Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível receber wifi a 1 km usando apenas uma única antena?


Yoh CM

Posts recomendados

Olá!

Minha namorada mora numa região que não é abarcada por operadoras que prestam serviços de internet, como gvt e afins, pra ter internet lá só pelo serviço de monopólio de uma via rádio bem ruim q ela assinava muito antigamente, muito fundo de quintal...

Andei pesquisando e encontrei isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595381160

Ela tem uma amiga q mora a uns 800 metros/1km da casa da minha guria, sera que com essa antena alcançaria o wifi desta amiga dela? Caso a resposta seja afirmativa seria muito bom, pois já meio combinamos com ela de dobrar a velocidade dela/ajudar a pagar pra fazermos isso :-)

Minha dúvida é mais por conta do q o vendedor disse, q teria q comprar 2 e por um em cada ponto, queria saber se da pra ser só com a antena aqui e nada mais, porque a política do prédio da amiga da minha namorada é meio chata com antenas...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da pra fazer da seguinte forma, na casa da amiga da sua namorada coloca uma antena EXTERNA multdirecional feita com materiais de boa qualidade, o roteador da casa de sua amiga devera ser um de pelo menos 300 dbi, coloca uma antena externa unidirecional na casa da sua namorada, dessas que estas empresas de internet a radio coloca mesmo, e está pronto, você ate pode usar uma antena de pior qualidade e um roteador com menos potencia que um de 300 dbi porém a qualidade do sinal pode ser bem fraca tornando a rede lenta e fazendo o sinal cair toda hora. espero que isso te ajude qualquer coisa e so perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

 Não conheço muito da política de compartilhamento da internet para locais "isolados"... mas  eu penso que:

 

@celso judson, não precisa de tanto assim...  uma antena de 25dbi já sana o problema... pois alcança até 2km.. mas antes de adotar isso pesquise melhor sobre ele.. se é viável.  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que não é bem transmissão, eu queria aumentar o alcance das redes wifi que minha casa consegue identificar com uma antena dessas na minha casa, encontrando a da amiga e com sinal forte, acessava ela. Se acessar de forma estável e com boa velocidade, fariamos a combinação com ela.

porque aquela internet a rádio local não rola, muito ruim ela. Nem q mandem tirar, mas até lá se vou ter uma conexão boa e q estou disposto a pagar por ela.

Então, pra aumentar o alcance de recepçao dos meus aparelhos de wifi, ou pra fazer um repeater/bridge da rede dela, é possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ilkyest, aí tu me pegou. eu não entendo do assunto profundadamente, mas sim, teoricamente aumentar o tamanho da antena, o sinal fica mais forte.

O ponto ruim é que com distâncias superiores a 300 metros. é Suscetível a interferências de qualquer natureza como por exemplo, telefones sem fio.. torres de emissão de sinal... e etc..

 

Mas se colocar uns 2 ou 3 repetidores com uma antena gigante pode funcioanr( não dou certeza.. para não dar falsas esperanças.)

 

O problema maior é que, na maioria dos repetidores comerciais, ou seja, aqueles para uso doméstico.. só tem alcance de uns 30 a 60m no máximo dependendo do lugar... isso porque se tiver barreiras.. como portas, janelas.. paredes.. e etc vai barrar o sinal de forma que ele fique menor.

 

Uma solução viável talvez seria a parte interessada, combinar com todos do bairro para que coloquem um ponto de acesso coletivo.. obvio que aí todos pagariam..  digo isso porque aqui no meu bairro se cogitou fazer isso.. mas no fim não fizemos porque muitos moradores não quiseram. a ideia era colocar uma antena no ponto mais alto do bairro para receber o sinal e transmitir para todos aqui.. 

 

Enfim, isso é um assunto um pouco delicado... mas vamos continuar a debater.. quem sabe conseguimos uma boa solução para o@Yoh CM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que teria que ser levada em consideração seria, entre essas casas existe linha de visada? ou seja um "caminho" sem obstaculos grandes, como predios e casas entre ambas as casas? se sim, creio que valeria um teste usando duas antenas direcionais. seria necessario conseguir duas antenas direcionais, mesmo que emprestadas, essas antenas teriam que ser apontadas precisamente uma em direção a outra, e mesmo que a conexão ocorra, o sinal pode ficar instavel, a velocidade lenta, pois redes wifi são bastantes sucetiveis a interferencais.

 

Se não houver visada entre as casas, é melhor desistir, pois ate mesmo para trasmissoes de TV, em alguns locais obstruidos por predios, o sinal ja chega fraco, imagina então o sinal de um roteador, que por lei é limitado a no maximo meio watt de potencia, sendo o mais comum 100mW...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 dBi numa omni já é "otimismo" demais... sem falar que o seu sinal vai pra tudo quanto é lado, num enlace de 1km com uma antena omnidirecional, talvez algum operador licenciado perceba interferência e mande a ANATEL atrás de você. 2km com uma antena dessa, quem sabe num local perfeitamente plano e sem obstáculos...

Sem saber como é o local não temos como lhe recomendar o que fazer, afinal de contas, se, por exemplo, haver um prédio entre os 2 pontos, então não dá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por toda a ajuda, explicando melhor, é bem subúrbio o lugar, apenas casas. A casa da minha namorada fica numa região mais alta que a rua dessa amiga, mas descobriu uma colega de serviço q mora por ali e é de uma rua mais alta. Graças a isso tem opção tanto da rua alta com a rua baixa.

Então se eu comprar uma de 25dbi a antena identificaria mais redes, podendo com alguma sorte ser essa de uma dessas amigas, mas a velocidade poderia não ser muito boa, é isso?

Acho q vale a tentativa, receberia o sinal pela antena e distribuiria pela casa em bridge, tem alguma antena q faça isso q possam me indicar pra eu procurar o modelo?

Qualqr coisa se não der certo dou ela pro pai conseguir pegar o wifi da loja dele de dentro de seu apartamento(apontar na janela), q só chega a 1 traço apenas, daí deveria ficar 100%, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com apenas UMA antena não mudara nada... se colocar uma antena melhor no PC ele pode detectar mais redes, porém o fraco sinal do roteador dificilmente seria enchergado nessa distancia...

 

Se a antena for colocada apenas no roteador, ele ate pode mandar o sinal mais longe, mas o sinal chegara muito fraco para ser captado por uma antena simples, no caso para teste teroia que usar duas antenas, de preferência direcionais e perfeitamente alinhadas, para que o ganho seja maximo, deve se usar o menor comprimento de cabo possivel.

 

Acho que nesse caso tambem seria necessario que o roteador seja um modelo com maior alcance, procure roteadores com 400mW, a 1W de potencia, ja aviso que não são baratos. roteadores acima de 500mW precisam de licença para operação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse video o cara mostra que pega sinal +- 500 m  utilizando  a CPE TP-LINK Tl-wa5210g.  Penso que com duas CPEs, com visada, seja possível pegar sinal a 1 km de distância tranquilamente. Aqui no site do fabricante, eles dizem que até 2 km.

 

 

@F4b10 Essa CPE da TpLink precisa de licença? Achei interessante é que no video, a antena não está apotando para o topo do morro, além ficar atrás de uma árvore., e mesmo assim o aparelho no morro pegou sinal. Em outro video, com a mesma CPE  e no mesmo morro ele mostrou que um celular pegou sinal. 

 

Essa antena, mesmo sendo direcional, o sinal não vai apenas em linha reta? ele espalha? 

 

O desenho a seguir mostra a posição que me parece estar a CPE e o topo do morro: 

 

CPE.png

 

Alguém ( @victhor393 @dif @ilkyest ) sobre isso? Se essa antena espalha sinal  ou ele manda focado mesmo e com a distância ele vai abrindo? Afinal, ela é omni ou é direcional?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A antena sempre vai "espalhar" o sinal, isso é uma função do ângulo de abertura da antena, quanto menor menos ele "espalha", nesse caso as especificações mostram que é 30 graus na vertical e 60 graus na horizontal. O EIRP está dentro do limite para operação não licenciada se eu não me engano, diz no site que ele tem EIRP de 100 mW (20 dBm).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O básico de sempre.

 

1. Teria que ter visada entre os pontos.

2. Adquirir CPEs ou então roteadores com as antenas direcionais.

 

Geralmente os CPEs possuem apenas uma interface wireless, assim você tem que fazer rede ponto a ponto e não conseguiria redistribuir wireless novamente sem outro AP ou roteador.

 

Colocar apenas uma antena ou CPE com antena melhor em um dos pontos não garante comunicação, porque no wireless para funcionar corretamente você precisa da comunicação duplex. Colocando antena apenas em uma ponta, você consegue "ouvir" as redes, mas não consegue ser escutado para se conectar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A duvida do @Yoh CM é praticamente a minha.

foi um dos motivos deu entrar no forum, eu tenho GVT aqui pois paguei uma pontinha pro técnico e alguns vizinhos me pedem pra compartilhar, consegui com 2 vizinhos, mas um deles mora a uns 50m do WIFI e não consegue sinal... e agora tem meu irmão que calculei que ele mora a 190m em linha reta daqui de casa,  então gostaria mesmo de algum aparelho que só fizesse o aumento do sinal WIFI. pra eles que moram a no máximo 100 metros e meu irmão que mora a 200m sem precisar de uma antena receptora ou algo do tipo. ESSA cpe do video que postaram seria uma boa solução pra mim, mas não sei se me ajudaria no caso do meu irmão aqui não tem muito obstaculo. mas, também não da pra ver a casa dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...