Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
uBira

Aterramento

Voce tem um terra ideal?  

3 votos

1. 1. Voce tem um terra ideal?

• sim, uso o vaso mais proximo
    • sim, santo prego na parede
    • sim, direto na esquadria da janela
    • sim, desci um fio pela janela e enterrei no chão
    • Que quie isso?
    • sim, consultei a concessionaria de energia e segui a risca
    • besteira, uso filtro ou estabilizador

Recommended Posts

vamos lá, digam a verdade....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta enquete está incompleta, no caso eu sei tudo o q é necesario para se ter um bom terra, sou um profissional da área, mas não tenho meu computador aterrado, e aí? Que opção se enquadra no meu caso? :joia:

Mas a ideia é boa, muito boa!!!! :-BEER

T+ :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por wellingtonuemura@29 jun 2004, 05:08

Já postaram tanta coisa em fontes e energia, mais um tópico sobre aterramento???

O que o faz pensar que seja algum mito?

O mito vem da simples ação de enterrar um condutor eletrico qualquer no vaso de plantas....assim como congelar pilhas por alguns milesimos de :bandeira: carga...

>

Os topicos são longos e demandam tempo e pesquisa, assim, um esclarecimento direto torna-se mais util...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse prblema dos tópicos repetitivos é um grande empasse, quem é q vai ler mais de trocentas paginas de perguntas e tópicos para v se já tem sua pergunta, quando ele está com muita pressa para fazê-la e saber a resposta da mesma! sem contar q a pesquisa do Forum as vezes não fuciona legal!

essa é uma questão importanteq deveria ser tratada com carinho todos sabemos q não há servidor suficiente para tantas perguntas, respostas, tópicos e enquetes mas aí fica o dilema, deletar, repetidos, deletar os antigos e aí? :blink:

Espero não começar uma polêmica mas acho q isso dá muito pano p manga!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o aterramento é na maioria das vezes desprezado, o que não deveria ser. Principalmente pela segurança que ele proporciona ao usuário dos equipamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma coisa errada com a mensagem no que tange a aterramento! Explico.

Quem entende do assunto tem o dever de esclarecer aos menos providos de conhecimento nesta área que, ATERRAMENTO mau feito é ATERRAMENTO não existente! E ainda aumentou-se a chance de efeitos colaterais!

Vaso de plantas, prego na parede e coisas do tipo não podem ser chamadas de aterramento! Se pretende ter um sistema aterrado, não faça uso deste tipo de artifício!!!

Se não domina o básico em eletricidade, não decida por conta própria. Peça ajuda de quem entende: um BOM eletricista!

Aterramento é muito simples de ser feito mas o que mais vejo por ai afora, são pessoas que o fazem sem saber o que vai significar, qual o resultado disso, em que isso trará vantagem, é mais seguro com ou sem?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...rolou uma reforma aqui em casa i tal....aí eu estava conversando com o eletricista...sobre a hipotese de se fazer um aterramento...(com hastes de cobre etc...),aí ele disse que não compensava e que isso só se usava em prédios, blá,blá,blá, eu não cai muito na história...aí acabou que não sobrou grana e eu acabei não fazendo o aterramento....aí esse mesmo cara....disse que era só ligar o NEUTRO, no 3º pino da tomada...que aterrava...eu achei estranho....e gostaria de saber se esse é apenas + um mito ou se tem algum fundamento :blink:

t+ :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

a resposta é nenhuma das alternativas. Após as reformas aqui, vou fazer o terra mais próximo possível do ideal, com tratamento da argila e 3 barras de cobre^, pois to de saco cheio de levar choque nos gabinetes!~

:angry:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por rca@30 jun 2004, 23:07

Bom...rolou uma reforma aqui em casa i tal....aí eu estava conversando com o eletricista...sobre a hipotese de se fazer um aterramento...(com hastes de cobre etc...),aí ele disse que não compensava e que isso só se usava em prédios, blá,blá,blá, eu não cai muito na história...aí acabou que não sobrou grana e eu acabei não fazendo o aterramento....aí esse mesmo cara....disse que era só ligar o NEUTRO, no 3º pino da tomada...que aterrava...eu achei estranho....e gostaria de saber se esse é apenas + um mito ou se tem algum fundamento :blink:

isso é um MITO e um SERVIÇO DE PORCO *****!

Explico: o NEUTRO é parte integrante da rede elétrica (um fase seria como o "positivo" na rede alternada e o neutro o "negativo", ESCLARECENDO que não é exatamente assim, coloco isso como exemplo, ok?)

Uma das principais funções do terra seria absorver sobrecargas e excessos de flutuação na rede, transferindo esse excesso para a terra, ou isso acaba prejudicando o computador, exatamente na fonte de alimentação (que não tendo com absover excessos, äbre o bico"!!!... Por isso que a galera reclama das fontes: se estivessem com um correto aterramento, não teria tantos problemas!)

E não adianta estabilizador sem aterramento, que em muitos casos acaba estourando a fonte de alimentação mais rápido!!!

:zoio:

P.S. - Colega, esse eletricista não dev ter sequer a 4a. série do 1. grau para falar umas asneiras dessas.. Ele só sabe ligar fio e olha lá!

Será que ele sabe calcular um ramal corretamente?

Compartilhar este post

Link para o post
aí esse mesmo cara....disse que era só ligar o NEUTRO, no 3º pino da tomada...que aterrava...eu achei estranho....e gostaria de saber se esse é apenas + um mito ou se tem algum fundamento 

não faça isso, não faz parte das normas técnicas e não há nenhum fundamento, contrate um bom profissional para fazer seu terra, enquanto isso não acontecer, prefira ficar como está, mas não ligue o neutro ao 3º pino.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mansonk2@30 jun 2004, 23:27

aí esse mesmo cara....disse que era só ligar o NEUTRO, no 3º pino da tomada...que aterrava...eu achei estranho....e gostaria de saber se esse é apenas + um mito ou se tem algum fundamento 

não faça isso, não faz parte das normas técnicas e não há nenhum fundamento, contrate um bom profissional para fazer seu terra, enquanto isso não acontecer, prefira ficar como está, mas não ligue o neutro ao 3º pino.

então é melhor deixar sem o neutro ligado no 3º pino?! porque?!

c tem noção +- quanto sai um aterramento?! To afim de fazer mas num tenho nem noção de quanto vou gastar!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por grtecno®+30 jun 2004, 23:25-->
rca@30 jun 2004, 23:07

isso é um MITO e um SERVIÇO DE PORCO *****!

Explico: o NEUTRO é parte integrante da rede elétrica (um fase seria como o "positivo" na rede alternada e o neutro o "negativo", ESCLARECENDO que não é exatamente assim, coloco isso como exemplo, ok?)

Uma das principais funções do terra seria absorver sobrecargas e excessos de flutuação na rede, transferindo esse excesso para a terra, ou isso acaba prejudicando o computador, exatamente na fonte de alimentação (que não tendo com absover excessos, äbre o bico"!!!... Por isso que a galera reclama das fontes: se estivessem com um correto aterramento, não teria tantos problemas!)

E não adianta estabilizador sem aterramento, que em muitos casos acaba estourando a fonte de alimentação mais rápido!!!

:zoio:

P.S. - Colega, esse eletricista não dev ter sequer a 4a. série do 1. grau para falar umas asneiras dessas.. Ele só sabe ligar fio e olha lá!

Será que ele sabe calcular um ramal corretamente?

hehe....realmente o cara é daqueles que fizeram até a 4ª série no max!

Mas infelizmente em cidadade pequena é difícil achar bons profissionais.... :(

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do seu tipo de solo pode ser feito aterramdo uma simples haste de cobre e ligando-a ao 3º pino, assim você vai gastar no maximo R$ 25,00

Se seu solo tiver qualidade para um bom terra você terá que fazer um tratamento local nele, nada muito complicado, aí você gastará no maximo uns R$ 75,00.

não considerei a mão de obra que você deverá pagar ao profissiona

Compartilhar este post

Link para o post

:zoio: Nossa...só isso?!

acho que não vou correr mais riscos nem tomar choque no gabinete....vou procurar um bom profissinal p/ fazer isso p/ mim!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por rca@01 jul 2004, 11:02

acho que não vou correr mais riscos nem tomar choque no gabinete....vou procurar um bom profissinal p/ fazer isso p/ mim!

Choque no gabinete ocorre quando há falha de isolação em algum ponto da entrada da rede eletrica na fonte ou ainda da inversão do pino de fase com neutro, onde a chave de polo unico desliga o neutro e a fase passa a estar ligada ao gabinete.

Ainda assim é necessario além desta fase viva no gabinete que voce possibilite um caminho para a circulação da corrente eletrica para um terra efetivo.

Tambem não podemos descartar um acumulo de eletricidade estatica no gabinete...

Façam o seguinte: peguem um fusivel 10x30 queimado e coloquem um resistor de 1M ohm dentro dele. A noite é possivel ver a formação de arco voltaico..serve tambem para o carro com banco de tecido sintetico..

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por uBira+04 jul 2004, 13:04-->
rca@01 jul 2004, 11:02

Choque no gabinete ocorre quando há falha de isolação em algum ponto da entrada da rede eletrica na fonte ou ainda da inversão do pino de fase com neutro, onde a chave de polo unico desliga o neutro e a fase passa a estar ligada ao gabinete.

Ainda assim é necessario além desta fase viva no gabinete que voce possibilite um caminho para a circulação da corrente eletrica para um terra efetivo.

Façam o seguinte: peguem um fusivel 10x30 queimado e coloquem um resistor de 1M ohm dentro dele. A noite é possivel ver a formação de arco voltaico..serve tambem para o carro com banco de tecido sintetico..

:blink: beleza...mas eu ponho aonde esse fisivel?! :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por rca+30 jun 2004, 23:37-->
Mansonk2@30 jun 2004, 23:27

então é melhor deixar sem o neutro ligado no 3º pino?! porque?!

c tem noção +- quanto sai um aterramento?! To afim de fazer mas num tenho nem noção de quanto vou gastar!

Um aterramento sai por menos de 50 reais, voce pode usar somente uma barra de cobre que tenha mais de 2,40Mt.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por rca+04 jul 2004, 14:53-->
Postado Originalmente por uBira@04 jul 2004, 13:04

rca@01 jul 2004, 11:02

:blink: beleza...mas eu ponho aonde esse fisivel?! :huh:

voce não POE EM LUGAR ALGUM É SÓ UM TESTE

voce USA O FUSIVEL PARA DESCARREGAR A ELETRICIDADE ESTATICA NO CARRO

OU PARA CHEGAR BEM PROXIMO AO GABINETE E VER SE FORMA O ARCO...

ESTA AÇÃO É DE ALTO RISCO, MELHOR ARRUMAR A INSTALAÇÃO ELETRICA.. :muro:

ESQUEMA: GABINETE não ATERRADO DANDO CHOQUE>FUSIVEL(APROXIMA COM CAUTELA SEM ENCOSTAR>SUA MAO>SAPATO não ISOLANTE.... :zoio:

Compartilhar este post

Link para o post

meu deus!!! é cada experiencia q vejo hahaha

ok.. eu utilizo aterramento conforme as normas para tal.. acredito que seja 100% eficaz e que seja extremamente necessario!!

não esquecendo também de verificar se a polarizacao do fase e neutro estão corretas né??

otima pesquisa.. assim podemos constatar que realmente existem pessoas que não tem a menor noção da importancia do aterramento! :blink:

valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

:bandeira: é cada coisa que fazem mesmo, to trabalhando a pouco tempo em uma empresa com mais de 20 computadores na rede. o nobreak já foi pro saco 4 vezes.

Agora descobriram que tem um Neutro ligado no Terra. Imagina todos os PCs ligados no Neutro no lugar do terra.

Melhor deixa sem então. :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais