Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HddSheriff porque não vingou?


misterjohn

Posts recomendados

Conheci esse hardware no site do bpiropo, inclusive é um local onde pesquisei e aprendi muito, mas esse era um dispositivo que iria pelo menos era a proposta do mesmo, evitar formatação principalmente por vírus, será que houve alguma articulação para isso já que iria talvez contrariar interesses ou então não cumpria o que prometia, se alguém conhece ou já viu por favor opine sobre o assunto:

 

http://www.bpiropo.com.br/tz990816.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O artigo é de 1999 o que leva a crer que o dispositivo é bem antigo, a jogada é boa, mas vou falar de dois grupos que esse dispositivo ataca em minha opinião:

 

1º Grupo: Empresas de software antivírus, e assistências técnicas.

 

 Esses dois grupos perderiam grandemente sua rentabilidade e clientela já que uma vez que o dispositivo é instalado na máquina e restaura o conteúdo do disco rígido a cada boot, o uso de antivírus não seria necessário, pois em geral os PCs são desligados e reiniciados constantemente, assim um vírus não sobreviveriam muito tempo e os danos por suas ações não trariam consequências graves (salvo quando o vírus ataca o BIOS, naquela época - 1999 - isso era comum), e as assistências técnicas deixariam de realizar vários serviços, eu por exemplo trabalho com manutenção de computadores, de cada 10 PCs que conserto, 7 são problemas causados por vírus, que resolvo com antivírus e reconfiguração do PC ou formatação. Logo, as assistências técnicas perderiam boa parte de sua clientela.

 

2º Grupo: Os usuários leigos.

 

  Esse grupo seria o mais afetados pois apesar das pessoas terem mais conhecimentos em informática do que em 1999, ainda existem muitos usuários que sabem apenas manusear o computador (Internet, Ofiice, gravação de CDs/DVDs etc.), o artigo diz que todos os dados (programas, arquivos) devem ser gravados em disco ou partição separada do disco C: caso contrário seria apagado no próximo boot (como se fosse uma formatação automática), assim teríamos um número considerável de usuários perdendo seus dados por não manusear o dispositivo corretamente.

 

Enfim, fica aí meu comentário!!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque seria algo extremamente inconveniente de usar. Você não pode fazer nenhuma alteração no disco, nem mesmo salvar arquivos, é como o infame "Deep Freeze". Se você permitir a escrita no disco com a senha, o vírus que esteja em execução pode muito bem comprometer a imagem do disco. Sem falar que é mais um componente de hardware a ser usado, que custa caro. Apesar de nunca ter ouvido falar desse produto, tenho a impressão que já vi algo bastante similar, mas implementado de forma diferente...

Deixando isso de lado, muitos sistemas embarcados implementam algo similar. O SO fica em uma imagem somente leitura dentro de uma partição no armazenamento não volátil (memória flash, HD), e os arquivos de configuração, etc (basicamente qualquer coisa que necessita de acesso de escrita) em outra. Para o SO rodando, é como se existisse apenas um volume, mas caso algo de errado aconteça, você só precisa apagar essa partição de "persistência" e tudo fica como se nada tivesse acontecido. É assim que funcionam coisas como aqueles botões de "reset" em roteadores, que apagam as configurações depois de pressionados, ou persistência em LiveUSB de distribuições Linux (nesse caso, um arquivo de imagem de persistência é escrito, ao invés de uma partição separada). Não sei se o Windows para desktop suporta algum desses esquemas. Basicamente, é como formatar o HD, só que bem mais conveniente.

 

EDIT: Pelo que eu me lembre, a placa era PCI mesmo... e elas ainda existem!

http://www.dx.com/p/pci-data-recovery-disk-protection-card-34823#.VD6obGDoLVM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o funcionamento exato, mas ele deve retornar a um  ponto pré estabelecido, assim como quando criei uma imagem com um programa que não lembro o nome agora, formatei, instalei tudo e salvei em dvd, qualquer coisa era só restaurar; não acredito que o funcionamento do hddsheriff se limite a cada boot reestabelecer o Windows tal qual foi instalado, isso imagino eu, creio que nos devemos escolher digamos "um ponto de restauração" que pode ser feito após tudo instalado, porque se não fosse assim seria inviável mesmo, já pensou a cada boot ter que instalar oficce, nero, etc???

 

Agora quanto a o dito abaixo, há muito tempo que ou uso partição ou outro disco para guardar o que não quero perder, inclusive dou preferência para programas "portable" assim ele fica sossegado em outra partição e crio um link na área de trabalho, se instalasse tudo em outro disco partição, no caso de formatação se perderia os vínculos criados pelo Windows.

Essa é a minha opinião, acho que não foi para a frente por motivos escusos ou então os importadores do tempo não se importaram já que em 1999 as coisas eram bem rudimentares e também os programas eram pequenos, a começar pelo windwos 98, não chegava nem a 500 mb de instalação, talvez a inviabilidade seria essa, mas hoje com o gigantismo dos programas, tanto operacional como outros, isso seria bem aplicado.

 

" Esse grupo seria o mais afetados pois apesar das pessoas terem mais conhecimentos em informática do que em 1999, ainda existem muitos usuários que sabem apenas manusear o computador (Internet, Ofiice, gravação de CDs/DVDs etc.), o artigo diz que todos os dados (programas, arquivos) devem ser gravados em disco ou partição separada do disco C: caso contrário seria apagado no próximo boot (como se fosse uma formatação automática), assim teríamos um número considerável de usuários perdendo seus dados por não manusear o dispositivo corretamente."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse dispositivo é algo bem simples por sinal, e está no mercado a um custo de menos de U$ 20 , acredito mesmo que não houve dos tais "distribuidores" (os que abastecem os comerciantes do varejo), interesse em trazer para o Brasil, talvez até arrisque a compra no DE.

 

http://gordogato.com/oscommerce/catalog/images/zm_pcihdd_sheriff.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...