Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Crash Bandicoot

Problemas com o HD

Recommended Posts

Pessoal, comprei um HD novo pois meu antigo estava apresentando defeitos. Instalei-o, coloquei o Win7 e funcionou muito bem sem nenhum problema. Depois de alguns dias de uso, o Windows começou a noticiar essa mensagem (Anexo 1)

Além desta mensagem, ao ligar o computador, aparece esta (Anexo 2)

Eu REALMENTE não sei o que é, pois este HD novo está funcionando muito bem, sem lentidão ou tela azul. Me ajudem!

post-718022-0-57573200-1413481206_thumb.

post-718022-0-41519300-1413481216_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não desabilite o SMART.. a não ser que você realmente não se importe que seu HD pare de funcionar "de uma hora pra outra"....

Esse HD com "defeito" deve ser seu HD antigo.... faça o backup dos dados e retire-o do seu sistema.... não faz sentido manter ele ai, já que você tem outro disco....

Então, pergunto: você precisa de HD? está usando ele pra gravar algo? Se não, faça o backup e retire-o do sistema... Se sim, faça o backup constantemente e vá se acostumando com o smart....

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Não desabilite o SMART.. a não ser que você realmente não se importe que seu HD pare de funcionar "de uma hora pra outra"....

Esse HD com "defeito" deve ser seu HD antigo.... faça o backup dos dados e retire-o do seu sistema.... não faz sentido manter ele ai, já que você tem outro disco....

Então, pergunto: você precisa de HD? está usando ele pra gravar algo? Se não, faça o backup e retire-o do sistema... Se sim, faça o backup constantemente e vá se acostumando com o smart....

Olá, na verdade eu tirei o HD antigo quando fui instalar o novo, o sistema operacional, assim como tudo o que estava no antigo, estão 100% no novo. É bizarro um HD funcionando perfeitamente ter essas notificações.

Compartilhar este post

Link para o post

@hermanos , é certo não desabilitarmos o S.M.A.R.T , porém este recurso não irá corrigir possíveis falhas no HD. 

Qual marca e modelo é seu Disco novo ? 

Já que HD é totalmente novo , para sanar logo esta duvida teste o disco com outro software.

alguns de exemplo...

HD Tune ----> http://www.baixaki.com.br/download/hd-tune.htm

Hard Drive Inspector ----> http://www.baixaki.com.br/download/hard-drive-inspector.htm

Crystal DiskInfo ----> http://www.baixaki.com.br/download/crystaldiskinfo.htm

Caso tenha erros é melhor trocá-lo o quanto antes.

Compartilhar este post

Link para o post

@hermanos , é certo não desabilitarmos o S.M.A.R.T , porém este recurso não irá corrigir possíveis falhas no HD. 

Qual marca e modelo é seu Disco novo ? 

Já que HD é totalmente novo , para sanar logo esta duvida teste o disco com outro software.

alguns de exemplo...

HD Tune ----> http://www.baixaki.com.br/download/hd-tune.htm

Hard Drive Inspector ----> http://www.baixaki.com.br/download/hard-drive-inspector.htm

Crystal DiskInfo ----> http://www.baixaki.com.br/download/crystaldiskinfo.htm

Caso tenha erros é melhor trocá-lo o quanto antes.

É um Western Digital de 500GB,

modelo WD5000AVVS

Aqui vai a avaliação do Hard Drive Inspector. Pelo jeito foi reprovado...

post-718022-0-86204200-1413510331_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente @Crash ,parece estar não atingindo sua taxa de transferência normal , mesmo estando em 100% de resistência de erros , tem algo estranho.

@Crash, teste e confirme se o bendito ira atingir uma taxa de transferência ruim com HD Tune. 

.......Já tentou testá-lo em outro Micro ??? sua tensão esta conforme o padrão ( na linha de 5V, 3.3V e 12V) ??

Compartilhar este post

Link para o post

O SMART não vai reparar o disco... essa não é a função dele: a função dele é apenas MONITORAR o estado do disco....

