Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tendência Do Mercado Atual


Neobius

Posts recomendados

Por que eu não postei no fórum de Recomendações, vocês devem estar se perguntando...? Bem, é q eu acho que no decorrer dessa discussão virão muitos aspectos teóricos e com certeza o tópico vai terminar num debate sobre os aspectos técnicos de cada placa de vídeo, correlacionando isso com a tendência do mercado. Uma discussão aprofundada dessa forma não renderia naquele fórum de recomendações de produtos, onde a maioria das pessoas está interessada em saber a confiabilidade das lojas e o custo/benefício dos aparatos eletrônicos.

Agora vamos ao que interessa: de um lado temos o dólar, instável... do outro, temos o fato de a corrida tecnológica em busca da placa perfeita tornar as placas muito boas e top de linha rapidamente medianas, isso senão obsoletas. A qualidade e a utilidade das placas permanece as mesmas, nos proporcionando diversão nas horas de lazer, e para quem usa aplicativos gráficos também é um prato cheio. Onde será que vai romper esse cabo de guerra? Os preços tendem a se reduzir, por causa da evolução tecnológica? Ou será que a instabilidade econômica desse país vai falar mais alto? Para não ficar um comentário genérico demais, parecendo filosofia de "barzinho", vamos tomar como exemplo a GeForce FX 5900XT, uma placa muito boa e que tem preços razoavelmente em conta, em média uns 740 Reais nas lojas que vendem a preços médios, via internet. Essa placa não é mais do que uma versão piorada da FX 5900, porém ainda sim muito boa e de excelente custo-benefício. Outra placa é a Radeon 9600XT, que muita gente aqui no fórum está querendo comprar. Deve estar uns 630 Reais, da última vez que pesquisei, pelo menos, esse era o preço padrão.

Objetivo: será que vale a pena, para quem tem aquela graninha que está juntando há um bom tempo, esperar mais um pouco e pegar um modelo excelente mas que não é mais "aquela coisa"? Ou é melhor investir de uma vez pois não existem indícios de que os preços irão baixar, me refiro às placas de médio/alto desempenho, não as Top de linha, ok pessoal? As Top certamente ficarão com esses preços salgados por um bom tempo...

E aí pessoal , o que vocês acham? Qual a tendência de mercado, para os próximos 2 ou 3 meses?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que nos próximos meses os preços dos produtos fiquem estáveis. O preço não vai cair lá fora pois a demanda por placas gráficas é muito alta e de fato faltam produtos no mercado (principalmente items mais caros - há casos de consumidores esprando a mais de 60 dias encomendas de X800 Pro mesmo nos EUA). Combine isso com uma possível falta de DRAMs no mercado...não haverá placas para todos!

A ATI e a Nvidia estão com sérias dificuldades de produção. Como as placas mais vendidas na Europa, EUA e Japão são as top, a produção das duas fabricantes está concentrada em produzir chips para estes modelos. O índice de refugo na produção dos chips ainda é muito grande...

De fato, é uma péssima hora pra comprar. O mercado está muito aquecido, a demanda é muito alta, os estoques baixos e o tempo de vida útil das placas é muito baixo. Quem for comprar se prepare para pagar um preço salgado...mas gamer que é gamer por acaso sabe esperar? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho essa impressão. Tenho acompanhado os preços de uns 2 meses para cá, e de um mês para cá os preços atingiram um patamar quase horizontal num suposto gráfico cartesiano tempo (x) preço (y), ou seja, praticamente constantes mesmo com os novos lançamentos. Quem diria, nem as GeForces 4 MX 440 estão com os preços despencando. Parece que tudo está estabilizado devido à conhecida lei da oferta e da procura, as placas de vídeo são disputadas com muita voracidade, pelos gamers, principalmente... impulsionados pelo vício, claro.

A Radeon 9800 PRO teve uma queda considerável de preço depois q deixou de ser uma placa "telhado" de linha. A GeForce FX5900XT está sendo produzida em larga escala, e vários fabricantes estão fazendo as suas respectivas versões. A Gainward fez um modelo chamado Ultra XT1100, ou algo assim... onde as memórias e a GPU têm clocks irreconhecíveis de tão altos, se você os comparar com modelos similares de outras fabricantes. Isso pode intimidar a concorrente direta, a R9800PRO (ATi) a reduzir mais ainda os preços, já que essa XT da nVidia está encostando nos benchmarks, numa placa q até pouco tempo era a melhor do planeta.

Para mim, é quase indiscutível que a nVidia tenha uma maior compatibilidade geral com sistemas e jogos. Inclusive em chipsets nForce 3 algumas placas da nVidia parecem apresentar um desempenho anormalmente alto, o que sugere otimização, ou na pior (e mais improvável) das hipóteses, uma "sabotagem" ao sistema gráfico da ATi. Seria uma tentativa de monopolizar o mercado de hardware? A nVidia tem mais popularidade e mais credibilidade pelo público leigo. A ATi tem preços menores e um desempenho superior em termos de mesma faixa de custo. É difícil realmente achar que os preços vão cair... mas ainda é cedo. Quem sabe nessa briga de titãs as placas intermediárias não ganhem espaço no mercado baixo... torço pra que isso ocorra, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q vai ficar tudo como esta,placas como a 9800pro,9700pro e outras ''ex-tops'' desaparecerão do mercado e se tornarão raras,com preços altos!

já no mercado mid-end(que parece q ta virando o low-end em termos de performance!),placas como a 9600XT terão muitas versões capadas e com qualidade menor(como nos já estamos presenciando),e depois desse mercado estiver como o atual low-end(só placas capadas),acho q os modelos como 9600series/Fx5700series também desaparecerão do mercado,sendo substituidas pelas ''novas''mid ends!

No mercado de baixo custo(low-end),tudo já esta obsoleto(diga-se,falta de desempenho para jogos,etc) alem de continuar contaminado com versões de 64bits,assim recomendo evitar placas low-ends(mesmo as 128bits),por falta de desempenho nas aplicações atuais!

Como você pode perceber,o unico mercado renovado foi o das Tops,os da Mid-End ficarão na mesma(com melhorias como PCI-E,clock + alto,etc),os das low-ends já começaram mal com produtos 64bits,porém parece q o processo de fabricação de 0,11u já esta sendo utilizado nessas placas!

Vale ressaltar que ainda não vimos novos lançamentos da Nvidia a respeito dos mercados Mid-end(Mainstream) e low-end,a mehlro opção atualmente na minha opinião é esperar ou comprar as atuasi placas ex-tops ou MAinstream(antes da possivel queda de qualidade dos mesmos e desaparecimento do mercado!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não vai mudar muito. Se diminuir, vai ser muito pouco, alguns reais e nada mais que isso. Dá para perceber isso com o exemplo das Geforce 4 MX 440 64 Megas/64 Bits. A 1 ano atrás elas custavam cerca de R$200 em média e hoje custam cerca de R$170 em média, ou seja, uma redução não muito significativa, principalmente se levarmos em conta que uma Radeon 9200SE 128 Megas/64 Bits que é mais Placa está custando quase o mesmo preço (R$180 em média). Acho que o Mercado estará sempre lançando novidades e as pessoas se esforçando para adquirir essas novidades. Sem dúvida quem mais lucra com isso é a indústria da informática e quem mais perde é o consumidor de menor poder aquisitivo, que muitas vezes investe uma quantia até considerada em uma placa de Vídeo e 6 meses depois descobre que aquela "Placa dos Sonhos" se tornou um pesadelo e tenta repassar logo para aguém para poder partir para um modelo mais recente. Só que é nesse repasse onde se perde mais dinheiro.

Em relação a sua pergunta de se vale á pena comprar hoje ou esperar mais um pouco, eu acho que depende do momento de cada um. Se a pessoa estiver com uma Placa atual que lhe satisfaça, acho que vale à pena esperar um pouco sim. Mas se a Placa já não estiver satisfazendo mais, então é melhor investir agora. Quanto antes investir, por mais tempo terá uma Placa ainda atual. Mas isso depende de cada caso.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Doody@29 jun 2004, 02:50

Acredito que não vai mudar muito. Se diminuir, vai ser muito pouco, alguns reais e nada mais que isso. Dá para perceber isso com o exemplo das Geforce 4 MX 440 64 Megas/64 Bits. A 1 ano atrás elas custavam cerca de R$200 em média e hoje custam cerca de R$170 em média, ou seja, uma redução não muito significativa, principalmente se levarmos em conta que uma Radeon 9200SE 128 Megas/64 Bits que é mais Placa está custando quase o mesmo preço (R$180 em média). Acho que o Mercado estará sempre lançando novidades e as pessoas se esforçando para adquirir essas novidades. Sem dúvida quem mais lucra com isso é a indústria da informática e quem mais perde é o consumidor de menor poder aquisitivo, que muitas vezes investe uma quantia até considerada em uma placa de Vídeo e 6 meses depois descobre que aquela "Placa dos Sonhos" se tornou um pesadelo e tenta repassar logo para aguém para poder partir para um modelo mais recente. Só que é nesse repasse onde se perde mais dinheiro.

Em relação a sua pergunta de se vale á pena comprar hoje ou esperar mais um pouco, eu acho que depende do momento de cada um. Se a pessoa estiver com uma Placa atual que lhe satisfaça, acho que vale à pena esperar um pouco sim. Mas se a Placa já não estiver satisfazendo mais, então é melhor investir agora. Quanto antes investir, por mais tempo terá uma Placa ainda atual. Mas isso depende de cada caso.

:-BEER

Concordo exatamente com tudo q você disse,principalmente da parte das desvalorizações das placas!

Uma coisa que ando fazendo ultimamente(e q recomendo) é usar a VGA atual até ela não aguentar nada mesmo,tente segurar o maximo(na mediada do possivel),logico q isso depende do grau de satisfação do jogador a respeito das resoluçoes/detalhes que joga(eu por exemplo consigo jogar legal no minimo em 1024x768 medium/low a 30Fps,isso estorando,menos q isso os jogos ficam feios d+ e infelizmente não da pra segura + a placa :( )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...