Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do ferro de solda


Rafael.R

Posts recomendados

Ola pessoal. Preciso controlar com precisão a temperatura de um ferro de solda Fame de 70w. Nunca consegui precisão com um dimmer pois ele dava pulos de quase 10 volts no controle de tensão. Eu realmente preciso de um circuito que funcione ao passo de 1V.  Tenho um trafo com entradas da rede local e com saída de 130V que acredito poder usar caso me apareça um circuito linear retificado. A tensão não precisa descer até zero, até 60V está ótimo. 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta precisão se deve conforme diferentes fabricantes de correias ou o estado de uso delas. Para uma soldagem perfeita eu preciso ajustar a temperatura do ferro para se adequar ao estado ou tipo da correia.

http://image.made-in-china.com/2f0j10jKGQaNSIAhcs/Polycord-PU-Rough-Round-Belt-f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso será feito visualmente.. Por exemplo. Em 127V o ferro de solda esquenta demais para a finalidade derretendo a correia ao invés de somente amolece-la. Com um dimmer diminuo a tensão para 70 volts e faços as soldagens perfeitas.. Mas existem alguns casos em que preciso de um pouquinho mais de calor, com uns uns 75/80 volts, mas o dimmer ja pula mais do que isso.

 

Então esse ajuste preciso seria simplesmente verificado visualmente.

Eu pensei em retificar a tensão da rede e usar diodos em série, mas seriam muitos diodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. No começo eu montei um dimmer com triac, liguei o ferro de solda na saida e ajustei o pot para 70 volts (por exemplo), deixei o ferro aquecer. Algum tempo depois eu notei que a tal correia não amolecia o suficiente, eu precisava de um pouquinho mais de calor. De posse de um multimetro ligado na saída eu tentei ajustar o pot para 75 volts e ver como tudo se comportava mas o dimmer pulou para mais de 80 volts. Era uma caracteristica do circuito, não importa se trocar o triac ou o trimpot. Ao colocar uma lâmpada incandecente na saida é possivel ver visualmente (com atenção) a luminosidade aumentando não linearmente.

 

É por isso que eu gostaria de um circuito que controlasse a tensão de forma mais linear como se fosse uma fonte de alimentação ajustável, mas nem precisa descer até zero volt. Entre 60v e 127v está ótimo.

 

Alguém conhece algum circuito com transistor modesto que eu possa fazer isso?

Dimmer não serve.

 

(Agradeço a ajuda de todos até aqui..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer ajustar entre 60V e 127V usa um tiristor em paralelo com um retificador (1n4007) reversamente ao tiristor.

O semi-ciclo positivo fica controlado pelo tiristor e o semi-ciclo negativo fica sempre ligado. Com isso você controla a potência no ferro entre 50% e 100%.

 

Se o seu multímetro não for True RMS, então sua medição está errada.

 

Sugestão com a solução com o dimmer com triac:

 

1 - Coloque o potenciômetro no ponto de temperatura mínima que você quer.

Desligue tudo sem alterar a posição do pino móvel do potenciômetro. Desconecte um ou dois pinos do potenciômetro e meça o valor no potenciômetro. Dê o nome de R_max.

 

2 - Vá aumentando a temperatura do ferro com o dimmer (deve estar baixando a resistência do potenciômetro).

Desligue tudo sem alterar a posição do pino móvel do potenciômetro. Desconecte um ou dois pinos do potenciômetro e meça o valor no potenciômetro. Dê o nome de R_min.

 

Agora o que você precisa é ter um potenciômetro P em série com um resistor R.

O valor do resistor deve ser R = R_min e o valor do potenciômetro deve ser P = R_max - R_min.

 

Para que os extremos de temperatura não fiquem muito críticos, faça:

R_novo = 0,9 x R_min   e

P_novo = 1,1 x (R_max - R_novo)

 

Obs: Isso é válido para aqueles dimmers simples. Estou supondo que o seu seja assim, já que você não postou o circuito dele.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam que simplicidade, só não sei onde encontrar esse componente:

http://www.tradeofic.com/Circuit/941-SOLDERING_IRON_CONTROL.html

Mesmo se encontrar este componente, acredito que este circuito não irá funcionar para o seu objetivo. Veja lá no final da descrição que este circuito está projetado para (no máximo) 25W, e como seu ferro de solda é 70w....

 

Algo como esse do link abaixo regula a saída entre 0 e 250v.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595915577-regulador-tensão-monofasico-variac-tdgc2-05-05kva-220vca-_JM#redirectedFromParent

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam que simplicidade, só não sei onde encontrar esse componente:

http://www.tradeofic.com/Circuit/941-SOLDERING_IRON_CONTROL.html

 

MOR_AL você tem algum diagrama com o tiristor?

Pesquise por "Tiristor dimmer" e selecione também por "Imagens de Tiristor dimmer" que aparece no resultado da pesquisa.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...