Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ALTA Temperatura IDLE i7 4770k [AJUDA]


Cestariibr

Posts recomendados

Consegui melhorar a temperatura diminuindo a tensão do processador para 1,26V e 44XMP. Veja que post otimo para orientacao ...

 

 

Well is you bough this cooler, I assume overclocking is in the plans.... the newer versions of the synthetic benchmarks you listed are not recommended for use on Haswell overclocking as they hammer the CPU with a constant bombardment of unrealistic AVX and other loadings.

The most likely problem is a bad mount, insufficient or unequal hold down pressure. use this guide for application of thermal paste:

http://archive.benchmarkreviews.com/index.php?option=co...

As for TIM

 

Quote:
Tuniq TX-3 (0) Aluminum Oxide Moderate 37.65°C A+

Gelid GC-Extreme (0) Aluminum Oxide Low / Thin 37.65°C A+

Thermaltake Greaseicon1.png A2150 (4) Polysynthetic Silver Low / Thin 37.65°C A+

Arctic Silver 5 Polysynthetic Thermal Compound (4) Polysynthetic Silver Low / Thin 37.55°C A+

Shin-Etsu MicroSi G751 (0) Aluminum Oxide Moderate 37.55°C A+

(0) No Curing Time or Special Application Suggested

(4) Arctic Silver 5 Application Instructions (up to 200-hours recommended curing time)

I don't like the silver compounds because if their long curing time requiring 200 hours of thermal cycling ..... use your puter for 8 hours and that's maybe 10 mnutes of thermal cycling (5 minutes warming up / 5 minutes cooling down). Plus (from AS5's web site)

 

Quote:
Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity.

(While much safer than electrically conductive silver and copper greases, Arctic Silver 5 should be kept away from electrical traces, pins, and leads. While it is not electrically conductive, the compound is very slightly capacitive and could potentially cause problems if it bridges two close-proximity electrical paths.)

This is my personal "Minimalists Guide to Haswell Overclocking on Asus Boards". I don't have the patience to invest 100 of hours but I admire those who do. Using this method, most can knock it off in a weekend.

1. Stop using AIDA, Prime 95 or anything else like that. Download RoG Real Bench, HWiNFO64 and Intel ETU.

http://rog.asus.com/forum/showthread.php?43233-Realbenc...

http://www.hwinfo.com/download.php

http://www.intel.com/content/www/us/en/motherboards/des...

Usage of testing and monitoring programs:

When you open Real Bench, move both windows to left side of screen. Open HWiNFO64, run "sensors only", you will get a pop up asking whether to disable reading the Asus EC chip, click "Disable this sensor". Move the HWiNFO64 window to upper right hand corner of screen. Stretch bottom of window to full screen height. Make the following changes:

-Right Click on "System" right at the top, select hide.

-In the next section, hide the last 4 lines starting "Core CPU Thermal Throttling" (if you watch temps, this is useless)

-Skip over the next section and Hide the section after that (section includes CPU Package thru DRAM Power)

-Now the whole reasons we did that was so you could see everything you wanna see at same time. You should be able to see Vcore 0, 1 and 2 at -the bottom of the window. If not hide a few more lines. Save and Quit will save your edits. 

2. I am going to assume that you want your PC to power down and reduce voltages when not needed so for this we'll use Adaptive settings. Adaptive will throw an extra 0.10 to 0.13 volts at your CPU. Again, I would NOT use P95 or AIDA on this setting without constant attention.

3. After setting BIOS to defaults, Input the following settings and then right click on them to add them to your favorites page. This will allow you to access all the settings you need to without bouncing all over the BIOS:

AI Overclock Tuner = Auto

1-Core Ratio Limit = 42 (all others should automatically change with Sync all cores selected above)

Max. CPU Cache Ratio = Auto

Min. CPU Cache Ratio = Auto

Fully Manual Mode = Disabled

Core Voltage = Adaptive

Additional Turbo Mode CPU Core Voltage = 1.200

Core Cache Voltage = Adaptive

Additional Turbo Mode CPU Cache Voltage = Auto

Eventual CPU Input Voltage = 1.90

DRAM Voltage = Auto

I'd suggest taking a screen shot (F12) of the favorites page when ya have successfully passed the stress tests.

4. Open Real Bench, select Benchmark Tab Check only the last box. Open HWiNFO64, run "sensors only" as described above. Start Real Bench and don't touch mouse till finished. Observe voltages and temps. If you can get thru these 2 minutes, your close.

5. Then try checking all 4 boxes and run again NOTE: During the 3rd test Open CL will send AVX instructions to CPU; pay close attention to Vcores as they will spike as described above. If passes.....

6. Switch to the Stress Test Tab and select the amount of RAM you have in your system and 2 hours..... (Note: If you plan on raising cache and / or RAM after a run, I will usually save the two hours and skip this step until I have Multiplier / Cache and RAM speed at my targets. 

7. If at any point you fail, up Core Voltage to 1.225 (+0.025)...Always watch temps and stop tests if you reach temperatures of concern (> 85C in my book). Record the following:

42/A/A/Auto - Shorthand for 42 Multiplier / Auto Max. Cache / Auto Min, Cache / Auto DRAM setting

Actual RAM Speed - i.e. 1600

Ambient = Room Temperature

Coolant Temp at Idle = Requires a sensor

Idle Core Temps Before Test on Each Core = i.e. 25, 26, 24, 22

Average Core Temps for Each Core During Test = i.e. 59.6, 58.2, 52.7, 49.4

Max Core Temps During Test on Each Core = i.e. 65, 62, 59, 54

Settings you input in BIOS for VCore, VCC Ring (Cache), VCCIN (Eventual), DRAM i.e. 1.2000, Auto, 1.900, Auto

Actual Readings in BIOS for VCore, VCC Ring, VCCIN, DRAM i.e. 1.040, 1.122, NA, 1.671

Actual Readings in HWiNFO64 for VCore, VCC Ring, VCCIN, DRAM i.e. 1.296, NA, 1.920, 1.681

Highest Voltage Reading on any Core During each of the 4 Benchmarks, i.e. Image Ed. 1.200 / Encoding 1.216 / Open CL 1.296 / Multitask 1.248

7. If at any point you fail, up Core Voltage to 1.250 (+0.025). If ya fail again, go another notch (1.275) but I'd stop there.

8. Once you pass, it's time to consider cache voltage. Some are content to leave at Auto (39) as it affects very, very few applications (skip to step 9 if this is you), others try and get as close as they can to the CPU Multiplier. If you want cache up, go to 42/42/42/Auto. If ya fail, bring up cache voltage in same 0.025 increments.

Settings will look like this when starting:

Max. CPU Cache Ratio = 42

Min. CPU Cache Ratio = 42

Additional Turbo Mode CPU Cache Voltage = 1.200

9. Once stable, it's now time to get ya RAM up to its rated 2133, 2400 or whatever. Change 1st setting above to XMP

AI Overclock Tuner = XMP

Referring back to step 6, this is the point I normally do the 2 hour test when I am "done" with a given multiplier. So run the 2 hour test here, followed by an 8 hour test w/ Intel ETU.

10. If ya fail.... up ya voltages as per above..... as long as things don't get two hot.....see limits below. If ya pass, it's time to see if we can lower temps and voltages. I dunno if it matters what order ya do it in but I did VCCIN 1st till I failed then bumped up till I got lowest table setting. Then did VCCring (Cache Voltage Setting in BIOS) till I got lowest stable setting....and finally VID (BIOS CPU Voltage setting) last. I leaped in "half" amounts.

For example.... Default VCCIn is reportedly less than 1.8 .... so if 1.9 worked, i went "half way" to 1.85 .... if 1.85 failed, I went halfway between known good and bad to 1.875 ....same deal with VID and VCCring. 

11. With the 42 series if tests complete, "rinse and repeat" with steps 3 thru 10 after moving up to CPU Multiplier to 43, then 44 or as high as you are willing to go. At 46 multiplier I found 1.9 VCCIN to be inadequate.... this is the one voltage I found that going too high or too low is problematic (other than heat and maximum upset voltage limits of course). I went to 1.98 (last yellow setting) and it was too low..... 2.08 was too high. 2.04 worked for me w/ 46 multiplier,

12. These are my settings to give ya an idea of luck I had .... your mileage will vary. Asterisked ones are those I didn't go back and try and get better temps / voltages.

42/42/42/XMP (2400) *

VCore 1.200

VCC Ring 1.200

VCCIN (Ev) 1.880

DRAM 1.700

43/43/43/XMP (2400) *

VCore 1.225

VCC Ring 1.225

VCCIN (Ev) 1.880

DRAM 1.700

44/44/44/XMP (2400) *

VCore 1.260

VCC Ring 1.260

VCCIN (Ev) 1.880

DRAM 1.700

45/45/45/XMP (2400) 

VCore 1.325

VCC Ring 1.325

VCCIN (Ev) 1.880

DRAM 1.700 *

46/43/43/XMP (2400) 

VCore 1.385

VCC Ring 1.385

VCCIN (Ev) 2.020

DRAM 1.700

46/46/46/XMP (2400) 

VCore 1.385

VCC Ring 1.410

VCCIN (Ev) 2.040

DRAM 1.70

I'll try 47 OC this weekend.

13. As for cooling / heat / voltage concerns

Here's Asus recommendations:

 

Quote:
A very good air cooler is required for voltage levels above 1.15V.

1.20V-1.23V requires use of closed loop water coolers.

At 1.24V-1.275V dual or triple radiator water cooling solutions are advised.

My thinking is:

Up to 1.200v = Very Good Air Cooler (Hyper 212)

Up to 1.250v = Best Air Coolers (Phanteks PH-TC14-PE, Silver Arrow or Noctua DH14) ....... Dual 140mm CLC / AIO Cooler w/ 1500 rpm fans (Corsair H110)

Up to 1.275v = Extreme Speed Dual Fan CLC / AIO w/ 2700 rpm fans (too noisy for most folks)

Up to 1.325v = Custom Loop w/ 15C Delta T (3 x 120mm / 140mm) *

Up to 1.400 = Custom Loop w/ 10C Delta T (5 x 140mm or 6 x 120mm) *

* At this level having the GPU(s) also under water is assumed

Also, if you are not running AVX, you can add as much as 0.10 to all those voltages.

14. NEVER WALK AWAY from your machineicon1.png while stress testing until you are sure that temps have stabilized.

Be AWARE if test uses multiple instruction sets like Real Bench who throws out its hardest load voltage wise with the 3rd test in the Benchmark but the 4th test results in higher temps.

Remember some AVX instructions are present during RoG Real Bench type loads which will raise VCores by 0.10 to 0.13 for short periods.

I would not suggest running Prime 95 w/ AVX under adaptive under above conditions.

15. Having 4 sticks of memory will hinder ya OCs a bit.

16. If ya want the best OCs ya machine can get, this is not the guide to use. If ya wanna get it done over the weekend in between taking work home, course work, Honey-Do Lists, Daddy Taxi and other life demands, this may get it done in a weekend smile.gif  .

WORD OF WARNING: Some of us are having problems with the BIOS clock freezing and a suspected cause is the use the saving, loading and backing up of OC profiles in the Tools section of the BIOS. I would avoid use of that feature until such time as the cause is confirmed or a fix is available.

 

Nurgle;

 

Valeu mesmo!

 

Que interessante! Fazendo isso, posso deixar meu Processador com Over pra 4.2 ou 4.4?

Ele estava 3.9, reduzi para 3.5; e as memorias, tive que tirar o XMP de fabrica dela, de 2400mhz que ela veio, estou usando 660mhz pra dar 1320, pra ajudar. Se eu deixar no minimo 3.9 o cpu (stock turbo) e as memorias (G.Skill Trident X 2400mhz) no stock de fabrica, ja nao da. Tive que fazer downgrade. Mas tensão, ratio, etc...nao sei fazer.

 

Se tiver alguma sugestão de como deixar pelo menos 3.9 ou ate 4.2, com 2400mhz, mexendo na tensão e ratio, me ajudaria muito.

 

Não entendo muito muito bem de inglês... nem tanto de bios...

Se puder me explicar como fazer isso la na bios, o que mudar...ficaria muito agradecido.

 

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cestariibr, como você trabalha com o micro (eu também), eu não recomendo mexer em nada de tensão, clock, etc. Como você pode ver, a sua rotina diária tem girado em cima do seu micro. Problema o tempo todo, e tempo é dinheiro.

 

O que eu quero dizer com isso? Mantenha o micro, BIOS, com os padrões de fábrica. Com o clock de fábrica, tensão de fábrica, com o Turbo Boost habilitado como vêm de fábrica.

 

Por que isso?

Porque isso evita você ter que ficar mexendo no micro todos os dias, ajustando isso e aquilo. Overclock, underclock e similares é igual remédio. Você toma um remédio para uma coisa, mas fica com acidez. Aí você toma um remédio para úlcera que dá sono. Aí você toma um estimulante que dá... E por aí vai.

 

Para quem é entusiasta e só joga com o micro, tudo bem. Mas quem trabalha e depende de prazo, não pode ficar com uma máquina que você tem que toda hora abrir o "capô" para dar uma mexida. Sem contar que em alguns casos o micro fica instável e você começa a ter travamentos.

 

Maquina de trabalho tem que ser neutra. O ideal é que você nem repare que está trabalhando em uma.

 

Mas isso sou eu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cestariibr, como você trabalha com o micro (eu também), eu não recomendo mexer em nada de tensão, clock, etc. Como você pode ver, a sua rotina diária tem girado em cima do seu micro. Problema o tempo todo, e tempo é dinheiro.

 

O que eu quero dizer com isso? Mantenha o micro, BIOS, com os padrões de fábrica. Com o clock de fábrica, tensão de fábrica, com o Turbo Boost habilitado como vêm de fábrica.

 

Por que isso?

Porque isso evita você ter que ficar mexendo no micro todos os dias, ajustando isso e aquilo. Overclock, underclock e similares é igual remédio. Você toma um remédio para uma coisa, mas fica com acidez. Aí você toma um remédio para úlcera que dá sono. Aí você toma um estimulante que dá... E por aí vai.

 

Para quem é entusiasta e só joga com o micro, tudo bem. Mas quem trabalha e depende de prazo, não pode ficar com uma máquina que você tem que toda hora abrir o "capô" para dar uma mexida. Sem contar que em alguns casos o micro fica instável e você começa a ter travamentos.

 

Maquina de trabalho tem que ser neutra. O ideal é que você nem repare que está trabalhando em uma.

 

Mas isso sou eu.

 

Você falou a verdade, Contiusa.

 

O que acontece, é que, por um momento pensei em deixar ele pelo menos com o Turbo 3.9 que ele veio de fabrica. Mas pra poder não ter problemas de temperatura, tive que tirar o turbo, ativar o EPU Saving Energy e reduzir o 3.9 que estava no Auto Turbo mode, para 3.6.

E mais, se eu deixar 3600 com o BCLK acima de 100.0MHz a temperatura também "zika".

 

Deixando em Stock total, Load no Default, ou remontando o micro e formatando, deixando ele em Turbo Mode de fabrica, ele fica em 3.9, com BCLK 100.3 (se nao me engano - nao lembro) e 2400mhz de ram (G.Skill Trident x !6gb 2400mhz (2x8gb) > comprei esta bendita porque render se baseia muito em ram...

 

Mas, alem de ter que mudar toda a estrutura do gabinete, inverter a fonte, as fans na ventilação, tive q reduzir minha memoria ram para  1300mhz e a DRAM voltage para 1.500 (V)

 

Queria poder pelo menos, usar ela 3.9 turbo e 2400mhz MAS, é impossivel aqui. Se nao fizer o "malditocujo" "downgrade", em idle fica entre 50C e 60C.

 

O que pensei apenas, foi talvez melhorar o desempenho na renderização principalmente no After Effect da Adobe.

Se me ganhasse 5 minutinhos por render, já valeria! rsrs

 

Acontece, que pra temperatura dar uma estabilizada, tive que diminuir tudo possivel.

Mesmo se eu deixar o CPU a 3600 como configurei, com a frequencia Base a 100.0MHz e deixar as memorias FULL OC de fabrica, as temperaturas ja extravasam.

 

Estou em idle a 45C agora, por ter limitado tudo.

Ainda acho que tem algo de errado. Se fosse pra ser assim, teria comprado uma Asrock ou Gigabyte de 400R$, base, um 3770 e deixado no coolerbox e 16gb a 1300. Isso me economizaria; sei la; uns 5.000 na carteira =/

 

To P! por estar assim, mas infelizmente, estou numa cidade onde as alternativas são ZERO, nao tem nem 25 mil habitantes e a melhor cidade mais proxima q teria alternativas esta a 3 horas daqui (DE CARRO), e ao invés de comprar um carro, comprei o computador para workstation, uma mesa digitalizadora para os desenhos, uma replicator 2x, uma camera (basica 1080p) e uma silhouette com a estamparia. Pronto!

 

Não tenho do que reclamar com menos de 1 ano no mercado. Porém, essa máquina foi um PESSIMO NEGOCIO. Só esse computador foi quase metade de todo gasto! -.-

 

Desculpe estar nervoso. Não é com você não. Muito pelo contrário...

 

Valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que tem algo de errado. Se fosse pra ser assim, teria comprado uma Asrock ou Gigabyte de 400R$, base, um 3770 e deixado no coolerbox e 16gb a 1300. Isso me economizaria; sei la; uns 5.000 na carteira =/

 

 

Esse processador é esquentadinho e tem uma "pasta" podre (IHS) e isso em um ambiente quente junto com uma memo de 2400 e uma 780TI não colabora confrade.

 

Veja o vídeo e entenda sobre o IHS:

 

 

 

Viu os vídeos? Percebeu que esse processador é esquentado pra caramba mesmo em temperatura ambiente baixa? Percebeu a melhora de temperatura no final?

 

A Intel fez essa besteira aí, mas alguns usuários descobriram e felizmente ela consertou o maldito IHS na série 90 (alguem me corrija se não estou enganado)

 

http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Core_i7_4790K/1.html(Veja a análise e a diferença elevada de temperatura)

 

Esse processador infelizmente não ajuda

 

 

O processador agora está até "tranquilo". Se a placa de video não esquenta, ele fica entre 35 e 41 idle. A gpu em desktop fica a 39C. Se eu uso graficos pra jogo ou render, a GPU sobe para o padrão full load dela que é 81C a 83C, e depois não desce mais abaixo dos 56C ~58C em desktop. Consequentemente o processador passa a ficar na média dos 47C em idle, por que a GPU não deixa =/

 

Se eu reinicio o PC e esfria, posso ficar o dia todo que a GTX não chega nem a 45C (quando esta muito quente o ambiente), mas se eu uso, zika...

 

Pelo visto, o problema esta na temperatura ambiente (agora aqui esta a 40C e amanha esta previsto para 43C), e, consequentemente no gabinete (ventilação).

 

Por isso pensei em 2 exaustores, pra tentar retirar o ar quente da GPU. Um abaixo e outro acima.

 

Está claro que a circulação de ar nesse gabinete poderia melhorar. Tem várias dicas preciosas nesse tópico, é só aproveitar. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado aí, Cestariibr. Mesmo que o i7-4770K seja mais quente do que o i7-3770K, não é para estar assim. Não teria problema em você restaurar os padrões de fábrica do BIOS e a série GTX 700 é muito fria, então eu acho que você devia fazer isso (zerar tudo).

 

Como o BIOS está todo bagunçado, com memórias mexidas, CPU mexida, já tentou restaurar tudo? Deixar a CPU como vem de fábrica, com o turbo boost e as memórias a 1600Mhz, padrão do Haswell? Sem mexer em tensão nem nada, como de fábrica?

 

Se você fizer isso e estiver quente (o normal aproximado é por volta de 35/40ºC em idle e não passar de 60/65ºC em full), algo está errado.

 

O seu amigo que foi aí te ajudar e que viu a fonte de ponta cabeça, ele falou alguma coisa? Ele saca de micro? Como você aplicou a pasta térmica no H100i? Limpou a antiga corretamente? Leu o artigo que eu indiquei para aprender a passar a pasta térmica? Viu se a (s) mangueira (s) do H100i está excessivamente quente? Estudou o H100i para saber o setup correto? Como estão posicionadas as ventoinhas do gabinete - fluxo de ar? Essas coisas são importantes, mas nós ainda não tivemos uma confirmação de você, então, estamos todos no escuro.

 

O ideal é pedir ajuda a um profissional competente. Assim, no escuro, pode ser qualquer coisa. Como eu falei, a bomba do H100i pode estar com defeito ou até mesmo o i7-4770K pode ter vindo com o IHS mal aplicado, mas eu acho difícil, pois geralmente é um ou dois núcleos que saem de controle, pela pasta não ter sido aplicada unifirmemente, não todos. Você nem está fazendo overclock (como você mexeu em tudo, talvez até esteja com overclock sem você saber), então as temperaturas eram para estarem normais.

 

-----edit-----

Outro lance é que nós pedimos para você tirar um print das temperaturas e do Gerenciador de Tarefas (aba "Desempenho"), em idle e em full, com outros programas, como o AIDA64 ou HWmonitor. O seu print é tão pequeno que não dá para ver direito. Parece ser um software da ASUS, não muito indicado. No AIDA64 é na aba Processador / Sensor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo que o i7-4770K seja mais quente do que o i7-3770K, não é para estar assim.

 

Infelizmente Contiusa o 4770k é quente pra caramba

 

tempperf.gif

 

Sabe o que estão usando como Cooler?

 

um WC. Um H100

 

Parece piada não acha?. 50 graus praticamente em Idle em um WC. Tudo pela porcaria do IHS...

 

Pois é. Esse é o esquentado 4770k http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Core_i7_4790K/3.html

 

Ele até pode conseguir melhorar um pouco mas sem o delid como postei acima, não vai dar para esperar muito, o 3770k é bem melhor nesse ponto (temperatura)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma coisa errada aí. Fizeram este teste com um i7-4770K overclocado a 4.5Ghz com vários air coolers: http://www.tomshardware.com/reviews/best-heat-sink-haswell,3554-22.html

 

Mas isso varia muito de teste, de CPU e tal. E o teste de load é com stress test, com a CPU a 100% durante vários minutos. Num cenário real, isso não acontece. Então, com um H100i, não é anormal esperar 65ºC em full (jogando / renderizando, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha configuração:

 

windows 8.1 64 bits / i7-4790K / Corsair H100i / Asus Maximus VII Hero / GTX 770 / Vendeance 16GB 2400Mhz / SSD 280 Samsumg / Corsair 850W.

 

44/44/44/XMP (2400) *
VCore 1.260
VCC Ring 1.260
VCCIN (Ev) 1.880
DRAM 1.700

Só assim conseguia tmb nominal entre 40C à 45C e 82°C maximo no teste AIDA64 ou HWmonitor.

 

Cheguei a trocar a pasta térmica e avaliar se havia algum agente externo que poderia esta incluenciando na tempratura.

 

O que notei é a velocidade que aquece e esfria em segundos.

É ridículo em 1 segundo estar em 80°C e voltar para 40°C assim que sai de um aplicativo pesado ou teste de stress...

 

Quanto a um especialista, onde encontro?

 

Estou tentando é mexer no OC para evitar que chegue aos 75°C indicado pela Intel. (que particularmente acho que deve ter algum engano)


Antes de trocar a pasta térmica, chegava no máximo a 32°C quando estava no 100°C do processador. Cheguei a pensar que não estava tendo transferência de calor adequada para o cooler.

 

Após a troca, o Cooler H100i nunca passa dos 43°C mesmo nos 83C do processador. (significa que o cooler esta trocando mais calor que anteriormente, mas esta nova temp é com o OC controlado nos 44 XMP de acordo com o e-mail anterior)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha configuração:

 

windows 8.1 64 bits / i7-4790K / Corsair H100i / Asus Maximus VII Hero / GTX 770 / Vendeance 16GB 2400Mhz / SSD 280 Samsumg / Corsair 850W.

 

44/44/44/XMP (2400) *

VCore 1.260

VCC Ring 1.260

VCCIN (Ev) 1.880

DRAM 1.700

Só assim conseguia tmb nominal entre 40C à 45C e 82°C maximo no teste AIDA64 ou HWmonitor.

 

Cheguei a trocar a pasta térmica e avaliar se havia algum agente externo que poderia esta incluenciando na tempratura.

 

 

O que notei é a velocidade que aquece e esfria em segundos.

 

É ridículo em 1 segundo estar em 80°C e voltar para 40°C assim que sai de um aplicativo pesado ou teste de stress...

 

 

 

Quanto a um especialista, onde encontro?

 

 

Estou tentando é mexer no OC para evitar que chegue aos 75°C indicado pela Intel. (que particularmente acho que deve ter algum engano)

 

Antes de trocar a pasta térmica, chegava no máximo a 32°C quando estava no 100°C do processador. Cheguei a pensar que não estava tendo transferência de calor adequada para o cooler.

 

 

 

Após a troca, o Cooler H100i nunca passa dos 43°C mesmo nos 83C do processador. (significa que o cooler esta trocando mais calor que anteriormente, mas esta nova temp é com o OC controlado nos 44 XMP de acordo com o e-mail anterior)

 

 

Eu estou fazendo OC no meu i5 4690k, refrigerado com um H80i

 

eu cheguei a 4,6 @ 1,285v, ,  4,2 no cache com 1,2V, e 1,9V no VCCIN. Em média as temperaturas estão a 35C idle  65C em média no load (Prime95 smallFTT em com maximo de 75C) 

 

Antes de chegar nesta configuração, testei no OCCT em stock e bateu mais de 90C a 3,9MHz @ 1,08V !!!. Credo.

 

Ja estava xingando o mundo todo e amaldiçoando a Corsair...até que resolvi investigar a colocação do bloco do cooler  no processador que parecai estar be firme... mas, existe um problema mais ou menos conhecido que o backplate do h80i, h100i, etc  fica folgado e não faz o contato adequado.

 

a solução é colocar uns espaçadores (NÂO  USE METAL) entre o backplate e a parte de trás da MB, assim evita a folga e o bloco se encaixa perfeitamente com contato adequado ao processador.

 

 

Usei uma pasta térmica decente MX-4.

 

As temperaturas despencaram e não precisei gastar mais grana com outro WC...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou fazendo OC no meu i5 4690k, refrigerado com um H80i

 

eu cheguei a 4,6 @ 1,285v, ,  4,2 no cache com 1,2V, e 1,9V no VCCIN. Em média as temperaturas estão a 35C idle  65C em média no load (Prime95 smallFTT em com maximo de 75C) 

 

Antes de chegar nesta configuração, testei no OCCT em stock e bateu mais de 90C a 3,9MHz @ 1,08V !!!. Credo.

 

Ja estava xingando o mundo todo e amaldiçoando a Corsair...até que resolvi investigar a colocação do bloco do cooler  no processador que parecai estar be firme... mas, existe um problema mais ou menos conhecido que o backplate do h80i, h100i, etc  fica folgado e não faz o contato adequado.

 

a solução é colocar uns espaçadores (NÂO  USE METAL) entre o backplate e a parte de trás da MB, assim evita a folga e o bloco se encaixa perfeitamente com contato adequado ao processador.

 

 

Usei uma pasta térmica decente MX-4.

 

As temperaturas despencaram e não precisei gastar mais grana com outro WC...

 

Rapaz, então é por isso que muita gente chega aqui com water cooler da Corsair com as temperaturas na Lua. Eu já tinha ouvido falar que o encaixe dos water coolers da Corsair eram um pesadelo, mas que vem com folga de fábrica é novidade para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...