Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Diferença De Megapixel E Resolução?


Emarlon William

Posts recomendados

Essa também é uma pergunta que eu me faço. Como estudo informática, já estudei um pouco sobre resoluções e eu penso que seja o seguinte:

Primeiro vamos entender o que é um pixel... O monitor é formado por uma matriz de pontos. Cada ponto desse é a interseção de uma linha com uma coluna e é chamado de pixel. A distância entre os pixels é chamada de dot-pich (quanto menor o dot-pich, melhor a qualidade).

A resolução é o tamanho da imagem (800x600, 1024x769, 1280x1024, etc...). Pela resolução sabemos quantos pixels tem na tela. Bastando multiplicar os dois numeros como no caso da resolução 800x600. Para saber quantos pixels tem nessa resolução, multiplica-se 800 por 600. O resultado dá mais ou menos 480.000. Então, nessa resolução, temos 480 mil pixels.

Então, o que são megapixels? Megapixels é a quantidade de pixels da imagem. Mega como prefixo significa um milhão. Ou seja, quando você ouve falar de uma camera com resolução de 3.2 megapixels, significa que ela tira fotos com no máximo 3.2 milhões de pixels.

Tamanho não define qualidade. Mas o tamanho ajuda na hora de edição das fotos. Eu tenho uma sony p72 e a resolução mais baixa dela que se chama VGA, fica perfeita quando impressa em papel de foto. Tão boa quanto uma foto tirada em resolução máxima (3.2mpx).

Bem... é o que eu sei sobre o assunto. Se eu estiver errado, corrijam-me. :P

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, 800X600 vai ser igual em qualquer camera, o que vai mudar é o DPI (Dot Per Inch) Pontos Por Polegada.

Se você fizer fotos 800X600 com 72 dpi ela vai ter uma resolução baixa, e uma 800X600 com 300 dpi será muito superior, ou seja, quanto maior o DPI (quanto mais pontos por polegada) melhor a resolução.

você tem que ver as espacificações da camera para saber isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...