, sendo que a Dell informou que apos troca do HD pelo tecnico nao haveria possibilidade da troca do notebook, agora fico nessa de não saber o que arrumar.

PS.: Não é super aquecimento, já que a maioria das vezes que ele desligava meu notebook ficava abaixo de 63ºC e o cooler ficava "quieto" em comparação a epocas que jogava algo pesado e ficava em torno de 70ºC. Drivers eu acho difícil, ja que ja formatei varias vezes, atualizei, usei varios S.O. e inclusive assistencia remota reinstalou drivers para mim. Vírus tambem acho difícil, ja que ocorre muito aleatoriamente sem mensagem de erro e logo apos formataçao ( e eu tomo muito cuidado com virus, nao fico visitando sites estranhos, nao coloco pendrive de outros e nao instalo qqlr coisa)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo, bom dia!

Vendo tudo que você relatou e somando com a experiência de assistência técnica. Sinto informar que com toda certeza você tem um problema no chipset ou no chip gráfico do seu notebook. Infelizmente é um problema muito difícil de consertar. Você poderá procurar um loja especializada em solda BGA, e solicitar que seja feita a troca de ambos os chip´s por novos (não faça reflow, peça para troca-los por novos). Existe um problema nisso, é um tipo de solda muito complexa. Então procure uma excelente loja e prepara-se para o pior. Pois é, um pequeno erro e seu notebook pode ser condenado eternamente. kkkkk

Então é um balança complicada. Eu indico ir levando assim, e quando a situação ficar muito ruim, a ponto de ficar impossível de usar, tente fazer um reflow e ja se prepare para a troca dos chips.

Essa troca dos chips, não costuma ser um serviço muito barato. Você devera gastar próximo de R$ 400,00 a R$ 500,00 

O serviço de reflowm, algo próximo de R$ 250,00

Valeu amigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais