Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mike M.

Shoutbox (chat) integrado no índice do fórum

Recommended Posts

Que tal?

Dando essa sugestão porque vários users reclamam de que o chat atual fica às moscas. Eu até concordo, sendo que se torna cansativo toda vez que abrir o navegador clicar no menu para ser direcionado ao chat.

Se fosse integrado no índice do fórum ficaria bem mais visível e facilitaria na leitura e resposta do mesmo. Ele não fica pesado (quando eu tinha um fórum de servidor eu utilizava o shoutbox, e com ou sem ele o desempenho e agilidade do fórum não era afetado).

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu apoio a ideia, o chat é um bom recurso que não morreu até hoje, mas precisamos encontrar meios de faze-lo ser bem aproveitado.

Acho que vale a pena experimentarmos e ver quais os resultados, porque atualmente ele está parecendo o Bar do Moe, só eu e o @Mog.Lucas que frequentamos :/

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

No início, logo que o chat foi lançado, ficava bem movimentado. Hoje em dia, realmente, está às moscas... É uma ferramenta extremamente divertida! Creio que seja uma boa testar a dica do colega @Mike M. Quanto mais gente no chat, mais divertido fica!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente não sou a favor de um "mural de recados".. Pelas minhas experiências isso atraí pessoas com pouca idade e na grande maioria as mensagens não são úteis.. também gosto de algo mais "real-time" como é o chat hoje..

Quanto a ele ser vazio, acredito que é questão de cultura..

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

O chat está menos movimentado do que antes porque no início do novo fórum qualquer um poderia participar, sendo que verificamos que haviam muitos abusos (usuários se cadastrando só para fazer spam no chat e usuários recém-cadastrados entrando no chat para tirar dúvidas, e assim, esvaziando o nosso fórum). Por isso, foi concordado pela maioria que deveríamos restringir o chat a apenas usuários com mais de 20 posts, e com isso criamos o grupo "membros plenos". Só usuários desse grupo podem participar do chat.

Quanto ao "shout box", vou pedir a opinião dos demais moderadores. Eu particularmente acho desnecessário, pois acho que polui desnecessariamente o fórum. Não acredito que vá ser o "shout box" que vai trazer gente para o chat. Mas o que a maioria decidir, está decidido.

Abraços,

Gabriel.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente não sou a favor de um "mural de recados".. Pelas minhas experiências isso atraí pessoas com pouca idade e na grande maioria as mensagens não são úteis.. também gosto de algo mais "real-time" como é o chat hoje..

Quanto a ele ser vazio, acredito que é questão de cultura..

Ueh, mas o sentido do chat é para ter postagens uteis? Eu imagino que o sentido é mais para descontrair e conversar com os usuários amigos. O resto fica por conta do próprio fórum...

Não acho que seja questão de cultura, e sim por ter uma certa lerdeza para acessá-lo atualmente, e convenhamos, a maioria dos usuários são preguiçosos.

O chat está menos movimentado do que antes porque no início do novo fórum qualquer um poderia participar, sendo que verificamos que haviam muitos abusos (usuários se cadastrando só para fazer spam no chat e usuários recém-cadastrados entrando no chat para tirar dúvidas, e assim, esvaziando o nosso fórum). Por isso, foi concordado pela maioria que deveríamos restringir o chat a apenas usuários com mais de 20 posts, e com isso criamos o grupo "membros plenos". Só usuários desse grupo podem participar do chat.

Quanto ao "shout box", vou pedir a opinião dos demais moderadores. Eu particularmente acho desnecessário, pois acho que polui desnecessariamente o fórum. Não acredito que vá ser o "shout box" que vai trazer gente para o chat. Mas o que a maioria decidir, está decidido.

Abraços,

Gabriel.

Não sei aqui, mas no fórum que eu tinha deu certo.

Só com o número de usuários com + de 20 postagens desse fórum já seria o suficiente para manter o andamento ativo do chat, creio eu que não seja esse o motivo...

Para controlar usuários spammers poderia deixar as regras atuais ou até mais elevadas: mín. 50 postagens e proibição da postagem de dúvidas técnicas (a cada 10m que usuário ficar sem clicar no chat aparecer uma msg de aviso sobre postagem contendo ofensa, spam, dúvidas técnicas, etc. com risco de punição - quando o usuário clicar nessa msg, ela sumir instantaneamente e o chat ficar visível novamente, sem a necessidade de ter que ser redirecionado).

Enfim, só uma sugestão mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso que a comunidade CDH, apesar de possuir um nivel de organização e intelectualidade altos é um local onde as pessoas só vem pelo conhecimento mesmo, temos regras e cumprimos elas estritamente, o aspecto geral do fórum remete a isso, cheira isso.

Justamente por isso, teremos um pouco mais de dificuldade de entrosamento uns com os outros como por exemplo no fórum Adrenaline, que possui uma parte bem grande de off-topic e outras sessões onde há regras, mas o pessoal é menos cobrado. Isso possibilita uma interação melhor, membros tendo a chance de postar coisas que não estão relacionadas à TI mas sim ao que eles gostam.

Vejo que no nosso caso, este canal é o chat, onde podemos falar do que desejarmos, assuntos off-topic, fazer novos amigos etc, mas esta dificuldade de entrosamento também pega lá, porque a galera não aparece com este intuito, só quem já conhece mesmo, o resto vai focado na TI, ai o pessoal tá falando de futebol, eles se assustam e saem.

Não vejo o Shoutbox como a solução que nos fará alcançar todos os objetivos, to vendo que o chat ainda não está plenamente cumprindo com a sua promessa e acho que vale a pena arriscar ideias novas e ver a repercussão, o que temos a perder? O Mog vai continuar indo de qualquer forma, então tá tranquilo! kkkk

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Quando quis dizer 'mensagem útil' eu quis ser político para não dizer 'crianças só vão postar besteiras, xingamentos, dúvidas e etc'. Não quero generalizar (não é todo mundo que é novo que tem esse tipo de comportamento) mas eu imagino um mural de recados cheio de besteira.. além de não ser em 'real-time'..

É apenas minha opinião.. todas são bem vindas :)

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que poderia ser feito um "piloto"... um teste... Vejo vantagens e desvantagens no shoutbox. Não temos como prever a "reação" de todos perante a presença dele.

Acredito que daria para ativar por, sei lá, 15 dias... os moderadores ficariam monitorando se não vai rolar muita coisa que não deveria, e ao final, decidimos se valeu a pena, ou não.

Abraço

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Algum que fosse compatível com Android também? Será que existe? Seria maneiro poder entrar no chat do telefone *.*

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu gostaria de ver uma outra opção de software de chat se possível.. o que temos é muito bugado :(

Algum que fosse compatível com Android também? Será que existe? Seria maneiro poder entrar no chat do telefone *.*

Essas opções não existem. Estamos limitados ao que a plataforma Invision Power Board (IPB) nos oferece.

Caso encontrem bugs, basta abrir um novo Tracker que eu passo para o suporte do IPB resolver.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Shoutbox instalado conforme solicitado, em fase de teste. Testes liberados. Nota: se você não quiser ver o shoutbox, basta desabilitá-lo clicando em "Preferências".

Meu medo é apenas o pessoal começar a postar ali dúvidas.

Mas, como combinamos, está liberado apenas para membros plenos.

Teçam seus comentários.

Se tiver algo em inglês ou que precise corrigir/melhorar o português, basta dizer!

Abraços.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não vai ter a mesma repercussão do chat atual?  Como já disseram.. no início muita gente acessava... mas agora quase ninguém.. 

Já comentaram que pode ser preguiça mas é só abrir uma aba nova com o chat e pronto.

Ainda não entendi quais são as vantagens desse  shout.. mas vejo que é como um mural.. como o @Mog.Lucas disse.

E se usássemos para só para promover as notícias recentes do site.. como um feed de notícias e comunicados importantes e etc.. .. bem é só uma ideia :)

E esperar que não vire um bar como disse o companheiro..   :D

Outra coisa,  vai ficar sempre fazendo requisições? tipo o facebook.. se atualizando sozinho toda vez que alguém postar algo?

O lance de ficar inativo por 10 min e aparecer aquela mensagem.. não gostei muito  disso...

Particularmente achei legal a ideia.. mas acredito que não substitui nosso chat atual. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ae @Gabriel Torres, pelo que estou observando, a ShoutBox é uma ferramenta legal para a comunicação do Fórum, enviar avisos e tudo mais, só que penso que para evitarmos o "PFV HELP URGENTE NO MEU TOPIC -> http://www.forum.clubedohardware.com.br/topicdomanoloko"existe a possibilidade de desabilitarmos a postagem de links por usuários? Digo por usuários porque achei legal o uso do shoutbox pra fazer broadcast de comunicados da moderação, postagens novas no site etc.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi uma coisa que não gostei.. vai dar  usuários se passando por moderador

Por isso que eu digo.. se é pra deixar... limite apenas para moderação conversar entre si... 

assim evitamos o "chat"  nas denúncias

ps: realmente, links é desagradável. ..isso não vai dar certo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que não está funcionando, muitos vêem como uma maneira de chamar a atenção para suas dúvidas.

Melhor a ideia de usar como um local de postagem de notícias, algo assim, não para substituir o chat

Compartilhar este post

Link para o post

Opa pessoal,  ainda estamos em testes destes recursos. Observamos também todas as opiniões aqui.

Mas é assim mesmo, primeiro, temos que lançar a ferramenta e ver o comportamento do uso da mesma. 

Ao que pude observar por agora, é que após a instalação do  Shoutbox, o número de usuários frequentes no Chat voltou a manter uma média razoável. Por esse lado essa ferramenta acabou se tornando interessante no quesito volta dos usuários para utilizarem o Chat.

Já consegui notar isso, até pelo número de opiniões aqui sobre o que vem sendo postado lá no Chat. Isso realmente é muito legal. Aumentou o interesse até para verificarmos porque aquele conteúdo está sendo postado no Chat, aumentando o uso dessa ferramenta.

Infelizmente, quanto ao conteúdo ou sobre o  que os usuários vão postando, é ainda aguardarmos um pouco mais, ver a possibilidade dessas restrições de links, e continuar verificando como vai se comportando o Chat daqui para a frente. Dependendo do fluxo, podemos até fazer um esclarecimento melhor sobre a finalidade desta ferramenta. 

Temos também que pensar nas restrições, embora o Fórum remeta a seguirem às Regras, hoje a finalidade das mesmas é bem diferente de antigamente.

Digo isso, porque antes, o Fórum tinham muitas Regras, o que, inevitavelmente deixaram o Fórum muito restrito. 

Antigamente as Regras remetiam a punições no Fórum, hoje, as Regras atuais remetem a um ambiente mais organizacional e não a punições. 

O Chat tem que ir pelo mesmo caminho, lançamos o Chat com o intuito de ser algo descontraído para os usuários, antes de pensarmos em ir restringindo esse assunto ou esse tipo de participação no Chat, temos que pensar e refletir se isso é ou não necessário, porque senão, colocamos restrições no Chat e ele vai sair da finalidade que ele foi lançado.

Será que postar um link ali, para que algum membro do Chat vá ao tópico responder será realmente tão ruim? Por que de um jeito ou outro o membro vai acabar dando a resposta técnica no tópico do usuário e não no Chat, claro, muitos pensam, mas usuário pedindo ajuda ali e piorou, direto, é um saco.

É sim, eu concordo, porém, chat é chat, e está sujeito a participantes terem esse comportamento, pois estão em um Fórum de informática, estranho seria se isso não acontecesse, rsrsrsrsrs      Sempre tem aqueles e aqueles usuários, eu não creio que solicitar auxílio pelo Chat constantemente seja da natureza de todos os usuários.

Porém, acho que as sugestões são válidas, só não podemos retroceder, começar a restringir várias maneiras no Chat demais, seria retroceder a um aspecto do Fórum como era antes, talvez, dependendo do caso a ferramenta até deixa de ser interessante.

Temos que pensar em um meio que, consigamos deixar a mesma interessante ou até divertida mas sem espantar os usuários dali, ou fazerem com que eles parem de utilizar por conta do zelo nas publicações.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que ficaria melhor e mais limpo sem a permissão dos usuários poderem postar vídeos, imagens ou links.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas duas coisas que mais me chamaram a atenção agora foram:

usuários fazendo orientações como se fossem moderadores(isso pode confundir geral)  e usuários postando links dos classificados..

ps: já tem gente colocando links do mercado livre.  realmente não vai dar certo 

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vamos lá! Vou escrever em lista curta para ficar mais rápido e organizado:

1. O tal link do mercadolivre eu apaguei assim que eu o vi. (@dif não entendi porque você não apagou)

2. Não há como desabilitar links (sendo que se fizer isso, perde-se a finalidade abaixo no item 3)

3. Não sei se vocês repararam, eu integrei esse sistema para o usuário "Equipe Clube do Hardware" postar as últimas notícias do site principal.

4. Eu vou deixar o shoutbox liberado por pelo menos mais 24 horas (ou seja, até terça a noite) e aí teremos mais dados para saber se deixamos ou se removemos.

5. O problema é, como sempre, o abuso de poucos pode acabar por inviabilizar uma ideia

6. Como eu disse antes, estou aberto a instalar recursos que vocês queiram, em modo de testes, e aí se a maioria gostar, deixamos.

Continuem postando aqui suas opiniões.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres, Não apaguei porque eu achei que eu não tinha permissões para isso..  rsrs se eu ver na próxima eu apago :)

Compartilhar este post

Link para o post

GT tem alguma forma de avisar os usuários que não devem pedir ajuda ali? Algum broadcast de rotina ou mensagem fixa ou termo de acordo, antes do cara ativar o shoutbox por exemplo? Eu estou achando super bacana

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais