Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
BITTAR_DM_

Memória Cache

Recommended Posts

E aí pessoal? beleza? Alguem poderia me dar informações sobre memória cache? O q são exatamente? Pra que servem? É possível altera-la para aumentar o desempenho da máquina? É recomendavel fazer isso? Valeu pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cache de memoria e uma memoria estatica intermediaria, entre o processador e a memoria ram,ele vem embutido dentro do processador,a funcao dele e simples:Quando o processador quer algum dado ele vai ver se este esta no cache,não estando la,ele vai ter que ir ate a memoria ram pega-lo,o que torna tudo mais lento.

OBS:deixe os caches habilitados no setup,e não tem como aumenta-los seu valor e estipulado no proprio processador.

Seu Pentium 4 se não me engano tem 512 KB,em cada cache.OK,espero ter ajudado. :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Silvana1@28 jun 2004, 22:33

Cache de memoria e uma memoria estatica intermediaria, entre o processador e a memoria ram,ele vem embutido dentro do processador,a funcao dele e simples:Quando o processador quer algum dado ele vai ver se este esta no   cache,não estando la,ele vai ter que ir ate a memoria ram pega-lo,o que torna tudo mais lento.

OBS:deixe os caches habilitados no setup,e não tem como aumenta-los seu valor e estipulado no proprio processador.

Seu Pentium 4 se não me engano tem 512 KB,em cada cache.OK,espero ter ajudado. :palmas:

Oi Silvana, obrigado, ajudou muito sim, só fiquei em dúvida de uma coisa, você disse que meu p4 tem 512kb em cada cache, isso porque tenho dois pentes de memória ou todo pc tem dois caches? Mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por BITTAR_DM_+29 jun 2004, 12:04-->
Silvana1@28 jun 2004, 22:33

Cache de memoria e uma memoria estatica intermediaria, entre o processador e a memoria ram,ele vem embutido dentro do processador,a funcao dele e simples:Quando o processador quer algum dado ele vai ver se este esta no   cache,não estando la,ele vai ter que ir ate a memoria ram pega-lo,o que torna tudo mais lento.

Oi Silvana, obrigado, ajudou muito sim, só fiquei em dúvida de uma coisa, você disse que meu p4 tem 512kb em cada cache, isso porque tenho dois pentes de memória ou todo pc tem dois caches? Mais uma vez obrigado.

A quantidade de memória cache varia de Processador para Processador. Tem Processadores que tem 1, 2 ou até 3 níveis de cache de memória, ou seja, cache L1, L2 e L3. No seu caso, se não me engano, o seu computador tem 2 níveis de memória cache (L1 e L2) e isso não tem nada a ver com a quantidade de Memória RAM que você possui no seu computador. Esse cache de memória fica embutido dentro do Processador e funciona de acordo com o que a colega falou acima, para evitar muitas idas do Processador até a Memória RAM que por sua vez é muito lenta. É por isso que os Processadores com maior quantidade de memória cache são mais rápidos e os de menor quantidade de memória cache são mais lentos.

Um abraço. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

E isso mesmo que o colega falou,antigamente o cache era embutido ,um no processador e outro na placa-mãe,e era chamado de cache interno e externo,hoje eles estão dentro do processador,deve haver algumas placas maes com alguns caches. Eles realmente não tem nada a ver com a memoria ram,os Pentiums mais novos vem com 1 MB de cache.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal, só para eximir minha dúvida de vez, como é definido o q fica e o q sai do cache? é uma atualização constante? Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

É por isso q quando eu abro uma pasta, depois a fecho, e volto a abrí-la, a segunda vez é quase instantânea..? Isso tem a ver com o cache, ou com a alocação dessa pasta numa pasta temporária do Windows?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Neobius..

Respondendo sua pergunta.... TALVEZ

Isto porque o windowsXP utiliza uma técnica de manter as DLL´s dos prrgramas abertos recentementos na memórias, para ao tentar abrir o programa novamente, o mesmo seja carregado mais rápido.....

Existe uma chave do registro que muda isto, pois para quem tem pouca memória isto acaba prejudicando o desempenho.....

Anderson Hoffmann

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta.

O que me intriga é que isso também ocorria quando eu usava versões anteriores do Windows... será que eles usam essa técnica também?

Compartilhar este post

Link para o post
Oculto

OI... sei que esse assunto está a muito tempo aqui mas tenho um Intel Corel 2 Duo CPU E4600 @ 2,4 GHZ 2.0 GBRAM... NVIDIA GeForce 7200SE/7200GS.... Gostaria de saber qual a memoria cash deste pc... vocês sabem???? muito obrigada....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais