Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre Water Cooler, O que usar?


Posts recomendados

Boa tarde.. !!
Eu estou com um problema de aquecimento em meu processador.. Acredito que 90% desse problema esta sendo causado devido ao calor absurdo que faz aqui na cidade..
Mas enfim.. Melhor tirar essa dúvida do que dar um problema maior.. 

A configuração do meu computador é o seguinte..
Motherboard : M5A97 R2.0
CPU : FX 8350 4.0
Fonte : OCZ 600W
GPU : HD 7850 Sapphire
Cooler CoolerMaster Hyper TX3 EVO

Nessas condiçoes climaticas .. jogando algum jogo.. o ate mesmo forçando um pouco o processador a temperatura se eleva de 65º até 80º .. e quando chega ao maximo o computador desliga como segurança.. acredito eu...
Muitos amigos pediram para eu usar um Water Cooler.. mais ai vem a duvida..
Qual usar? Qual o melhor custo beneficio para o meu processador?
Eis a dúvida

Obrigado.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Kaleusk e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Ih rapaz, o TX3 EVO não tá dando conta do FX? Mesmo com a temperatura ambiente subindo conforme a proximidade do verão (vem chegando o verão...), o seu aircooler é perfeitamente capaz de suportar o FX em seus clocks padrões em temperaturas aceitáveis. Essa situação pode estar atrelada a algum detalhe na instalação do cooler na placamãe, o método usado para a aplicação da pasta térmica, posicionamento da fan do TX3 e se há fan, ou fans, que faça o papel de exaustor de ar do gabinete (evitando o acúmulo de ar quente em seu interior).

 

Quanto a utilização de um watercooler, mesmo "chutando o balde" em relação ao TX3, Kaleusk, há várias condições para instalação de um WC, como o local de instalação adequado no gabinete, a existência de um ponto de exaustão diferente do local que será posicionado o radiador, dimensões do gabinete também...Tudo deve ser bem medido e analisado antes para que não tenha dor de cabeça quando for instalá-lo no PC.

 

Pelos motivos acima, poderia passar o modelo de seu gabinete e, se tiver fans instaladas nele, aonde estão instaladas (e em que sentido, "para dentro" ou "para fora" do interior do micro). É relevante saber para a galera do fórum, e eu, não passarmos algum procedimento "no escuro".

 

Abraço!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Cabelo.. Obrigado pelas digas..
Só para reforçar.. 
Meu gabinete é um : Gabinete TT Commander MS1
2 Fans em cima para jogar ar para fora.. e uma traseira.. 
Sim o TX3- EVO Possui uma Fan nele.. e acho que coloquei certo.. !!
Bom.. Se eu retirasse o TX3 e colocasse o WC.. caberia tranquilamente.. só estaria em dúvida sobre o modelo de qual usar.. porque muitos dizem que WC é tudo igual só muda a marca..

Mesmo assim.. Obrigado pela atenção!



 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

Obrigado pelas informações, Kaleusk! Esse gabinete conheço muito bem, já montei um PC usando esse modelo, além de internamente ser muito semelhante ao meu antigo TT V4.

 

Segundo suas informações, posso descartar o lance de excesso de ar quente no interior do gabinete, já que há três fans de exaustão povoando por ali. Acho que a boa, antes de despachar o TX3 de vez, era conferir bem de perto sua instalação e observar atentamente a quantidade de pasta térmica usada. Muita pasta térmica pode ser até pior que pouca, pois acaba dificultando o contato entre o processador e o dissipador. O ideal da pasta é uniformizar e corrigir imperfeições de ambas as superfícies.

 

A quantidade ideal de pasta é aquela que compreende toda a superfície do processador sem espalhar o excesso nas bordas do processador, normalmente uma pequena quantidade de pasta colocada no centro do processador (uma gota pequena já é suficiente. Se quiser mais informações a respeito, Kaleusk, o CdH fez uma matéria muito interessante a respeito: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376/1

 

 

 

Bom.. Se eu retirasse o TX3 e colocasse o WC.. caberia tranquilamente.. só estaria em dúvida sobre o modelo de qual usar.. porque muitos dizem que WC é tudo igual só muda a marca..

 

Bem, conhecendo o MS1, talvez terá que tirar a fan superior-traseira para acomodar o radiador na parte traseira do gabinete. Sobre WC selado ser tudo igual, há modelos de WC que possuem fans melhores no kit de montagem ou o volume do radiador é maior, traduzindo uma melhor performance em arrefecimento. Comparando modelos de mesmo volume de marcas diferentes, tirando o detalhe da(s) fan(s) inclusa(s), aí concordo com você.

 

Por exemplo, o Corsair H60, o Seidon 120V ou M e o NZXT Kraken X40 são muito semelhantes. O único WC que foge das características dos anteriores é o Antec Kulher H²O 650, pois a bomba está localizada na parte frontal da fan, e não no bloco (comum nas demais), já atrapalharia uma possível modificação das fan original por outra, ou outras caso for fazer o sistema "push & pull" (uma fan injeta o ar pelo radiador/dissipador enquanto a outra faz a exaustão).

 

Uma boa opção, intermediária ao WC, é adotar um aircooler de massa maior, como o Hyper 212X. Teria uma performance bem aproximada dos WCs e economizaria uma grana. Eu usava um 212+ em meu TT V4 e me serviu muito bem, até quando surgiu a curiosidade e ver como é um watercooler de perto...

 

Abraço Kaleusk!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...