Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
FabioFibonacci

NoBreak apita em alta frequência intermitente. Tem algum modelo que não apite?

Recommended Posts

Olá a todos, eu sempre li muitos tópicos do CDH, mas essa foi a primeira vez em que não pude encontrar uma resposta em lugar algum da internet, por isso me cadastrei e estou fazendo esse tópico

 

O assunto:

 

Comprei um NoBreak da SMS o modelo Manager III Senoidal New Generation de 1400VA Bivolt.

 

Ele faz um zumbido muito chato em alta frequência, por volta de 14000Hz a 15000Hz um pouco mais ou um pouco menos, muitas pessoas dependendo da idade não ouvem. Mas eu ouço e sinto até uma pressão no ouvido quando ligo o Nobreak, seja só em modo bateria ou conectado na tomada, seja também ligado ou desligado se estiver conectado a rede elétrica o zumbido continua intermitente de 2 em 2 segundos aproximadamente, só sinto alívio nos ouvidos quando desligo da tomada e não ativo o modo bateria, o ambiente parece até menos carregado. Eu testei em outras tomadas e continua a mesma coisa, fui em outras lojas e convenci os vendedores a testarem o mesmo modelo que eu comprei, e o mesmo zumbido é perceptível, ou seja, não se trata de um defeito, e sim de um "erro de projeto" na construção do aparelho, agora minha pergunta é se algum de vocês tem outros Nobreaks de mesma potência de outras marcas com onda senoidal pura. Me digam se os Nobreaks de vocês também fazem esse zumbido.

 

 

Um link do youtube  https://www.youtube.com/watch?v=H-iCZElJ8m0 com um áudio descrevendo as várias frequências sonoras que podem ser ouvidas pelo ser humano dependendo da sensibilidade auditiva, lembrando que o som de zumbido que descrevo está por volta dos 14000Hz, percebam como é irritante esse som.

 

Por favor, se puderem me dar uma sugestão de outros Nobreaks que sejam senoidal pura e de potência de 1400VA ou até um pouco menos. Um exemplo seria o Nobreak TS Shara UPS Senoidal 1400VA Full Range.

 

Se alguém tiver esse TS Shara por favor me fale se ele faz esse mesmo zumbido. 

 

Obrigado.

Editado por FabioFibonacci

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, quando está conectado na rede elétrica ou quando está desconectado da rede elétrica mas ligado em modo bateria. 

 

De todos os jeitos ele apita bem agudo.

 

Posso gravar sim, mas só quando eu chegar em casa a noite.

 

E rodrigo.dcvieira ... você chegou a ver o vídeo que deixei o link. Pois se você não puder ouvir por volta da frequência 15000Hz .... você nunca será capaz de identificar esse zumbido. você fez o teste? ouviu o áudio do vídeo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz um vídeo, mas só dá para ouvir na hora que ponho na tomada. Preste bastante atenção. o Apito é bem agudo, mas depois do primeiro apito o volume abaixa e o microfone não tá captando o áudio.

 http://youtu.be/gIggx3xSc10

 

 

ouça e me diz o que acha.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde a todos.

Os nobreaks, quando geram a onda senoidal ou quando recarregam a bateria, podem fazer o chaveamento de transistores em pulsos de alta frequência, modulando a amplitude através da largura destes pulsos. Este chaveamento é feito em uma determinada frequência.

Antigamente os grandes nobreaks tinham o chaveamento entre 5 e 10kHz e isso poderia ser ouvido por uma pessoa. O ser humano, teoricamente, consegue ouvir até 20kHz, então este zumbido era claramente perceptível.

Atualmente, com o avanço dos semicondutores, é possível trabalhar em frequências maiores.

É possível que o nobreak em questão esteja trabalhando com chaveamento em 15kHz. Esta frequência pode ser percebida por algumas pessoas e é exatamente essa a causa do problema. Uma possível solução seria a do fabricante alterar a frequência de chaveamento do nobreak para uma frequência maior (caso os componentes suportem). Também é possível verificar se há neste aparelho algum componente solto (chapas de transformadores, por exemplo).

Os nobreaks senoidais da TS Shara trabalham com uma frequência de 20kHz, e este problema não existiria neste caso.

Qualquer outra dúvida ou informação, estaremos a disposição também através do fone: 11 2018-6111, e-mail: atendimento@tsshara.com.br e chat on line no site: www.tsshara.com.br.

Atenciosamente,

Equipe TS Shara

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta, eu já imaginava qual era o problema, eu sabia que havia algo que estava oscilando por alguma razão e que fosse do projeto do fabricante, mas não é uma informação fácil de se obter, eu gostaria muito de saber quais modelo a TS SHARA possui de onda senoidal que o oscilador irritante não seja audível. Agradeço. Pois não quero comprar gato por lebre novamente. E Obrigado novamente por ter se dado ao trabalho de fazer um cadastro no fórum para me responder isso. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, uma alternativa seria colocar cola (neutra, cola ácida pode causar alguns problemas) nos enrolamentos de componentes magnéticos, como indutores e transformadores. O ruído é causado pela vibração desses enrolamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ideia, mas o produto não tem nem um mês e está na garantia, não vou abri-lo. Eu fui em outra loja e pedi que o vendedor ligasse o mesmo modelo de nobreak que o meu, e a constatação do mesmo apito, falei para o vendedor e ele me disse que não sabia porque fazia o apito, mas que ele também estava ouvindo. Enfim, o caso é de projeto mesmo como o tsshara falou. Estou tentando reaver o meu dinheiro com a SMS, porque esse ruído me da dor de cabeça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×