Mesmo que gere alguma inconsistência no monitoramento, o fato é que quase sempre quando o SMART reclama, o disco está em vias de "virar peso de papel"....

Veja que a maioria dos aplicativos de monitoramento/inspeção utilizam o SMART para "levantar as informações".... a diferença é que, com aplicativos, você tem gráficos e números de fácil leitura.... tranduzindo os códigos internos do SMART....

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente @Crash ,parece estar não atingindo sua taxa de transferência normal , mesmo estando em 100% de resistência de erros , tem algo estranho.

@Crash, teste e confirme se o bendito ira atingir uma taxa de transferência ruim com HD Tune. 

.......Já tentou testá-lo em outro Micro ??? sua tensão esta conforme o padrão ( na linha de 5V, 3.3V e 12V) ??

Aqui está uma série de testes que fiz com o HD Tune. Como pode ver, não consegui fazer o Writing Benchmark, e o Spin Up Time da aba Health falhou. Agora estou realmente em dúvidas se o HD está ou não defeituoso.

Em relação às tensões que você citou, eu não sei checá-las. Como faço isso?

post-718022-0-37857700-1413567535_thumb.

post-718022-0-12282000-1413567542.png

post-718022-0-19410900-1413567548_thumb.

post-718022-0-59680600-1413567553_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

@Crash , vá no setup e veja a opção de Gerenciamento de Energia (Power Management ... vai depender do BIOS)

Ou com alguns programas...como :  HWinfo --> http://www.baixaki.com.br/download/hwmonitor.htm 

Uma hipótese para não consegui atingir um benchmark com altas taxas de leitura e escrita é a fonte. ................... Afinal , Qual Fonte esta usando ????

Compartilhar este post

Link para o post

Minha fonte é de qualidade (ou pelo menos era), é uma OCZ StealthXStream 500W. Já tenho ela há anos e recentemente o fan parou de girar, mas já troquei e está funcionando.

Sobre as tensões, aqui vai um print

post-718022-0-23832300-1413572595_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ter diversos fatores para o erro do HD Tune "Spin Up Tune" , referente a RPM (n° de rotações/minuto) ... as tensoes estão normais.!

Tem algum travamento quando inicia o S.O ?? nenhuma BSOD aparece quando esta jogando ???Drivers do sistema estão atualizados??? ...algo de anormal ou somente a mensagem do SMART ???   :confused:  :confused:​ 

nunca vi algo assim , esta informando falhas , mais não acontece !  e com apenas poucas semanas de uso.  :huh:

desculpe se for um pouco chato ... Onde Comprou o Disco ?? 

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ter diversos fatores para o erro do HD Tune "Spin Up Tune" , referente a RPM (n° de rotações/minuto) ... as tensoes estão normais.!

Tem algum travamento quando inicia o S.O ?? nenhuma BSOD aparece quando esta jogando ???Drivers do sistema estão atualizados??? ...algo de anormal ou somente a mensagem do SMART ???   :confused:  :confused:​ 

nunca vi algo assim , esta informando falhas , mais não acontece !  e com apenas poucas semanas de uso.  :huh:

desculpe se for um pouco chato ... Onde Comprou o Disco ?? 

Comprei no Mercado Livre, com um vendedor com selo de segurança. Não há nenhum travamento aparente. Produto novo (jamais compraria um HD usado, a não ser que tenha sido enganado rsrsrsrs).

Compartilhar este post

Link para o post

Cara algo está errado , mesmo só apresentando erro no Spin up Time , que é o tempo pra chega no maximo do RPM , digo isso porque a velocidade desse HD está em 40MB/s de average de READ sequencial , sendo que o normal de um HD hoje em dia é 100MB/s.

Além do mais o HD está com muita variação , toda hora subida e descidas , o normal é começar alto e ir descendo.

Eu verificaria toda a parte de alimentação dele , mas acho que está com defeito.

Btw a mensagem do Disable Write é normal , precisa fazer umas coisas pra ativar.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara algo está errado , mesmo só apresentando erro no Spin up Time , que é o tempo pra chega no maximo do RPM , digo isso porque a velocidade desse HD está em 40MB/s de average de READ sequencial , sendo que o normal de um HD hoje em dia é 100MB/s.

Além do mais o HD está com muita variação , toda hora subida e descidas , o normal é começar alto e ir descendo.

Eu verificaria toda a parte de alimentação dele , mas acho que está com defeito.

Btw a mensagem do Disable Write é normal , precisa fazer umas coisas pra ativar.

Ele é SATA2, minha placa mãe não suporta SATA3 ainda, talvez seja por isso que sua velocidade é mais baixa. Verificarei a parte de alimentação.

Compartilhar este post

Link para o post

eu particularmente nao ficaria mais insistindo nao.. faca um backup e providencie outro hd, principalmente se ele tiver dados importantes porque quanto mais você mexe e tenta descobrir o erro, mais ele vai se deteriorando.. nao perca tempo com isso

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente, spin up time é uma medida do tempo, em milesimos de segundo,  que o HD leva para acelerar os pratos ate a rotação nominal; um erro nesse parametro é considerado grave, pois significa que o motor, ou o driver de acionamento esta falhando, ou algum mecanismo interno esta "travando" o HD...

Esse HD esta praticamente novo, no SMART consta apenas 141 horas de uso, sendo ligados 45 vezes, eu tentaria manda-lo para RMA, alguns modelos western tem 3 anos de garantia, desde que se registre o HD no site do fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou quase desistindo também @rodrigo.dcvieiraç.  engraçado amigo @F4b10 , mesmo com este possível erro que citou.... não há erro algum no sistema.

@Crash... se pudesse trocá-lo por um da Hitachi ou Seagate , melhor .........  digo isso poque ambos duraram comigo 6 anos  :D !

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos foi só o spin up time. Isso é classificado como indicativo de falha pois pode indicar problema no mecanismo que gira o HD (o motor que gira ele tem muito pouco torque, então qualquer problema se torna bem óbvio). Copie os dados o mais rápido possível para outro HD (cuidado nunca é demais, pode ser que esse HD pare de funcionar de vez) e mande esse para o RMA. Aparentemente ele realmente é novo, mas esse tipo de coisa acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Troque seu HD e copie todos os dados pra um HD novo.

Seagate pra mim não vale nada, não quero nem de graça. Melhor na minha opinião é WD ou Hitachi.

Não se esqueça de nunca reiniciar a máquina pelo botão Reset (somente quando não tiver opção), nem tirar ela da tomada sem antes desligá-la pelo sistema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estou quase desistindo também @rodrigo.dcvieiraç.  engraçado amigo @F4b10 , mesmo com este possível erro que citou.... não há erro algum no sistema.

@Crash... se pudesse trocá-lo por um da Hitachi ou Seagate , melhor .........  digo isso poque ambos duraram comigo 6 anos  :D !

Bom, geralmente trocas via RMA somente por um modelo igual ao que esta sendo trocado, alem do que, atualmente a seagate é a marca com maiores reclamações, Eu ja tive 2 HDs de 500GB da seagate, serie barracuda 7200.11; um deles durou 4 anos e pouco mais de 27 mil horas de uso antes de começar a apresentar badblocks, ele esta encostado, mas ainda funciona... o outro ainda esta impecavel e chegando a 25 mil horas ligado...  apesar disso basta pesquisar um pouco para ver que a seagate é cheia de series ploblematicas...

quanto a hitachi, bom só chegei a testar um HD dessa marca, e achei ele meio lento comaparado aos seagate que eu tive, embora a marca em si seja confiavel.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, depois de um longo tempo, troquei meu HD. O novo está excelente, fiz todos os testes novamente e não deu um erro sequer. Gostaria de agradecer verdadeiramente a todos que me ajudaram. O tópico pode ser fechado.

Compartilhar este post

Link para o post

Você mesmo pode fechar o tópico marcando um post como "resolvido".

Isso não é mais possível: http://forum.clubedohardware.com.br/tracker/issue-313-bot%C3%A3o-n%C3%A3o-resolvido-n%C3%A3o-funciona/?gopid=1794#entry1794

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais